sábado, 7 de março de 2009

Elvis Presley - The Great Performances (1990)

De tempos em tempos a imagem de Elvis Presley passa por manobras de marketing visando sua modernização e revitalização, tudo com o objetivo de torná-la mais adequada para as novas gerações. Uma dessas "modernizações" aconteceu no começo dos anos 1990. O projeto foi denominado "Elvis - The Great Performances" e incluía um álbum (com linda direção de arte), uma coleção de vídeos lançados em VHS e clips utilizando de todas as modernas linguagens típicas da MTV. Os vídeos eram bem corretos. Eram dois volumes (o terceiro só foi lançado posteriormente) e trazia imagens raras de Elvis na TV durante os anos 50. O conteúdo desses dois especiais (com narração de George Klein) mostrava bem a disposição da EPE (empresa que controlava a imagem de Elvis) em aproveitar ao máximo o visual e estilo do cantor em seus anos iniciais em detrimento das outras fases de Elvis (a saber, anos 60 e 70).

Assim somos apresentados ao Elvis que virou a cultura popular ao avesso: jovem, rebolativo e revolucionário. Dos anos 60 o documentário apenas aproveita um pequeno trecho de Elvis cantando "Return to Sender". Um tanto quanto constrangido o texto informava que Elvis havia feito filmes nitidamente fracos naquela década mas que quando possível ele tentava trazer uma sonoridade melhor, aproveitando o estilo de seus ídolos da juventude, como Jackie Wilson, por exemplo. Depois disso o documentário dava um salto enorme pulando do NBC para algumas cenas esparsas do On Tour finalmente mostrando em clip Elvis ao piano executando "Unchained Melody". Certamente o material não era muito exaustivo no que se relacionava à biografia e carreira de Elvis Presley, mas em tempos de vacas magras era muito bem vindo, principalmente pela oportunidade de ter em casa cenas tão preciosas como Elvis dançando "Hound Dog" ou sendo censurado em sua performance de "Don´t Be Cruel"

Se a parte visual do material ficava um pouco a desejar o disco com a trilha sonora do documentário era bem melhor. A começar pela primeira canção, a tão falada (e tão pouco conhecida na época) "My Happiness". Foi através desse vinil inclusive que tive a oportunidade de ouvir pela primeira vez aquele que era considerado o primeiro registro da voz de Elvis em disco. A lenda todos conhecem: Elvis queria dar de presente para sua mãe um disquinho de presente por seu aniversário. A realidade claro não era bem essa. Elvis queria mesmo ser descoberto, a data de gravação do disco não coincide com o aniversário de Gladys Presley e afinal de contas o desapontamento por parte de Elvis ao não encontrar Sam Phillips durante a gravação do acetato demonstrava bem qual era sua real intenção. De qualquer forma não importa a veracidade da história mas sim que depois de longos anos desaparecida finalmente "My Happiness" chegava ao mercado americano em escala comercial. Hoje em dia obviamente esse título já não tem tanta relevância pois os futuros lançamentos foram paulatinamente superando sua importância mas de qualquer forma vale o registro de seu surgimento na discografia de Elvis Presley.

Elvis Presley - The Great Performances (1990)
1. My Happiness
2. That's All Right
3. Shake, Rattle & Roll/Flip, Flop & Fly
4. Heartbreak Hotel
5. Blue Suede Shoes
6. Ready Teddy
7. Don't Be Cruel
8. Teddy Bear
9. Got A Lot Of Livin' To Do
10. Jailhouse Rock
11. Treat Me Nice
12. King Creole
13. Trouble
14. Fame And Fortune
15. Return To Sender
16. Always On My Mind
17. American Trilogy
18. If I Can Dream
19. Unchained Melody
20. Memories

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★★
    Arranjos: ★★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.1

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir