segunda-feira, 16 de março de 2009

Elvis Presley - The Final Curtain CD 5

O quinto CD da coleção The Final Curtain traz um soundboard inédito do show realizado por Elvis na cidade de Madison no dia 24 de junho de 1977. Esse foi o antepenúltimo concerto da vida de Elvis. Isso por si só já chama a atenção. Depois dessa apresentação Presley só pisaria no palco mais duas vezes (sendo que seu último show seria realizado apenas dois dias depois). Por essa razão estamos aqui tratando de um concerto de fim de turnê, com tudo o que de ruim isso possa significar. Cansaço, exaustão, tédio, desinteresse, tudo isso pode abater um artista de 42 anos de idade com muito tempo de estrada. E infelizmente é justamente isso que acontece. Elvis parece não ter mais pique. Soa cansado, entediado, muitas vezes sem a menor vontade de proporcionar aos presentes uma boa apresentação. O velho problema da dispersão ataca o cantor em vários momentos. Ele começa a contar piadas, a falar com seus membros de grupo, a ironizar certos trechos de algumas canções e no meio disso tudo se esquece de cantar corretamente (o que afinal era justamente o que todos esperavam dele).

Embora seja material inédito o consenso geral entre os fãs foi a constatação da má performance do cantor em Madison. Mas não é só. Não podemos esquecer que a qualidade sonora do concerto também deixa muito a desejar. O som soa abafado, distante, parece que a banda está a milhas de distância de Elvis. Os solos de guitarra mais parecem ecos perdidos no fundo de um poço, por exemplo. O show em si é muito curto (embora esteja incompleto) mostrando que Elvis tinha consciência de sua má atuação o que fez encurtar tudo para ir embora logo. Já conhecia a apresentação de Madison pelo péssimo CD Audience "One Night" por isso não me surpreendi muito. Aliás é importante falar que muitos audiences, apesar de suas conhecidas más qualidades sonoras podem muitas vezes, por trazer a energia do público, fazer com que certos shows pareçam ser melhores do que realmente são. É o caso de Madison. O Audience passava a impressão que o show não havia sido tão mal. Depois de ouvir esse novo soundboard finalmente caímos na real de um concerto realmente fraco feito por parte de Presley.

Nessa altura do texto você pode se perguntar: Mas existe algo de bom nesse show de Madison? A resposta é sim. No meio de músicas massacradas pelo cantor (como uma das piores versões que já ouvi de "Jailhouse Rock" e um medley de "Teddy Bear / Don´t Be Cruel" de dar vergonha alheia) Elvis solta pequeninas faíscas de seu grande talento. Isso acontece em poucos momentos, é verdade, mas estão lá. A singela versão de "Earl Morning Rain", por exemplo, me agrada. Essa música tem aquele tipo de melodia que nos cativa. Pena que o som está realmente péssimo! Bem melhor está "I Really Don´t Want To Know" que é a única interpretação acima da média feita por Elvis nessa noite, embora seja tão curtinha que faça pouca diferença no saldo final. De resto muita mediocridade, inclusive duas versões cantadas em solo por Sherril Nielsen (Danny Boy entre elas). Não consigo entender, logo em "Danny Boy" uma das mais belas gravações feitas por Elvis em estúdio ele simplesmente se ausenta e deixa para Nielsen apresentar. Enfim, em conclusão posso dizer que todo e qualquer soundboard inédito é muito bem vindo mesmo que deixe a desejar em termos de performance. Historicamente é válido, apesar dos pesares.

Elvis Presley - The Final Curtain CD 5
01. See See Rider
02. I Got A Woman/Amen
03. Love Me
04. If You Love Me (Let Me Know)
05. You Gave Me A Mountain
06. Jailhouse Rock
07. O Sole Mio/It's Now Or Never
08. One Night
09. Teddy Bear/Don't Be Cruel
10. And I Love You So
11. Danny Boy (S. Nielsen)
12. Walk With Me (S. Nielsen)
13. Love Me Tender
14. Introductions
15. Early Morning Rain
16. What'd I Say
17. Johnny B. Goode
18. Introductions Continued
19. I Really Don't Want To Know
20. Introductions Conclusion
21. Hound Dog
22. Introduction of Vernon Presley
23. Can't Help Falling In Love
24. Closing Vamp

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir