domingo, 15 de março de 2009

Elvis Presley - The Final Curtain CD 3

Infelizmente o CD 3 da coleção "The Final Curtain" nada traz de inédito. Basicamente o material é retirado de dois bootlegs bem conhecidos dos fãs de Elvis: "Coming On Strong" (que trazia o show do dia 16 de fevereiro de 1977 em Montgomery) e "Moody Blue and Other Great Performances" (que trazia o concerto realizado no dia 21 de fevereiro de 1977 em Charlotte, uma cidade da Carolina do Norte). Para quem nunca adquiriu esse material antes pode ser bem interessante conhecer essas apresentações que trazem pequenas novidades no set list habitual de Elvis nos anos 70. No show em Montgomery, por exemplo, temos uma muito rara "Where No Stands Alone" do álbum "How Great Thou Art". A canção é executada sobriamente, com basicamente Elvis em capela, acompanhando suavemente por piano e o grupo vocal. De certa forma destoa da versão do estúdio que é naturalmente grandiosa em seus arranjos. Como se trata de uma música religiosa Elvis mantém a concentração e a interpreta corretamente, muito inspirado.

A versão de "Unchained Melody" nesse mesmo concerto também é um ponto alto. Crua, sem os artifícios da versão de estúdio que conhecemos do álbum oficial Moody Blue a música revela uma interpretação natural, sem firulas mas também extremamente inspirada. Curiosa a inclusão dessa canção nos shows de Elvis em 1977, uma vez que de maneira geral Elvis vinha seguindo uma seleção musical em suas apresentações que não trazia novidades. Parecia até que ele não queria mais suar tanto a camisa. Felizmente isso caiu por terra pela inclusão de canções como essa que exigiam bem mais dele, tanto do ponto de interpretação vocal como instrumental, uma vez que ele fazia questão de tocar a música ao piano.

Do show seguinte, Charlotte, a grande novidade é a apresentação ao vivo de "Moody Blue". A música gravada em Graceland tinha boa melodia, letra e era uma bela novidade no repertório do cantor. Além disso tinha uma pegada bem anos 70 o que a tornava potencialmente candidata a virar hit nas rádios, coisa que vinha faltando a Elvis ultimamente. Assim em um raro esforço em mostrar novidades no palco Elvis a apresentou aqui nesse concerto. A execução mostra vacilos tanto por parte de Elvis como da banda, o que é normal em se tratando de uma música nova, grande novidade para eles que vinham numa espécie de controle remoto, cantando e tocando quase sempre as mesmas músicas. O fato porém é que mesmo com esses pequenos problemas "Moody Blue" é uma preciosidade para os fãs do cantor, uma vez que não se sabe bem o porquê Elvis literalmente abandonou a música nos shows seguintes. Como é rara seu valor é maior. O resto do material é de rotina. Em termos de performance ele não está particularmente brilhante mas também fica muito longe do medíocre. No final das contas esses registros afastam de certa forma a visão melodramática de um Elvis caindo no palco em seus últimos concertos, coisa que definitivamente não é verdade. Ele estava lá, trabalhando de forma digna, na média, com pequenos espasmos de brilhantismo, o que é normal para todo e qualquer artista de sua idade.

Elvis Presley - The Final Curtain CD 3
01. You Gave Me A Mountain
02. O Sole Mio/It's Now Or Never
03. Little Sister
04. Teddy Bear/Don't Be Cruel
05. My Way
06. Polk Salad Annie
07. Hurt
08. Hound Dog
09. Elvis Talks/Striptease
10. Where No One Stands Alone
11. Unchained Melody
12. Can't Help Falling In Love/Closing Vamp
13. Are You Lonesome Tonight
14. Reconsider Baby
15. Love Me
16. Moody Blue
17. You Gave Me A Mountain
18. Jailhouse Rock
19. O Sole Mio/It's Now Or Never
20. Little Sister
21. Teddy Bear/Don’t Be Cruel
22. My Way
23. Release Me
24. Hurt
25. Why Me Lord

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.3

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir