sábado, 14 de março de 2009

Elvis Presley - The Final Curtain CD 2

O segundo CD da coleção The Final Curtain já é bem mais interessante que o volume 1. Finalmente aparecem os primeiros registros realmente inéditos. O concerto que Elvis realizou na cidade de Orlando, por exemplo, só havia sido lançado antes em bootlegs sem qualidade sonora decente e aqui finalmente temos praticamente a íntegra do que foi encontrado até agora em sonoridade digna (embora longe de ser perfeita). Como o CD 2 traz faixas de concertos diferentes temos várias oscilações de qualidade, com algumas canções gravadas em bom nível técnico (como How Great Thou Art) intercaladas com registros de qualidade medíocre (como Love Me). Nesse aspecto puramente sonoro o CD começa mal, é verdade, principalmente nas primeiras faixas com vários problemas de gravação (alguns bizarros) mas depois ao longo do CD as coisas vão paulatinamente melhorando.

Como já foi dito as doze primeiras canções do CD foram gravadas em Orlando no dia 15 de fevereiro de 1977. Esse concerto é o grande chamariz desse segundo CD pois era dado como inexistente por longos anos. Orlando já era conhecido em qualidade Audience pelos fãs através do bootleg "Going Back In Time" mas do jeito que se apresenta aqui é realmente novidade. Obviamente como se tratava de um Audience (significa que foi gravado no meio da audiência) a qualidade sonora ia do sofrível ao medíocre. Agora temos acesso a um material com melhoria bem considerável. Não é perfeito, há erros de equalização e captação (em algumas ocasiões as caixas chegam próximas a explosão pelo volume desequilibrado) mas não há como negar a importância do aparecimento desse soundboard. Se fosse qualificar diria que as músicas desse show surgem em um nível de bom para mediano (embora tenha sido gravado na mesa de som) sem muito rigor técnico. De qualquer forma convenhamos que já é um avanço e tanto. Em termos de performance Elvis vai de oito a oitenta. Entre as canções apenas "You Gave a Mountain" se destaca mais embora o resto do concerto seja no mínimo curioso.

Depois do show em Orlando há uma salada com canções tiradas de nada mais, nada menos, do que sete shows diferentes. Não gosto desse tipo de seleção pois demonstra pouco rigor e passa a sensação de desleixo, além de ser tudo obviamente incompleto. Do show em Columbia temos, por exemplo, apenas duas faixas (Release Me e Trying To Get You). Nada de muito inspirado embora Elvis procure cantar tudo de forma correta e profissional. Esse show pode ser ouvido na íntegra no bootleg "Release Me" só que em sistema Audience, sem grande qualidade. Aqui as coisas melhoram. As quatro faixas seguintes foram gravadas em Charlote, no dia 20 de fevereiro. Esse show já é bem conhecido pelos fãs e colecionadores de bootlegs. Basta lembrar do CD FTD Unchained Melody. O grande destaque entre essas faixas é justamente Moody Blue (que infelizmente não passa de uma tentativa fracassado por parte de Elvis em apresentar material novo ao público - ele tenta, brinca, ri um pouco e desiste!). Depois dessas canções gravadas em Charlote a única coisa mais relevante é o medley gospel "Bossom Of Abraham / Better You Run" gravado em Alexandria. A faixa já havia sido lançada antes no bootleg "The Event" mas agora está bem melhor, chegando até mesmo a parecer um ensaio já que mal conseguimos ouvir o público. Como o CD citado não é muito conhecido vai ser uma boa surpresa para muitos. Eu sempre aconselho os fãs a adquirirem os bootlegs com as íntegras desse show mas como se apresenta aqui até que pode ser válido, muito embora como eu já disse o material esteja incompleto. Em resumo, o CD 2 não é perfeito mas já traz novidades interessantes (coisa que falta definitivamente no volume 1 da coleção).

Elvis Presley - The Final Curtain CD 2
01. Love Me
02. If You Love Me (Let Me Know)
03. You Gave Me A Mountain
04. O Sole Mio / It's Now Or Never
05. All Shook Up/Teddy Bear/Don't Be Cruel
06. Help Me
07. Big Boss Man
08. My Way
09. Introductions
10. Hurt
11. Hound Dog
12. Can't Help Falling In Love
13. Release Me
14. Trying To Get To You
15. Fairytale
16. My Way
17. Moody Blue
18. How Great Thou Art
19. Blue Christmas
20. My Way
21. That's All Right
22. Bosom Of Abraham/You Better Run
23. And I Love You So
24. Fever
25. Hurt
26. Heartbreak Hotel
27. Blue Suede Shoes.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.7

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir