terça-feira, 10 de março de 2009

Elvis Presley - A Minnesota Moment

Quando o selo FTD anunciou que lançaria mais um CD gravado ao vivo por Elvis em 1976 muitos fãs reclamaram. Bom, eu sou do tempo em que os fãs reclamavam quando não era lançado nada de novo e não quando se lançava material em demasia, mas enfim, os tempos são outros. O argumento dos insatisfeitos com o lançamento desse A Minnesota Moment era de que já havia sido lançado CDs demais desse ano, que nem pode ser considerado um dos mais brilhantes da carreira de Elvis. Em certo sentido eles tem razão. Embora haja um certo "excesso" de soundboards de 76 o fato é que em muitos deles ouvimos um Elvis Presley passando por dificuldades em realizar bons concertos, com problemas de voz e saúde e mostrando cansaço nos concertos. A Minnesota Moment é infelizmente um título que confirma essa regra.

Elvis está visivelmente fora de ritmo, cansado, demonstrando pouco interesse e empolgação. Sua voz também não brilha como em tantos outros bons momentos que conhecemos. Ao ouvir esse concerto de Minneapolis percebemos como Elvis precisava urgentemente de uma pausa na vida da estrada. Em alguns trechos das canções a voz dele simplesmente se omite, passando trechos inteiros em branco. Nas canções dos anos 50, que sempre necessitam de um pique a mais, Elvis escorrega e deixa praticamente todo o trabalho duro para a banda e seus vocalistas de apoio. Ele soa tão incrivelmente exausto e desinteressado que nem brinca com o público entre as músicas. A versão de Early Morning Rain, por exemplo, é simplesmente ridícula. Posso dizer que esse é um dos registros mais fracos de Elvis no palco que conheço. Péssimo.

Em termos de qualidade sonora também se nota vários problemas. O Soundboard não foi bem gravado, o grupo está abafado e muitos instrumentos estão simplesmente inaudíveis. O ponto positivo é que de certa forma assim a voz de Elvis se destaca mas como já escrevi antes, como esse show é nem um pouco brilhante, quase nada resta para se elogiar. As canções gravadas em Dayton são bem melhores, Elvis pelo menos demonstra interesse, o que já é uma grande coisa. Não são tecnicamente boas mas se compararmos com a preguiçosa performance em Minneapolis as faixas são bem superiores. Talvez seja o momento do selo FTD procurar outros caminhos, explorar novos aspectos da carreira de Elvis e dar um tempo em gravações medianas ou fracas como essa. O ano de 1976 realmente deve ser deixado um pouco de lado principalmente após o lançamento desse e do anterior, também extremamente decepcionante, América. Vamos aguardar por bons lançamentos daqui para frente então.

Elvis Presley - FTD A Minnesota Moment 
01. Also Sprach Zarathustra
02. See See Rider
03. I Got A Woman/Amen
04. Love Me
05. If You Love Me
06. You Gave Me A Mountain
07. Jailhouse Rock
08. All Shook Up
09. Teddy Bear/Don't Be Cruel
10. And I Love You So
11. Fever
12. Steamroller Blues
13. Introductions/Early Mornin' Rain
14. What'd I Say/Johnny B. Goode
15. Love Letters
16. School Days (Dayton, Oct. 26)
17. Hurt (Dayton, Oct. 26)
18. Hound Dog
19. One Night
20. It's Now Or Never
21. Mystery Train/Tiger Man
22. Funny How Time Slips Away
23. Can't Help Falling In Love
24. Fairytale (Sioux Falls, Oct. 18)
25. America (Sioux Falls, Oct. 18)
26. Hawaiian Wedding Song (Dayton, Oct. 26)
27. Blue Christmas (Dayton, Oct. 26)
28. That's All Right (Dayton, Oct. 26)

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★
    Cotação Geral: ★★
    Nota Geral: 6.0

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir