quarta-feira, 25 de março de 2009

Elvis Presley - Livros sobre Elvis Presley

O texto a seguir foi publicado originalmente em meu site EPHP (Elvis Presley Home Page). Nele comento os principais livros sobre Elvis Presley, é uma bibliografia selecionada de obras que tentam desvendar à sua maneira o mito desse grande astro do século XX.

Last Train to Memphis / Careless Love (Peter Guralnick) - Sem sombra de dúvida, dois dos melhores livros já escritos sobre o mito Elvis Presley. O autor é um jornalista consagrado que já trabalhou na mais importante revista de música jovem dos Estados Unidos: A Rolling Stone. Excepcionalmente bem escrito, embasado em ampla pesquisa e entrevistas com pessoas que conviveram com o astro. Talvez o retrato mais honesto já feito sobre Elvis. O grande mérito de Guralnick é sua posição frente ao mito, aqui o autor o retrata com imparcialidade, sem tomar partido ou paixões. A obra definitiva sobre Elvis Presley, um show de literatura de ótima qualidade. Simplesmente indispensável e essencial para se conhecer Elvis com profundidade e honestidade. Em suma, são obras maravilhosas.

Trecho: ...Eles conversaram um pouco enquanto Phillips fazia os acertos finais no estúdio. A Conversa foi se alongando, e Marion confusa com a ousadia e "arrogância" do garoto tímido. Ela perguntou: "Que tipo de cantor você é?" "Eu canto qualquer tipo de música", respondeu Elvis. Ela voltou a perguntar: "Você canta parecido com quem?". Elvis Presley respondeu de primeira: "Eu não me pareço com ninguém". O que ele disse estava próximo da realidade. As duas canções que ele gravou naquele dia - "My Happiness" e "That's When Your Heartaches Begin" - atestam que Elvis não só era diferente de qualquer outro cantor, como também havia uma grande qualidade em sua voz, um tipo de melancolia, de lamento que não se alterava e que grudava na mente. Elvis soava diferente de tudo.

Elvis e Eu (Priscilla Presley) - O livro escrito pela esposa de Elvis despertou ódios e paixões na ocasião de seu lançamento. Uns o acusam de superficial e bobo, outros o consideram um livro excelente, que foi escrito por uma pessoa que foi a mais próxima do cantor, na maior parte de sua vida. Sem dúvida "Elvis e eu" é um importante documento histórico sobre a vida de Elvis. É superficial no tocante a carreira artística do Rei do Rock, mas não no aspecto pessoal e humano. No final das contas é um retrato bem elaborado sobre o cantor, e qualquer relato escrito por Priscilla não pode ser ignorado, pois sem dúvida ela foi o grande amor da vida de Elvis. No fundo este é um livro sobre sentimentos, descobertas, paixões, amores e decepções. Um livro passional e necessário para os fãs de Elvis Presley.

Trecho: ...Eu sabia que minha vida nunca mais seria a mesma. A morte de Elvis tornou-me muito mais consciente de minha própria mortalidade e das pessoas que eu amava. Compreendi que era melhor começar a partilhar mais com as pessoas com quem me importava, cada momento que tinha com minha filha ou meus pais se tornou mais precioso. Aprendi com Elvis, muitas vezes – lamentavelmente – com seus erros. Aprendi que Ter muitas pessoas ao redor pode minar suas energias. Aprendi o preço de tentar fazer todos felizes. Elvis dava presentes a alguns e deixava outros ciumentos, frequentemente criando rivalidades e ansiedades no grupo. Aprendi a confrontar as pessoas e os problemas – duas coisas que Elvis sempre evitara. Aprendi a assumir o controle da minha vida. Elvis era tão jovem quando se tornara um astro que nunca fora capaz de manipular o poder e o dinheiro que acompanhavam a fama. Sob muitos aspectos, ele foi uma vítima, destruído pelas próprias pessoas que atendiam a todos os seus desejos e necessidades. Foi também uma vítima de sua imagem. O público queria que ele fosse perfeito, enquanto a imprensa implacavelmente exagerava os seus defeitos. Nunca teve a oportunidade de ser humano, de crescer para se tornar um adulto amadurecido, experimentar o mundo além de seu casulo artificial. Quando Elvis Presley morreu, um pouco de nossas próprias vidas nos foi tirado, de todos que conheciam e amavam Elvis Presley, que partilharam suas Músicas e filmes, que acompanharam sua carreira. Sua paixão era divertir os amigos e os fãs. O público era seu verdadeiro amor. E o amor que Elvis e eu partilhamos foi profundo e permanente.

A Life in Music (Ernst Jorgensen) - Este livro é recomendado para quem quer conhecer o músico Elvis Presley. São relatados detalhes relacionados ao aspecto profissional do Rei do Rock. O autor é um especialista consagrado sobre Elvis, talvez só superado por Peter Guralnick. A RCA BMG, gravadora de Elvis reconheceu o conhecimento do autor e hoje Ernst Jorgensen é o encarregado dos lançamentos mundiais de Elvis. Sob sua supervisão, foram lançados ótimos CDs e raridades foram desenterradas, ele é um verdadeiro caçador de tesouros perdidos do Rei do Rock. Aqui temos o retrato de Elvis visto sob o prisma de um expert em The Pelvis.

Day by Day (Ernst Jorgensen e Peter Guralnick) - A união entre os maiores especialistas mundiais sobre Elvis só poderia resultar em uma pequena obra prima como essa. A pretensão é fazer um levantamento com todos os acontecimentos importantes da vida de Elvis. Assim este livro acabou se tornando um guia prático para quem quer achar uma informação sobre a vida do Rei do Rock, de uma maneira fácil e rápida. Vale a pena conferir. Infelizmente este livro, como vários outros, não foi lançado no Brasil. A única opção é a versão em língua inglesa.

Elvis – Top Secret (Earl Greenwald e Kathleen Tracy) - Um dos mais curiosos livros já escritos sobre Elvis. Os autores usaram como fonte os arquivos secretos do FBI que vieram a domínio público após determinação judicial. Muito bem escrito e desenvolvido o livro é dividido nos seguintes capítulos: Fama Precoce e Controvérsia, A Vida no Exército e o estranho caso do Dr. Schmidt, Visões do Apocalipse e Ameaças de Morte e Dores de Cabeça Judiciais. Para maiores informações sobre esta obra leia o artigo "O arquivo secreto do FBI sobre Elvis Presley" neste site.

Trecho: ...Sob as ordens diretas de seu todo-poderoso diretor J.Edgar Hoover, a força policial número um dos EUA – o FBI – manteve e mantém arquivos sobre gente supostamente perigosa e subversiva, ou considerada individualista e excêntrica demais. Entre tais pessoas tem havido celebridades, e entre estas o alvo de observação oficial mais surpreendente foi talvez Elvis Presley – O Rei do Rock. Pode-se imaginar Hoover permanentemente obcecado com os movimentos coreográficos de quadris que valeram a Elvis o apelido de The Pelvis. Do início ao apogeu de sua carreira, Elvis Presley representou um perigo para a moral, os valores sacrossantos e quanto o FBI entendesse como a quintessência da alma da juventude americana. Na época, os americanos não desconfiavam de seu próprio governo como desconfiam hoje. Não ocorreria a ninguém, nem mesmo ao coronel Tom Parker, que o FBI espionasse seu cliente Elvis Presley. Foi só depois da morte de Hoover, em 1972, que táticas discutíveis e, em alguns casos, ilegais vieram a público e passaram a ser questionados. 

Infinite Elvis: An Annotated Bibliography (Mary Hancock) - Este livro retrata o começo da carreira de Elvis, enfocando seus primeiros anos, principalmente seus shows no Grand Ole Opry. É um livro muito bom, principalmente por reunir também um grande número de artigos escritos sobre Elvis. Recebeu uma resenha extremamente elogiosa na revista Rolling Stone, na ocasião de seu lançamento.

Tryin' to Get to You : The Story of Elvis Presley - Outro livro que retrata o começo da vida de Elvis. Começa com um retrato do pobre garoto rural do Sul dos EUA, a vida de adolescente em Memphis, seus primeiros singles e a explosão mundial, quando se tornou o Rei do Rock, revolucionando a música pop.

Colonel of Lies - 'Colonel Tom Parker: The Curious Life of Elvis Presley's Eccentric Manager' - Quem foi o Coronel Parker? Através deste livro descobre-se que seu nome não era Tom Parker e sim Andreas Cornelius van Kuijk, que ele não era americano e sim holandês, que não era coronel coisa nenhuma e que muitos pontos sobre sua vida continuam sendo um mistério. E pensar que esse sujeito foi o empresário de Elvis de 1955 a 1977.

Elvis Culture - O livro tenta captar o verdadeiro Elvis e suas várias facetas: do ídolo jovem, rockabilly rebelde, soldado da pátria, superstar de Las Vegas, ator de filmes B, e chega a uma conclusão de que Elvis foi um dos mais importantes artistas dos Estados Unidos. A pretensão do livro é tentar explicar a razão de todo este sucesso. Erika Doss, a autora, faz um belo trabalho de pesquisa sociológica sobre o Rei do Rock.

Elvis, o que aconteceu? - Elvis, What Happened? (Red West / Sonny West / Hebbler) - Este é o famoso livro escrito pelo guarda costas pessoal de Elvis. Foi lançado em 1977 e Elvis teve a oportunidade de ler este retrato demolidor de sua imagem. Red West conheceu o cantor na adolescência, em Memphis e se tornou seu amigo. Anos depois Elvis o levou a acompanhá-lo em suas viagens como guarda costas. Assim nasceu uma relação de amizade que durou mais de vinte anos. Em 1976, Elvis despediu Red e Sonny West e toda a máfia de Memphis. A primeira coisa que Red e cia fizeram foram assinar contratos milionários para contar os segredos do cantor. Nasceu assim este livro, que foi lançado perto da morte de Elvis. O Cantor desabafou: "Eu os considerava irmãos e agora eles me apunhalam pelas costas, escrevendo um livro comprometedor". Quando o cantor morreu em 1977, "Elvis, what happened?" vendeu milhões de exemplares, principalmente por enfocar uma visão sensacionalista sobre a vida do Rei do Rock. Apesar de hoje ser considerado ultrapassado e de pegar pesado em vários trechos esse livro vale como registro histórico, mesmo que um pouco cruel, de Elvis.

Elvis (Albert Goldman) - Outro livro que fez muito sucesso. Foi lançado no começo dos anos 80 e foi considerado na época um dos mais bem elaborados retratos de Elvis. O Livro contou com depoimentos de inúmeras pessoas que conviveram com o Rei do Rock. Apesar disso o livro é quase que inteiramente dedicado a aspectos pessoais de Presley, sua carreira artística é deixado de lado. Também é bem sensacionalista, exagerando em alguns pontos. O Autor também escreveu um livro estraçalhando a imagem de John Lennon, anos depois. Nos dias atuais este livro é considerado um mero tablóide pelos especialistas.

Trecho: ...O tema básico de minha biografia era a total incongruência entre Elvis, o homem e Elvis, o mito. A fama pesava muito ao cantor. Começou a rezar fervorosamente. Não era raro David encontrá-lo de joelhos, exclamando em voz alta: "Deus, tem piedade de mim! Perdoa-me, ajuda-me! Não posso continuar!" Sentia-se culpado pela vida que levava, as drogas, mulheres e todas as extravagâncias. É evidente que, nas últimas e dramáticas semanas, Elvis estava possuído do desejo de morte. David estava convencido baseado em duas perspectivas intoleráveis: a reação do público ao livro dos guardas costas e o aparecimento diante dos fãs numa nova tournée. No auge de todas essas angústias, Elvis insistiu que Dick se ajoelha-se e rezasse com ele: "Deus, perdoa meus pecados" suplicou. "Permite que as pessoas que lêem esse livro tenham compaixão e compreensão das coisas que fiz"

Travels With Elvis : A Guide Across America to All the Places Where the King Lived, Loved, and Laughed - Este livro é muito legal. É um guia que mostra os diversos lugares por onde o Rei do Rock passou em sua vida. Todos os Estados em que ele visitou e fez shows, onde passou férias, em locações de seus filmes etc. Claro que Memphis, Nashville, Tupelo e Las Vegas ganham destaque especial. Os autores fizeram um belo trabalho de pesquisa. Vale a pena conferir.

All Shook Up : The Life and Death of Elvis Presley - Um bom texto com fotos raras e de primeira qualidade. Um livro correto que enfoca toda a carreira de Elvis, desde seus primeiras anos de estrada até seus últimos shows. Um enfoque bem sincero e honesto sobre o Rei do Rock.

Elvis Search For God - O livro que retrata o Elvis religioso. Contém depoimentos de pessoas que conviveram com o cantor e presenciaram este aspecto muito forte de sua personalidade. Muito bem elaborado, trata do amor que Elvis tinha pela música Gospel e a influência que este gênero exerceu sobre sua música.

Essential Elvis - Este é um best seller na Inglaterra. Foi um dos livros mais vendidos sobre o Rei do Rock na terra da rainha. É basicamente um resumo biográfico sobre o cantor, com muitas fotos bacanas. Sem causar polêmica, este livro conseguiu ser hoje a obra mais vendido sobre Presley na Europa.

Images of Elvis Prelsey in American Culture 1977-1997 - Tese de mestrado que enfoca Elvis que chamou tanta atenção na época que acabou virando livro. Realmente é um trabalho de alto nível que estuda Elvis e sua influência na cultura ocidental. Uma obra acadêmica que foi aprovada com louvor na Universidade de Oxford. Para estudiosos sobre Elvis Presley.

Elvis Immortal - Este é um livro para fãs. Muito material inédito como fotos raras, discografia completa, filmografia e capas de discos. Prova mais uma vez que Elvis é imortal.

Elvis Aaron Presley - Revelations from the Mafia Memphis (Alanna Nash) - O livro que busca entender e descobrir os segredos da famosa máfia de Memphis, o grupo de amigos de Elvis que o acompanhava em sua vida. Muito interessante a autora entrou fundo na confusões em que o grupo se meteu ao longo da história. Um dos capítulos mais interessantes é o que trata sobre um curioso personagem que fez parte da Máfia de Memphis: Hamburguer James. Só lendo para acreditar.

Word for Word (Jerry Osborne) - Reunião de entrevistas que Elvis concedeu ao longo de sua carreira. Um belo resgate histórico do que Elvis disse. Aqui temos sua opinião sobre o Rock, as drogas, sua vida no exército, sua religião, a guerra do Vietnã, seus fãs e seus discos, filmes e shows. Um retrato do homem através de suas opiniões.

Elvis! Elvis! Elvis : The King and His Movies - Este livro retrata a carreira de Elvis no cinema. Ricamente ilustrado com posters e fotos de Elvis em seus filmes e nos sets de filmagens. Contém as fichas técnicas de cada filme, as principais críticas da época etc. São no total 150 fotos, muitas delas raras, tiradas por fãs e que são publicadas pela primeira vez aqui.

Elvis Presley Sings Leiber & Stoller - Livro que retrata a vitoriosa parceria entre Elvis e Leiber & Stoller. Uma verdadeira aula de história do Rock'n'Roll, essencial para quem quer conhecer a essência deste ritmo musical que mudou o mundo nos anos 50 e 60. Essencial.

Nota: Foram escritos centenas de livros sobre Elvis Presley e por isso esta é só uma pequena amostra deste universo literario sobre o Rei do Rock. Entre outros títulos importantes pode-se citar ainda: "Elvis in His Own Words", "Elvis" e "The final Years" de Jerry Hopkins, "We Love you Tender" de Billy, David e Rick Stanley, "A Presley Speaks" de Vester Presley, "The Truth About Elvis", "A Life In Music: The Complete Recording Sessions", "All Shook Up : Collected Poems About Elvis", "Down at the End of Lonely Street: The Life and Death of Elvis Presley", "Elvis After Elvis", "Even Elvis", "Elvis in the Morning", "Elvis Presley 1956", "Elvis Presley : An Unauthorized Biography", "Elvis por ele mesmo", "Elvis Inc.", "Everything Elvis", "Graceland, coming home with Elvis", "His Life In Pictures", "Infinite Elvis: An Annotated Bibliography", "Jailhouse Rock / The Bootleg Records Of Elvis 1970 - 1983", "King On The Road - Elvis Live On Tour", "Memories At The Graceland Gates", "Memphis Elvis-Style", "(Elvis) Presley, Richard Nixon and the American Dream", "Elvis Presley (People Who Made History)", "Race, Rock And Elvis", "The Rebel Years", "Songs Of Inspiration", "The Day Elvis Met Nixon", "The Ultimate Elvis Quiz Book : What Do You Know About the King of Rock & Roll?", "The Hitchhiker's Guide to Elvis : An A-Z of the Elvis Universe", "The Official Price Guide to Elvis Presley Records and Memorabilia", "The Truth About Elvis Aron Presley : In His Own Words", "Unknown Stories Behind The Legend" e "When Elvis Died".

Pablo Aluísio.

9 comentários:

  1. Gostaria de saber se existe a versão de Elvis, What Happened? , em português?

    ResponderExcluir
  2. O livro nunca foi lançado oficialmente no Brasil. Existem versões do livro em português mas são traduções feitas pelos próprios fãs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Last Train to Memphis...esse livro tem em tradução em portugues..onde posso encontra-lo

      Excluir
    2. Vc por acaso teria uma versao completa em portugues do livro Elvis, What Happened? Poderia enviar pra mim? deia_monalisa@hotmail.com

      Excluir
  3. o livro death elvis...vc pode nos falar alguma coisa?

    ResponderExcluir
  4. Olá Miriam. Não tenho conhecimento de edição oficial de Last Train To Memphis em português. Só conheço a versão original americana. Para adquirir sugiro que você o procure em lojas especializadas em livros importados. Sobre Death Elvis: É um trabalho curioso mas indicado apenas a determinado público. Em breve irei falar mais detalhadamente sobre ele. No mais obrigado pela visita.

    Abraços,
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  5. Sobre o livro Last Train to Memphis / Careless Love (Peter Guralnick), existe ele traduzido para o português?

    ResponderExcluir
  6. Muito bom este esclarecimento! Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Eu que agradeço todos os comentários e visitas. Boa semana para todos.
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir