segunda-feira, 23 de março de 2009

Elvis Presley - Elvis e o Sun Sound!

Recentemente chegou até a minha pessoa uma série de gravações de Elvis Presley na Sun Records que me deixaram realmente impressionado e não no aspecto positivo. Eu não sei bem a razão mas as pessoas que recentemente estão colocando no mercado as músicas de Elvis pela Sun colocaram na cabeça que tinham que "limpar" as matrizes que tanto conhecemos.

Cheguei a ouvir inclusive uma "Blue Moon" onde o técnico de sonorização simplesmente tentou tirar todo o eco que é tão típico do estúdio de Sam Phillips. Alguém precisa urgentemente avisar ao sujeito que cometeu esse sacrilégio que isso faz parte da música, o Sun Sound era assim mesmo e essas imperfeições fazem parte da estrutura e da própria essência musical do registro, limpar ele é como tentar rebuscar um quadro de Da Vinci ou tentar limpar as pinturas da Capela Sistina removendo todas as suas cores originais nesse processo. Um verdadeiro absurdo!

Eu vou mais além. Desde o surgimento do CD jamais, repito, jamais fiquei satisfeito com qualquer remasterização que promoveram nas gravações que Elvis fez na Sun Records. Acredito que apenas quem ouviu essas canções em vinil conseguiu chegar o mais próximo possível da verdadeira sonoridade que foi produzida. As versões ditas digitais soam plastificadas e sem alma. Até mesmo quando não retocam bastante nos ecos fica algo estranho, vazio. A sensação é a de que não estamos perante o produto real mas sim ouvindo uma cópia que a despeito de tentar fazer soar melhor produz o efeito contrário, ficando completamente falso (mais ou menos como a foto colorizada que está acima). A original dessa imagem é preto e branco e tem uma qualidade não muito boa, mas é real. Já sua "versão nova" passa a imagem de algo que só existe graças às técnicas de computação. Algo parecido está sendo feito com as primeiras gravações oficiais de Elvis Presley. Estão mexendo no que já tinha encontrado seu ponto ótimo. Chega de promover tolices em nome da tecnologia.

Certa vez li um interessante artigo sobre o produtor Sam Phillips em que o autor demonstrava que ninguém conseguiu alcançar a sonoridade que ele tinha produzido em seu estúdio em Memphis. Citava inclusive o próprio Elvis. Não é novidade para ninguém que ao chegar em Nova Iorque e Nashville para suas primeiras gravações na RCA Victor o produtor Steve Sholes procurava refazer por lá o estilo Sun Sound. Isso é bem fácil de perceber ao se ouvir a versão oficial de "Heartbreak Hotel". Pois bem, como todos sabemos Sholes, apesar de toda sua experiência, não conseguiu recriar o som que o próprio Elvis havia feito em Memphis. Com tudo isso eu questiono mais uma vez: como se atrevem a simplesmente mudar algo assim. tão singular? Espero sinceramente que o bom senso prevaleça e os responsáveis pelo legado musical de Elvis não cometam mais tantas barbeiragens. A história do Rock agradece.

Pablo Aluísio.

Um comentário: