quarta-feira, 25 de março de 2009

Elvis Presley - Documentários e Filmes

Elvis Presley - Documentários e Filmes
Aqui vai, atendendo a pedidos, uma pequena lista com documentários e filmes em que Elvis Presley surge como personagem principal. A lista foi escrita em 2003 e por isso atualmente está relativamente desatualizada. Com a explosão da Internet surgiram muitos documentários com cenas amadoras de Elvis. A maioria desses vídeos vazaram na net e alguns deles foram compilados por fãs depois dando origem a títulos próprios. Como não são oficiais não fazem parte da relação a seguir. Espero em artigo futuro tratar sobre eles pois formam um universo próprio. Vou realizar em breve também uma atualização sobre os documentários oficiais lançados após 2003. Muita coisa interessante chegou ao mercado e merece ser comentada. Aguardem. Embaixo disponibilizo uma pequena amostra do que foi lançado oficialmente sobre Elvis no Brasil até o ano citado.

Documentários sobre o Rei do Rock:

This is Elvis (Elvis, o ídolo imortal) - Dir: Andrew Solt / M.Leo - Warner - 1981 - Documentário com cenas reais e recriadas em estúdio sobre a vida de Elvis. Apresenta entrevistas e depoimentos de pessoas que conviveram com o cantor, além de trechos de suas aparições na TV americana e cenas de seus principais filmes. É sem dúvida o melhor documentário sobre a vida e a carreira de Elvis Presley.

The Great Perfomances vol. 1 e 2 - Dir: Andrew Solt - Buena Vista - 1990 - Documentário lançado em vídeo em duas partes. O vídeo traz imagens inéditas de Elvis junto de trechos de seus filmes, de seus shows e de seus especiais de TV. Muito bem elaborado e editado contando com a narração de George Klein.

Elvis '56 Dir: Phillip Huyrut - Metro Home Vídeo - 1990
Outro documentário muito bem feito produzido diretamente para o vídeo. Mostra cenas e shows de Elvis Presley em 1956, ano em que o Rei estourou mundialmente. De quebra cenas raras de Elvis em casa junto de parentes e amigos. Narrado por Lenon Hemon.

Elvis, The Lost Performances - Dir: Andrew Solt - MGM/UA Vídeo - 1992
Traz muito material da última fase de Elvis. Cenas inéditas que foram gravadas para os filmes "That's the Way it is" e "Elvis On Tour" são mostradas pela primeira vez aqui. Retrato muito bem feito dos últimos anos do Rei.

Elvis In Hollywood, the 50's - Dir: William Ruller - BMG Vídeo - 1994
Fantástico documentário mostrando como foram feitos os primeiros filmes de Elvis. Entrevistas com atores e diretores que trabalharam com o Rei. Um dos melhores registros feitos sobre o cantor.

Elvis, One Night With You - Dir: Steve Binder - Media Home Vídeo - 1995
Foi lançado junto com o "NBC TV Special" em vídeo e traz material inédito gravado para o histórico especial e que não foi utilizado e nem exibido na época. Registro histórico importante.

Filmes que tiveram o Rei como personagem principal:

Elvis Não Morreu - Dir: John Carpenter - ABC TV - 1979
Telefilme produzido logo após a morte de Elvis que foi lançado nos cinemas brasileiros. O Ator Kurt Russel faz o papel de Elvis nesta produção muito fraquinha que apresenta diversos erros históricos.

Elvis e a Rainha da Beleza - Dir:Gus Trikonis - CBS TV - 1981
Outro telefilme muito fraco contando a história de amor entre Elvis e Linda Thompson. O Ator Don Johnson (da série Miami Vice) faz Elvis. Ele engordou vinte quilos para fazer o cantor em seus anos finais. O resultado final, apesar dos esforços, é apenas mediano.

Elvis e Eu - Dir: Larry Pierce - ABC TV - 1988
Minisérie baseada no livro de Priscilla Presley "Elvis e Eu". A produção é o que de melhor foi feito sobre a história de Elvis na TV. A reconstituição é muito boa e o ator que faz Elvis, Dale Midkiff, não compromete. Foi um grande sucesso de audiência na TV norte americana. No Brasil foi exibido várias vezes pelo canal SBT. Curiosamente não apresenta versões originais de Elvis, apesar da série ter contado com o apoio do espólio e da ex esposa do cantor.

Elvis e o Coronel - Dir: Larry Sanders - ABC TV - 1989
Outro telefilme muito ruim que desperdiça tempo e paciência contando a história de Elvis e do Coronel Tom Parker. Tudo muito mal feito e barato. O Ator que faz Elvis é péssimo.

Uma Noite com o Rei do Rock - Dir:Chris Columbus - Touchstone Pictures - 1992
Comédia em que um bando de garotos raptam o cantor para tirar sua mãe da depressão. Tem bons momentos, mas no geral é uma grande bobagem. O diretor Columbus fez o grande sucesso "Esqueceram de Mim".

O Encontro de Elvis com Nixon - Dir. John Lester - 1999
Esse telefilme conta a história do encontro de Elvis Presley com Nixon, durante a primeira metade dos anos 70. Uma boa história que foi desperdiçada (mais uma vez!). O maior erro é retratar Elvis como um bobo; o ator que interpreta o cantor está exagerado e caricato, assim como o ator que faz Nixon. Para confundir ainda mais colocam algumas pessoas dando depoimentos como se fossem os verdadeiros envolvidos no histórico encontro. Perda total de tempo. Fuja!

Um Estranho chamado Elvis - Direção: David Winkley - EUA, 1999
Com: Harvey Keitel, Johnathon Schaech, Bridget Fonda.
Byron Gruman (Jonathon Schaech) perdeu o ânimo pela vida, desde que sua mulher Beatrice (Gretchen Mol) faleceu. Decide viajar sem rumo pela estradas dos Estados Unidos e em uma de suas viagens, enxerga ao longe um homem vestido com uma jaqueta cor-de-rosa, segurando uma placa onde se lê "Graceland". O homem se apresenta com o nome de Elvis e insiste em dizer que é o próprio Presley -- apesar de não ser nem um pouco parecido com ele. Byron dá carona ao estranho e começa uma aventura, que o faz mudar seus sentimentos em relação a vida, ajudado por acontecimentos inusitados. . O filme demonstra que Elvis Presley está mais presente do que nunca no mundo atual, seja através de sua música ou de sua imagem.

3,000 Miles to Graceland - Direção: Damien Lichtenstein - EUA, 2000
Com: Kevin Costner, Kurt Russel - A história do filme gira em torno de um grupo de ex-presidiários que planeja um último grande golpe que vai torná-los todos milionários, vivendo numa praia do Caribe. A idéia é pegar o dinheiro do cassino Riviera, em Las Vegas, mas na data de uma convenção internacional de imitadores de Elvis Presley. Interessante só para quem gosta do universo dos covers do cantor.

Nota: Além destes, Elvis é citado em milhares de filmes. Entre Eles: Forrest Gump, Mystery Train, Amor à queima roupa, A fera do Rock, Backbeat, Querida América - Cartas do Vietnã, Grease - Nos tempos da Brilhantina e muitos outros. O Rei do Rock não ganhou ainda uma cinebiografia definitiva, e no geral os atores que o representam no cinema não conseguem nem chegar perto do talento de Elvis Presley, isso quando não ficam totalmente ridículos tentando imitar a dança do cantor. Espero realmente que um dia a história de Elvis ganhe um filme à altura do mito.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Caro Pablo:

    Falando em covers do Elvis, no programa Raul Gil havie o melhor imitador do Elvis que já vi, chamado Willian Marques. Ele consegue fazer todo o gestual do Elvis quando canta e dança sem parecer caricato. Mesmo quase sempre só se vestindo de calça jeans e camiseta, se parece mais como o Elvis do que todos os cover das biografias feitas até hoje juntos. Eu acho que o cinema deveria pegar essse rapaz para fazer um biografia do elvis com um imitador descente.

    Segue o link do you tube se ainda não o conhece.

    http://www.youtube.com/watch?v=2U-1EcHs8-8&feature=related

    ResponderExcluir
  2. Dos lançamentos oficiais de documentários eu praticamente assisti a todos, realmente muito bons, mas ainda deixam um gostinho de quero mais. Agora no universo não oficial existem muitos documentários que tratam de uma fase específica ou de toda a sua carreira. Entre os que assisti eu destacaria alguns como: Elvis and Presleyterians (Elvis e os Presleyterianos) documentário que mostra e entrevista grupo de pessoas que acreditam demais que ele não morreu e os que acreditam que ele morreu fizeram dele praticamente Jesus Cristo. Os Presleyterianos levam a sério. Em suas reuniões, ou cultos, eles entoam a música de Elvis, é impressionante.
    Outro interessante sobre Elvis, não me lembro o nome agora, mas traz supostas provas de que ele não morreu, como imagens, logicamente não muito definidas de ele circulando por Graceland, parado atrás de uma janela, conversa de telefone, cheque assinado por ele, tudo isso datado depois de 16 de agosto de 1977. Estes dois são os que mais me prenderam na frente da TV. Sobre os filmes existe um chamado Bubba Ho-Tep, filme Canadense de 2004 onde fantasia sobre um Elvis e nada mais nada menos que JFK (pintado de negro pela CIA), passando o resto de seus dias em um asilo. Lá eles travarão uma verdadeira caçada a uma entidade egípcia que decide voltar a vida e alimentar se dos moradores da clínica. Esse filme literalmente é muito mas muito louco.
    Voltando ao Elvis, ele retrata sua carreira no Elvis on Tour, ali é meio filme, meio documentário, pelo menos pra mim. Aliás, filme que ganhou uma dublagem horrível onde Burning Love virou Burning Low e Suspicious Minds, na voz do locutor, amigo pessoal de Elvis virou Splish Splash. Parabéns pelo post Pablo. No blog do Baratta estarei falando sobre o teu blog essa semana ainda.

    ResponderExcluir
  3. A lista da postagem se resume aos filmes e documentários póstumos de Elvis, por isso não acrescentei "Elvis On Tour" e nem "That´s The Way It Is" na lista, esses foram tratados em postagens prórpias. No mais sua lista é bem interessante. De fato existem muitos documentários não oficiais que chamam a atenção, inclusive citei isso no texto. Em breve pretendo trazer uma nova lista com especiais, documentários e filmes que surgiram no mercado após 2003 (data em que escrevi o texto acima)

    Abraços,
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  4. Beleza Pablo, eu estarei esperando, sou seu fã.

    ResponderExcluir
  5. Elvis - Documentários e Filmes
    Pablo Aluísio
    Todos os Direitos Reservados.

    ResponderExcluir