domingo, 1 de março de 2009

Elvis Presley - From Elvis Presley Boulevard, Memphis, Tennessee (1976)

From Elvis Presley Boulevard foi o penúltimo disco de Elvis a ser lançado. Chegou nas lojas americanas em maio de 1976 e no Brasil oito meses depois. O álbum trazia pela primeira vez parte das gravações que Elvis realizou em Graceland na chamada Jungle Sessions (o nome foi dado por causa da sala das selvas localizada na mansão, onde as músicas foram gravadas). Isso explica também o nome do disco, uma referência ao endereço onde se situava a famosa residência do astro. Em termos musicais Boulevard segue basicamente uma linha country melancólica, onde o cantor procurou gravar músicas que retratassem aspectos de sua vida pessoal na época. Basta dar uma rápida olhada nos títulos das músicas para entender bem o estado de espírito no qual Elvis se encontrava. As letras falavam sobre mágoa (Hurt), despedida (The Last Farewell), solidão (Solitaire) e desilusão (Never Again). Ao se analisar bem o conteúdo do LP os admiradores logo entenderam o recado que o cantor tentava passar aos ouvintes.

O ano de 1976 foi marcado por uma intensa agenda de shows que Elvis realizou pelos Estados Unidos. Como a data marcava o bicentenário de independência do país o patriota cantor resolveu homenagear seu país com a inclusão de América em muitos dos shows (a música seria lançada em single após sua morte). Também fez questão de levar a canção Hurt para o repertório de muitos de seus concertos, numa clara tentativa de divulgar melhor seu disco, já que os anteriores não tinham alcançado boa margem de vendas nas principais paradas. Como sempre o estado de saúde de Elvis fez ele alternar bons shows com apresentações fracas, em visto dos problemas que enfrentava. Como resultado final o disco conseguiu se destacar nas paradas country, porém no Top 200 só conseguiu atingir um modesto quadragésimo primeiro lugar. Se não foi o ideal pelo menos alcançou uma posição melhor que seus antecessores, Promised Land e Elvis today. Como havia certa incerteza sobre os rumos que sua carreira poderia tomar daí em diante parte do material gravado na Jungle Session foi arquivado para ser lançado apenas um ano depois no disco Moody Blue. Essas são as canções de From Elvis Presley Boulevard, Memphis, Tennessee:

HURT (Crane / Jacobs) - Sucesso de Timi Yuro em 1961. Esta versão de Elvis é o carro chefe do disco e também a principal canção do único single extraído do LP. É uma bela canção que mostra a maturidade vocal alcançada pelo cantor em seus anos finais. Pode-se dizer que Elvis se aproximava cada vez mais do estilo de seu ídolo de infância: Mario Lanza. "Hurt" foi gravada no dia 5 de Fevereiro de 1976.

NEVER AGAIN (Wheller / Chesnut) - Balada romântica extremamente melancólica. Retrata de forma muito triste os diversos problemas emocionais enfrentados pelo cantor no crepúsculo de sua vida. Conta com um bom acompanhamento principalmente de cordas. Foi gravada no dia 6 de Fevereiro de 1976.

BLUES CRYING IN THE RAIN (Rose) - Grande momento do disco. Country delicioso em que Elvis parece demonstrar que apesar de todos os problemas, ele ainda era capaz de cantar de forma maravilhosa. O Acompanhamento vocal ficou simplesmente magnífico contando mais uma vez com J.D.Summer and the Stamps, Myrna Smith e Kathy Westmoreland. No dia de sua morte Presley sentou-se ao piano e cantou esta canção para alguns amigos seus, deste modo esta pode ser considerada uma das últimas músicas que o Rei do Rock cantou em sua vida. A versão definitiva foi gravada em 7 de Fevereiro de 1976.

DANNY BOY (Weatherly) - Música que faz parte do folclore irlandês composta no início do século sendo gravada diversas vezes por inúmeros intérpretes. Era mais conhecida por "Londoderry Air". Era uma das preferidas do pai do cantor, Vernon Presley, e talvez por esta razão Elvis a tenha gravado. O novo arranjo ficou belíssimo e a interpretação do cantor figura entre as melhores de toda a sua carreira. Uma pena que nunca foi bem aproveitada ao vivo, sendo conhecida apenas uma rara versão cantada por Elvis no Texas. A faixa foi recuperada e anos depois lançada no CD Tucson 76.

THE LAST FAREWELL (Whitaker / Webster) - Sucesso do cantor e compositor Roger Whitaker. É bastante comovente analisar algumas letras das canções interpretadas por Presley neste período de sua vida. Quase todas elas de alguma forma retratam situações que o cantor podia se identificar em sua vida pessoal. Esta é uma delas. Foi gravada no dia 2 de Fevereiro de 1976

FOR THE HEART (Dennis linde) - Country do mesmo autor de um dos maiores sucessos de Elvis Presley nos anos setenta "Burning Love". Esta canção foi lado B do single "Hurt" que foi lançado em março de 1976. A música recebeu novos instrumentos na sua mixagem o que sem dúvida deu maior consistência a sua melodia. Ela foi gravada no dia 5 de Fevereiro na "Sala das Selvas" em Graceland.

BITTER THEY ARE, HARDER THEY FOR (Gatlin) - Larry Gatlin era um dos autores preferidos de Elvis e lançou esta canção em 1974 alcançando um grande sucesso. Elvis a escolheu e gravou sua versão no dia 2 de fevereiro de 1976. É uma boa balada e possui bom ritmo.

SOLITAIRE (Sedaka / Cody) - Música lançada por Neil Sedaka em 1972 pela RCA que se tornou um grande sucesso na interpretação do grupo "Carpenters". A versão de Elvis não foi das mais felizes se transformando no momento mais fraco do disco. A versão do Rei deixa transparecer a decadência física que o cantor passava.

LOVE COMING DOWN (Jerry Chesnut) - Outro country que cumpre bem suas pretensões. No final de sua carreira Elvis começou a se voltar cada vez mais a dois tipos básicos de canções: Baladas Românticas e música country. Sem dúvida nesta escolha entrava o próprio gosto pessoal do cantor que adorava particularmente esses estilos musicais.

I'LL NEVER FALL IN LOVE AGAIN (Donegan / Currie) - Grande sucesso do cantor Tom Jones nos anos 60. Elvis se tornou grande amigo de Jones em seus anos de Las Vegas. Os dois de certo modo tinham o mesmo estilo de show e se apresentavam quase sempre nos mesmos hotéis. Elvis inclusive chegou a subir no palco com Tom Jones em 1974. Apesar de tudo, esta versão do Rei se tornou satisfatória tendo em vista as condições pessoais dele. Foi gravada no dia 4 de fevereiro.

Elvis Presley - From Elvis Presley Boulevard, Memphis, Tennessee (1976): Elvis Presley (voz, violão e piano) / James Burton (guitarra) / Jerry Scheff (baixo) / John Wilkinson (guitarra) / Charlie Hodge (violão) / Glen Hardin (piano) / David Briggs (piano elétrico) / Bill Sanford (guitarra) / Norbert Putnam (baixo) / Bobby Emmons (piano elétrico) / J.D.Summer and the Stamps (Vocais) / Kathy Westmoreland (Vocais) / Myrna Smith (vocais) / Chip Young (guitarra) / Dennis Linde (baixo) / Sherril Nielsen (vocais) / Tony Brown (piano) / Weldon Myrick (steel guitar) / Joe Guercio e sua Orquestra / Produzido por Felton Jarvis e Elvis Presley / Arranjado por Felton Jarvis, Bergen White / Data de Gravação: 2 a 7 de fevereiro de 1976 em Graceland, Memphis / Data de Lançamento: maio de 1976 / Melhor posição nas charts: #41 (EUA) e #29 (UK)

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.9

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir