quinta-feira, 5 de março de 2009

Elvis Presley - Elvis By Request (Specially For Brazil)

Existem situações que nos deixam admirados. Nos anos 70 a discografia nacional de Elvis Presley se transformou após a morte do cantor em algo realmente disperso, sem organização, sem foco. Hoje ao termos acesso a tantas gravações raras e inéditas fico pensando porque não utilizaram esse material ainda naquela década. Certamente venderia muito uma vez que a morte de Elvis ainda era muito recente e o interesse na obra do cantor cada vez mais crescente. Ao invés disso porém discos e discos foram lançados sem muitos critérios e o pior, sem muito conhecimento por parte daqueles que trabalhavam na representante da RCA em nosso país. Felizmente alguém teve a feliz ideia de ouvir os fãs, os que acompanhavam a discografia de Elvis há muitos anos. Essa união entre fãs e a filial da RCA no Brasil rendeu bons frutos como já tive oportunidade de escrever aqui no blog.

Esse Elvis By Request (Specially For Brazil) apesar do nome em inglês é outro disco 100% nacional. A seleção das faixas foi escolhida diretamente por fãs que enviaram suas sugestões à RCA através de uma promoção da gravadora que foi realizada na época. O resultado das músicas escolhidas de certa forma surpreende pois algumas das músicas nunca foram populares por aqui como por exemplo "Sentimental Me" ou "Tell Me Why". Conversando com fãs da velha guarda alguns me confidenciaram que essas faixas foram incluídas porque eram extremamente raras de se encontrar no mercado (nem preciso lembrar que em 1979 ou você tinha o vinil em mãos ou não tinha nada, uma vez que o mercado pirata de LPs era extremamente raro e os discos originais há muito estavam fora de catálogo em nosso país),

Outro aspecto digno de nota é a presença significante de músicas dos anos 60, muitas de trilhas sonoras. Isso é até fácil de explicar de certo modo. Elvis foi um dos campeões de reprises na Sessão da Tarde. Praticamente toda semana um filme seu dos anos 60 era exibido e assim o cantor foi ficando cada vez mais conhecido pela população brasileira em geral justamente por esse tipo de repertório. Não me admira que canções títulos de filmes seus como "Viva Las Vegas" ou "Girls, Girls, Girls" entrassem na seleção final. Além disso hits com claro sabor latino também marcavam presença como "No More" e "It´s Now or Never". Para completar a sempre lembrada "Sylvia" também entrou na edição uma vez que a canção era extremamente popular por aqui.

Além das canções raras ou complicadas de se achar havia ainda as que simplesmente nunca havia sido lançadas antes. Nesse quesito se sobressai "America", que só havia sido lançada em single nos EUA na esteira de lançamento do álbum "Elvis in Concert". Não resta dúvidas que muitos fãs compraram o disco na época apenas para ter acesso a essa faixa, que pela primeira vez chegava ao mercado brasileiro. Para finalizar é importante informar que todas as demais canções são oficiais, sem nenhum traço da incrível avalanche de material inédito que chegaria ao mercado depois dos anos 1990. Por essa razão hoje em dia o interesse em discos como esse é apenas histórico, o que não deixa de ser bem interessante uma vez que ele traz o retrato de uma época no mercado brasileiro em que cada pequeno trecho inédito de Elvis Presley já era motivo suficiente para a elaboração de todo um disco a ser colocado á venda. O LP chegou nas lojas em julho de 1979 e vendeu excepcionalmente bem nos meses seguintes, principalmente em agosto quando se celebrou os dois anos da morte do cantor. Seu êxito de vendas fez com que novos volumes dessa franquia Elvis By Request fossem lançados nos anos seguintes mas essa é uma outra história.

Elvis By Request (Specially For Brazil)
Viva Las Vegas
It´s Now Or Never
No More
Sylvia
Sentimental Me
What a Wonderfull Life
Tell Me Why
Girls Girls Girls
Come What May
It Hurts Me
I Need You So
America
The Wonder of You
Memphis, Tennessee

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Esse disco eu tenho em vinil, o primeiro roubaram na leva que eu já comentei em outro post, o segundo eu encontrei em uma loja numa galeria ao lado do Parque Trianon na Av. Paulista. Sempre me chamou a atenção a seleção desse repertório, pois são hits incomuns de estarem em uma coletânea. A RCA tanto do Brasil, como lá de fora, eu não sei se o termo certo é descaso ou relaxo. Sobre o Elvis emplacar na Sessão da Tarde, é engraçado quando alguém fala: Ah, eu vi todos os filmes do Elvis na Sessão da Tarde... será que chegou a passar realmente todos? Isso nos faz pensar no critério de seleção de repertório para um disco. O Elvis by Request Specially for Brazil ficou tão bem selecionado que os fãs deveriam ser consultados sempre sobre repertório para coletânea. Hoje em dia a FTD possui os melhores lançamentos em termos de discos. Mas eu adoro esse disco. Tenho, não vendo, não troco, não negocio rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Baratta,

      Infelizmente muitos filmes de Elvis nunca passaram na Sessão da Tarde, principalmente os últimos como Charro, Stay Away Joe, Speedway. Na realidade os filmes de Elvis que mais passavam na Sessão da Tarde eram aqueles que ele fez na Paramount (Saudades de um Pracinha, Seresteiro de Acapulco, Feitiço Havaiano), isso porque geralmente a Globo comprava os direito de pacotes de filmes desse estúdio e esses eram quase sempre os mesmos que eram reprisados.

      Um abraço
      Pablo Aluísio

      Excluir
  2. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir