segunda-feira, 16 de março de 2009

Elvis Presley - The Final Curtain CD 6

Finalmente chegamos no sexto e último CD dessa coleção "The Final Curtain". Como não poderia deixar de ser aqui temos o último show realizado por Elvis Presley no dia 26 de junho de 1977 na cidade de Indianapolis. Muito já foi dito dessa apresentação. Autores que muito provavelmente jamais o ouviram já disseram abobrinhas como a que ele teria sido fenomenal ou então seu extremo oposto, que teria sido medíocre, com Elvis tropeçando no palco, parando a apresentação para cair no chão logo após, nos bastidores, entre outras inúmeras bobagens. Os jornalistas brasileiros realmente nunca primaram muito pela verdade histórica preferindo o simples sensacionalismo para impressionar os seus leitores. Deixando tudo isso de lado o fato real é que o último concerto de Elvis nem foi excepcional e nem tampouco medíocre. Foi apenas bom, correto e pra falar a verdade um pouco melhor do que seus últimos shows (ele é bem superior do que aquele que foi realizado em Madison, dois dias antes, por exemplo). Há momentos realmente inspirados como "Bridge Over Troubled Water" onde Elvis se esforça para cantar tudo de forma impecável e há momentos fracos, principalmente em seus antigos hits, o que aliás acontecia com habitualidade durante os anos 70.

Como se trata do último show da turnê, Elvis procura se despedir de uma boa maneira. Não há grandes deslizes e nem muitos momentos brilhantes. Segundo alguns autores e biógrafos Elvis chegou muito mal na cidade, alguns afirmando inclusive que ele realmente estava muito doente nesse dia. Se é fato ou não é complicado afirmar qualquer coisa hoje com certeza, o que podemos porém dizer é que ouvindo o show não percebemos nenhum tipo de desconforto por parte do cantor, que parece inclusive muito bem humorado, brincando com seus músicos de palco. Se ele realmente estava mal de saúde soube perfeitamente esconder isso do público ou então estamos na presença de mais uma daquelas histórias que sempre foram carregadas nas tintas. Outro fato chama a atenção: o show teve uma duração maior do que seus costumeiros concertos por essa época. Algo que de certa forma desmente um possível mal estar por parte dele, pois se isso fosse verdade ele simplesmente teria encerrado tudo mais cedo (como fez em Madison). Não foi o que aconteceu. O show é tranquilo, transcorre sem atropelos, nada fora do normal acontece. Depois de se despedir do público Elvis foi imediatamente para seu avião particular Lisa Marie e de lá rumou em direção à Memphis. Essa foi a única coisa mais fora da rotina que aconteceu mas não significa que algo de errado estava acontecendo com ele naquele momento.

Em termos de qualidade sonora não temos muitas novidades. O show em Indianapolis sempre surgiu para os fãs em qualidade Audience, alguns com pouca ou uma mínima qualidade de gravação. Em troca da possibilidade de ouvirmos Elvis Presley em seu último show fomos obrigados a engolir muitos CD desprezíveis nesse quesito. Só para lembrar alguns títulos: Adios - The Final Performance (o primeiro CD com Indianapolis e o mais conhecido também), The Last Show, The Last Farewell, The Last Live Session e The Final Farewell. Nenhum deles satisfazendo qualquer critério de qualidade sonora. Há muitos anos há um boato de que existe um tape em soundboard desse último show. Para alguns esses tapes estariam nas mãos da família de um antigo engenheiro de som que trabalhou para Elvis. Para outros o registro estaria nas mãos de colecionadores europeus e por aí vai. O fato é que o boato tem mais ou menos uns 30 anos e até agora nada surgiu o que nos leva a conclusão de que se trata apenas de uma lenda urbana (que eu gostaria muito que fosse verdade). De qualquer forma, enquanto não surge, ficamos presos a essas gravações que apesar de serem ruins como são nos trazem os últimos momentos do Rei do Rock no local onde ele realmente reinava, o palco.

Elvis Presley - The Final Curtain CD 6
01. Also Sprach Zarathustra
02. See See Rider
03. I Got A Woman/Amen
04. Love Me
05. Fairytale
06. You Gave Me A Mountain
07. Jailhouse Rock
08. O Sole Mio / It's Now Or Never
09. Little Sister
10. Teddy Bear/Don't Be Cruel
11. Release Me
12. I Can't Stop Loving You
13. Bridge Over Troubled Water
14. Introductions
15. Early Morning Rain
16. What'd I Say
17. Johnny B. Goode
18. Introductions Continued
19. I Really Don't Want To Know
20. Introductions Conclusion
21. Hurt
22. Hound Dog
23. Special Thanks By Elvis
24. Can't Help Falling In Love
25. Closing Vamp

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.5

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir