quinta-feira, 26 de março de 2009

Elvis Presley - Elvis e Marilyn Monroe?

Ao longo de vários anos como dono de site sobre Elvis Presley recebi inúmeros E-mails com dúvidas sobre a vida dele. As perguntas eram de todos os tipos imagináveis, iam desde dúvidas sobre aspectos técnicos de sua carreira (como por exemplo qual era a marca de violão que Elvis mais gostava) até aspectos de sua intimidade e vida pessoal (perdi a conta, por exemplo, de quantos Emails me foram enviados perguntando quando e com quem teria sido a primeira vez de Elvis, etc).

Ano passado (ou foi no anterior?) correu pela internet a suposta história de que Elvis teria tido um rápido affair com a atriz Marilyn Monroe em Hollywood quando ambos estavam por lá filmando nos mesmos estúdios de cinema. Fato ou ficção? Realmente para o imaginário popular poucos romances seriam tão eletrizantes quanto esse, envolvendo dois dos maiores símbolos sexuais que se tem notícia na história. Já imaginaram a repercussão de um relacionamento desses na imprensa da época? Seria um dos maiores acontecimentos sociais da história da cultura pop recente, com absoluta certeza.

Eu particularmente adoraria que fosse verdade. Sou fã assumido de ambos os mitos e acho que eles foram marcos na nossa cultura que nunca mais serão superados. Fizeram parte de uma época e de um tempo que simplesmente não terá similar. Os anos 50 e 60 foram especiais pois representaram a ruptura de uma sociedade dita inocente para a plena liberdade que a revolução cultural, sexual e social proporcionou a todos. Mas enfim, tiveram ou não um romance? A versão On line era curiosa, pois trazia detalhes picantes interessantes, como encontros às escondidas de Elvis e Marilyn em hotéis da Sunset Boulevard, com Elvis declamando melosos versos de amor para ela (com destaque para alguns retirados de suas próprias canções dos filmes dos anos 60).

Porém nada disso é verdade, infelizmente. Nada aconteceu de fato. Por mais incrível que isso possa parecer sequer existem registros de um encontro, mesmo que casual, entre os dois mitos. A razão é até simples de explicar: Elvis raramente se socializava com os demais atores dos estúdios. Poucas foram suas amizades no meio. Dentro dos estúdios Elvis podia até mesmo se envolver com alguma de suas partners (como aconteceu várias vezes) mas fora do set de filmagem de seus próprios filmes Elvis raramente encontrava alguém famoso. Seus encontros com astros da época são raros e podem ser citados nos dedos: o aniversário realizado no set de GI Blues com a presença de Dean Martin, por exemplo, é uma grande exceção.

Elvis também trabalhou relativamente pouco no estúdio em que Marilyn fez praticamente todos os seus filmes: a 20th Century Fox. Nesse estúdio Elvis realizou seu primeiro filme (Love Me Tender) mas não na mesma época em que Marilyn estava filmando algum de seus filmes. Depois Presley só voltaria a filmar na Fox no começo dos anos 60 e por essa época seria pouco provável ele esbarrar com Marilyn (ela estava tendo diversos problemas pessoais e praticamente não comparecia mais regularmente aos sets de filmagens). As datas de filmagens dos filmes de Marilyn e Elvis também não bateram em nenhum momento. Enfim, um encontro casual pelos corredores da Fox, que seria o caminho mais provável para ambos se conhecerem, jamais aconteceu.

O outro local mais certeiro para ambos um dia se encontrarem em Hollywood seria nas famosas festas de celebridades dos grandes estúdios, mas Elvis detestava esses eventos sociais e jamais comparecia a eles. Assim nunca sequer trocaram um mero aperto de mãos. Outro aspecto a se considerar: embora para nós ambos fossem o par perfeito, dos sonhos, a realidade não era bem assim. Elvis era bem mais jovem que Marilyn (ela nascida em 1926 e ele em 1935). Nada contra relacionamentos envolvendo mulheres mais velhas com homens mais jovens mas isso definitivamente não era o estilo de Elvis, que sempre preferia as bem mais jovens (Priscilla tinha 14 anos quando o conheceu).

Elvis também não simpatizava com mulheres independentes e se fossem starlets a situação seria ainda pior (talvez a única exceção em toda a sua vida tenha sido o romance com a atriz Ann Margret, que mesmo assim não foi adiante). Marilyn por sua vez também já tinha a sua enorme lista de conquistas amorosas, que jamais incluiu Elvis Presley. Anos atrás inclusive foi achado um manuscrito escrito por ela intitulado "Os dez homens que gostaria de levar para a cama". Na lista constam dez nomes, incluindo outros famosos como Marlon Brando, mas não Elvis. Desses dez os seus principais biógrafos afirmam que Marilyn conseguiu seu objetivo com sete deles. Nenhuma vez o nome de Elvis é mencionado. A principal biografia de Marilyn escrita até hoje, intitulada "A Deusa", fruto de uma intensa pesquisa sobre sua vida, nada fala sobre um suposto romance entre ela e Elvis. idem para as biografias que tratam sobre a vida de Elvis. Enfim, o romance do século jamais aconteceu e ficou apenas na nossa imaginação. Não seria ótimo? Pena que não foi verdade. Não é à toa que Hollywood é até hoje conhecida como a Terra das Ilusões... Não custa nada sonhar de vez em quando. Era bom demais para ser verdade.

Pablo Aluísio.

9 comentários:

  1. Seria perfeito de mais para ser verdade... Estava procurando informações sobre uma foto dos dois no topo de um prédio e acabei caindo aqui. Sou completamente fascinada pela história de Marilyn Monroe e quando li em sites internacionais sobre o "romance" fiquei eufórica! Obrigada por sanar minha dúvida qto ao suposto relacionamento dos dois.Uma pena que seja somente mais uma lenda hollywoodiana.

    Verônica Dubina - vedubina@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Também adoraria que fosse verdade Verônica mas realmente tudo não passa de mera ficção.

    ResponderExcluir
  3. Tenho apenas 16 anos , E sou apaixonada pela historia e carreira do Elvis e da Marilyn , E ficaria feliz em sabe do romances dos dois ! , mas como e só mito , Fica ai as lembranças ! Mas seria perfeito !

    ResponderExcluir
  4. Elvis Presley - Elvis e Marilyn Monroe?
    Pablo Aluísio
    Todos os Direitos Reservados.

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que é verdade esse romance dos dois ,pra que eles iriam inventar toda história ...

    ResponderExcluir
  6. Eles nunca inventaram essa história porque eles nunca falaram sobre isso...

    ResponderExcluir
  7. Eu sou fã de Elvis , na minha opinião é uma pena pois ambos foi e ainda são muito queridos por nós fã , não ter acontecido nada entre eles.

    🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔

    ResponderExcluir
  8. Tá por fora, querida. UM agente de ELvis já confirmou q eles se encontraram em um hotel e tiveram um caso sim.Vai pesquisar.E ele podia gostar de garotinhas mas era extremamente mulherengo e n dispensava uma mulher bonita independente da idade.

    ResponderExcluir
  9. Eu gostaria que fosse verdade... gostaria mesmo... mas não passa de boatos sem fundamentos. Sobre essa de agente, bem, Elvis só teve um agente na vida toda e ele se chamava Coronel Tom Parker. Então essa coisa de agente é outra mentira, infelizmente.

    ResponderExcluir