segunda-feira, 2 de março de 2009

Elvis Presley - Moody Blue (1977)

Esse foi o último disco lançado em vida por Elvis Presley. Foi o marco final na trajetória de um dos grandes vendedores de discos da história. A indústria fonográfica poucas vezes havia presenciado um fenômeno de vendas como o que aconteceu com Elvis. Desde 1956, quando Elvis despontou para o sucesso, ele jamais deixou de frequentar as principais listas dos mais vendidos pelo mundo afora. Embora tenha tido altos e baixos nessa longa caminhada o cantor se transformou ao longo dos anos em uma verdadeira mina de ouro para o mercado musical.

Ao todo foram três décadas de sucesso. Ao morrer, pouco tempo após o lançamento desse seu último disco, Elvis era um dos nomes mais conhecidos da cultura mundial. Os anos 50 foram seu auge quando ele simbolizou toda a rebeldia dos jovens da época. Nos anos 60 sua carreira foi prejudicada por um grande número de filmes que nada acrescentaram a sua fabulosa veia artística. Finalmente nos anos 70 Elvis conseguiu reerguer sua carreira gravando músicas de qualidade com ótimos arranjos. Apesar de tudo o que ocorreu em sua vida pessoal, Elvis se mostrou maduro o suficiente para continuar transmitindo alegria e emoção através dos diversos shows que ele fez na década de 70. O disco traz canções gravadas no estúdio montado pela RCA em Graceland junto com músicas gravadas ao vivo. É um canto de cisne à altura daquele que foi o maior nome do Rock'n'Roll mundial. Elvis se despediu com este LP como o maior recordista de vendas de todos os tempos sendo o seu nome incluído no livro "Guiness Book" como o artista solo de maior sucesso musical da história mundial. Um grande marco para um grande artista.

UNCHAINED MELODY (North/Zaret) - Originalmente lançado por Al Hibbler em 1955 pelo selo Decca. No mesmo ano Roy Hamilton lançava sua versão pelo selo Columbia. A versão de Presley foi gravada ao vivo no dia 24 de Abril de 1977 no Center Civic em Saginaw durante uma de seus inúmeros shows. É um dos momentos mais inspirados de sua carreira onde Presley nos brinda com uma amostra de seu inigualável talento. Sozinho ao piano ele emociona a todos sendo ovacionado ao final com uma grande salva de palmas. Esta canção é um dos destaques do especial de TV "Elvis in Concert", exibido pela rede CBS, após a morte do cantor. Esta música acabou se tornando o tema principal do grande sucesso cinematográfico "Ghost", com Patrick Swayze e Demi Moore nos anos 90.

IF YOU LOVE ME (Rostill) - Country empolgante que foi grande sucesso nos Estados Unidos. Se tornou rapidamente parte do repertório do cantor nos shows ao vivo. Foi gravada no dia 25 de Abril de 1977 no segundo show que Elvis fez na cidade de Saginaw. Também faz parte do especial de TV "Elvis in Concert".

LITTLE DARLIN (Maurice Williams) - Sucesso imortal dos Drifters. É sem sombra de dúvida o melhor e mais divertido momento do disco pois esta pode ser considerada uma música símbolo dos anos 50. O destaque fica por conta do ótimo acompanhamento vocal. Ela foi gravada ao vivo no dia 24 de Abril de 1977 em Saginaw.

HE'LL HAVE TO GO (Allison/Alison) - Esta é a última música gravada por Elvis em estúdio. Ela marca a despedida de um dos maiores "Hit Makers" da história. Desde que entrou em um estúdio pela primeira vez em 1953 foram muitas canções gravadas (quase 700) sendo algumas delas as mais populares do século. Como disse um grande crítico norte-americano: "...Se você deseja conhecer a história do show business ianque conheça antes a história de Presley". Esta histórica música foi gravada no dia 30 de Outubro de 1976 em Memphis.

LET BE ME THERE (Rostill) - Originalmente lançada em 1973 pelo selo MCA por Olivia-Newton John. A versão deste LP é a mesma versão que foi lançada no disco "On Stage In Memphis" e que foi gravada no show que Elvis fez em Memphis em 1974, depois de um longo período em que ele esteve afastado dos palcos de sua cidade do coração. Este show foi especial para Elvis pois sua versão apresentada no espetáculo da música gospel "How Great Thou Art" ganhou o Grammy, o Oscar da música norte americana.

WAY DOWN (Martine) - Grande sucesso de Elvis que quando foi lançado como single em Julho de 1977 chegou ao primeiro lugar nas paradas britânicas. Conta com ótimo arranjo e maravilhoso acompanhamento do cantor J.D.Summer. Foi gravada no dia 29 de outubro de 1976 em Graceland.

PLEDGING MY LOVE (Robey/Washington) - Canção do mitológico cantor de R&B Johnny Ace que morreu em 1954 vítima de roleta russa. Ela foi gravada em 29 de Outubro de 1976 em Graceland e lançada como lado B do Single de grande sucesso "Way Down".

MOODY BLUE (Mark James) - Música título do LP composto pelo autor de um dos maiores sucessos da carreira de Elvis: "Suspicious Minds". As primeiras 250 mil cópias deste disco foram lançadas em vinil azul transparente inspirada nesta música. "Moody Blue" também foi lançada em single junto com "She Thinks I Still Care" em Dezembro de 1976. A Música foi gravada no dia 4 de Fevereiro de 1976 em Graceland.

SHE THINKS I STILL CARE (Duffy/Lioscomb) - Sucesso do início dos anos 60. Elvis fez uma bela versão desta canção sendo que na mesma ocasião foi gravada um arranjo radicalmente diferente deste, em versão blues, versão esta que foi lançado na caixa de 5 CDs intitulada "Walk a mile in my shoes" em 1995. Foi gravada em fevereiro de 1976 sendo lançada como lado B do Single "Moody Blue".

IT'S EASY FOR YOU (Lloyd/Weber) - Esta é a canção que marca a despedida do Rei do Rock ao mundo musical após 21 anos de muito sucesso. Ela mantém o alto nível artístico do LP que foi um dos grandes sucessos da carreira de Elvis chegando ao terceiro lugar nas paradas americanas quando foi lançado em Junho de 1977. Dois meses depois o mundo chorava a morte de Elvis Aaron Presley, O REI DO ROCK'N'ROLL. Mas sua música e sua arte nunca morrerá. Viva Elvis.

Elvis Presley - Moody Blue (1977): Elvis Presley (voz, violão e piano) / James Burton (guitarra) / Jerry Scheff (baixo) / John Wilkinson (guitarra) / Charlie Hodge (violão) / Glen Hardin (piano) / David Briggs (piano elétrico) / Bill Sanford (guitarra) / Norbert Putnam (baixo) / Bobby Emmons (piano elétrico) / J.D.Summer and the Stamps (Vocais) / Kathy Westmoreland (Vocais) / Myrna Smith (vocais) / Chip Young (guitarra) / Dennis Linde (baixo) / Sherril Nielsen (vocais) / Tony Brown (piano) / Weldon Myrick (steel guitar) / Joe Guercio e sua Orquestra / Produzido por Felton Jarvis e Elvis Presley / Arranjado por Felton Jarvis, Bergen White / Data de Gravação: 2 a 7 de fevereiro, 29 e 30 de outubro de 1976 em Graceland, Memphis e 24 e 25 de abril de 1977 no Civic Center em Saginaw / Data de Lançamento: junho de 1977 / Melhor posição nas charts: #3 (EUA) e #3 (UK)

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 8.1

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir