sexta-feira, 6 de março de 2009

Elvis Presley - Elvis 50th Anniversary (1985)

Outro álbum curioso lançado em 1985 foi esse "Elvis 50th Anniversary" que tem nome de disco gringo mas é brasileiríssimo. O disco na verdade nasceu da bem-vinda colaboração entre a representante da gravadora BMG em nosso país e fãs brasileiros do cantor. O disco teve a seleção musical e notas escritos por José Roberto Verta e a colaboração muito especial de Marcelo Costa. Para quem não sabe ou não conheceu o Marcelo foi um dos fãs mais ativos de Elvis no Brasil, sempre divulgando a obra do cantor em livros, revistas e na TV. Recentemente falecido ele foi durante muitos anos a pessoa que comandou um prestigiado fã clube brasileiro o SPEPS (São Paulo Elvis Presley Society) que além de prezar pelo bom nome de Elvis no Brasil também promovia eventos de caridade.

O disco em si não traz grandes novidades, basicamente é outra coletânea para iniciados muito embora tenha uma seleção musical bem mais rica que outras da mesma época. No lado A o álbum vinha com cinco grandes sucessos de Elvis e duas surpresas para os fãs. A primeira era um take raro e inédito em nosso país de "Blue Moon of Kentucky". Essa versão era curiosa pois trazia gravada a própria voz de Sam Phillips tentando corrigir e animar os "Blue Moon Boys" em estúdio. Na nota explicativa da contracapa do disco era informado aos consumidores que o take trazia "um tratamento mais lento do que a versão original lançada pela RCA". A segunda boa surpresa era outra versão inédita em nosso país, uma versão ao vivo em Las Vegas em que Elvis perdia o controle e ria se parar, dando gostosas gargalhadas. A nota do disco erra ao localizar a gravação no ano de 1970, pois sabemos que ela foi gravada em 1969 tendo inclusive o show completo sendo lançado pelo selo FTD no título "All Shook Up". É um pequeno deslize de informação mas plenamente justificado pelo fato do disco ter sido lançado há mais de 25 anos quando esse tipo de informação não era comum.

O lado B também seguia basicamente o mesmo estilo do lado A. Vários sucessos abrindo e no final duas canções inéditas em nosso país. Uma delas era "Separate Ways". Por que "versão inédita"? Porque a canção nunca havia sido lançada no Brasil até aquela data, issso havia acontecido porque o single original de 1972 (com "Always On My Mind") também havia passado batido em nosso país. Por essa razão a nota explicativa no álbum fazia questão de informar que ali estava uma autêntica canção "muito rara no Brasil". Em uma era pré-internet realmente só os colecionadores mais deslocados tinham conseguido comprar o compacto simples americano. Por fim o disco fechava com uma versão caseira de Suppose, Essa versão eu devo dizer que realmente era bem rara, uma verdadeira novidade até mesmo para os fãs mais conceituados. Para falar a verdade essa "Suppose" domiciliar (foi gravada em Graceland) segue bem inacessível até os dias de hoje pois saiu em pouquissimos títulos, mesmo americanos. Enfim, o álbum brasileiro que comemorou em nosso país os 50 anos de aniversário de Elvis Presley foi bem digno, bem interessante. Ele ficou pouco tempo em catálogo e não foi reeditado em versão digital (disc laser) mas mesmo assim celebrou dignamente essa data em nosso país, não a deixando passar em branco nas lojas de discos.

Elvis Presley - Elvis 50th Anniversary (1985)
1. Blue Suede Shoes
2. Love Me Tender
3. Jailhouse Rock
4. King Creole
5. Tutti Frutti
6. (You're So Square) Baby I Don't Care
7. Blue Moon Of Kentucky
8. Are You Lonesome Tonight
9. Bridge Over Troubled Water
10. Suspicious Minds
11. Burning Love
12. My Way
13. Sweet Caroline
14. Sylvia
15. Seperate Ways
16. Suppose

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Grande postagem Pablo. Esse disco é um dos que eu sempre quis ter. Um grande amigo meu me falou por volta de 88 ou 89 se eu tinha o disco que Elvis (rachava o bico) de tanto rir. Eu me perguntava que disco era esse. Até que fui apresentado a outro amigo que tinha esse disco. Quando ouvi pela primeira vez a versão de "Are You Lonesome Tonight?" da gargalhada, foi coisa de desacreditar no que estava ouvindo e voltar várias vezes para ouvir novamente. Que aliás o show inteiro de 1969 é nessa base do riso. Excelente resenha sobre o disco. Hoje eu o tenho aqui em vinil. Um abraço amigo.

    ResponderExcluir
  2. Coletânea muito boa! Foi lançada também em fita cassete, e eu tinha uma. Pena que perdi.

    ResponderExcluir
  3. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 8.0

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir