sábado, 14 de março de 2009

Elvis Presley - The Final Curtain CD 1

A partir de hoje vou fazer uma análise geral da coleção "The Final Curtain" que acaba de sair no mercado. Antes de mais nada é importante informar que se trata de um lançamento não oficial (do selo Boxcar) com tiragem limitada (em torno de 1500 cópias) que despertou grande interesse entre os fãs de Elvis aqui no Brasil e lá fora. Trata-se basicamente de 6 CDs e 6 DVDs com áudio e imagens dos últimos concertos realizados por Elvis Presley no ano de 1977. O primeiro CD da coleção traz basicamente duas apresentações feitas por Elvis nos dias 13 e 14 de fevereiro de 1977 nas cidades de West Palm Beach e St. Petersburg , ambas localizadas no Estado da Flórida.

Quem conhece mais a fundo o mundo dos bootlegs já conhece os shows de títulos como "Coming On Strong" e "Cajun Tornado". Em termos de performance não há muito o que se destacar pois Elvis está apenas ok, fazendo concertos que são acima de tudo profissionais e corretos. Obviamente que em se tratando de um período complicado de sua vida há um certo "freio de mão puxado" por parte do cantor, principalmente em canções que exigem um pouco mais dele como na nota final de "It´s Now Or Never" mas no geral ele nem compromete e nem tampouco surpreende. Há momentos divertidos como em "Blueberry Hill" do concerto em West Palm Beach onde Elvis nos transporta por alguns segundos aos anos 50 novamente ou na letra cheia de brincadeiras de "Can´t Help Falling in Love" desse mesmo concerto mas esses momentos também são apenas pontuais. Embora não leve muito a sério Elvis se diverte o que faz o registro valer a pena. No resto da set list não há maiores surpresas, se destacando apenas uma "Love Letters" tardia, embora não muito comovente.

Embora muitos tenham afirmado que houve um ótima melhora sonora no material ouso dizer que na realidade a melhora de som existe porém de forma mais sensível. O que se nota ao comparar com os títulos anteriores é que houve um trabalho de limpeza em certos momentos dos concertos, problemas esses que vinham desde as fitas originais. O fato porém é que não há como melhorar muito isso pois é um problema que nasceu no momento da gravação. Como não se trata de uma gravação profissional, tudo foi captado na mesa de som do concerto (os chamados soundboards) não havendo todo o cuidado que se tem na gravação de registros oficiais. Esse tipo de situação é simplesmente impossível de contornar, tudo se resumindo em paliativos para tornar a audição mais confortável. Foi exatamente isso que foi feito nesse primeiro CD. Para falar a verdade nunca gostei muito desses registros (especialmente o show em St Petersburg, muito fraco em termos de qualidade sonora) mas como se trata de Elvis em seus momentos finais geralmente aceitamos esse tipo de som abaixo da média. Os dois concertos aliás trazem problemas de equalização e balanceamento além do chamado "efeito metálico" que sempre os caracterizou e de certa forma os rebaixam no aspecto puramente técnico. Enfim, o primeiro CD da coleção não traz maiores novidades e nem nos surpreendem em sua qualidade (pois já a conhecemos).

Elvis Presley - The Final Curtain CD 1
01. Little Sister
02. You Gave Me A Mountain
03. Blue Suede Shoes
04. O Sole Mio/It's Now Or Never
05. My Way
06. All Shook Up/Teddy Bear/Don't Be Cruel
07. And I Love You So
08. Fever
09. Blueberry Hill
10. Hurt
11. Hound Dog
12. Jailhouse Rock
13. Can't Help Falling In Love
14. If You Love Me (Let Me Know)
15. You Gave Me A Mountain
16. O Sole Mio*/It's Now Or Never
17. All Shook Up/Teddy Bear/Don't Be Cruel
18. And I Love You So
19. Fever
20. My Way
21. Blueberry Hill
22. Love Letters
23. Introductions/School Days
24. Hurt
25. Hound Dog
26. Can't Help Falling In Love
27. Closing Vamp

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir