quinta-feira, 12 de março de 2009

Elvis Presley - Elvis at Sun

Segundo os diretores da Sony este seria o lançamento definitivo sobre os "anos Sun" da carreira de Presley. Será mesmo? Dois argumentos fortes militam contra esse "marketing". Primeiro ponto: Desde o surgimento do CD até os dias de hoje, os engenheiros de som da BMG RCA não conseguiram captar com perfeição o "Sun Sound" de Sam Phillips. Será que eles conseguem agora? Pessoalmente acho difícil, pois cada vez mais me convenço que o único formato que consegue capturar a essência das músicas na Sun é o vinil mesmo!

Os absurdos cometidos na era do CD foram tantos que até mesmo "eliminaram" o eco da Sun, que não é defeito e sim uma marca registrada do estúdio de Sam Phillips. Vamos torcer para que não ocorra outro absurdo deste tipo com esse novo CD! Segundo ponto: Onde está "Uncle Pen", a mais badalada música perdida de Elvis na Sun Records? Houve muitos boatos sobre sua existência, inclusive falou-se muito sobre seu lançamento nesse CD, o que não ocorreu. Alguns especialistas afirmam que a música realmente existe, mas que a BMG só pretenderia mostrá-la ao público no futuro, em um evento mais importante.

Outro aspecto curioso sobre as gravações de Elvis Presley na Sun Records é o fato do próprio cantor ter dito em entrevistas que "havia muito eco" nas músicas. Será que o próprio Elvis não tinha consciência da importância de seu trabalho na Sun Records? Ao que tudo indica sim, pois penso que Presley via suas faixas na Sun como um ponto importante em sua vida profissional, afinal de contas a Sun foi a primeira a lhe dar uma chance como cantor, mas o resultado técnico em sua visão deixava muito a desejar. E olhando sob um certo ponto de vista isso é algo até bem comum com alguns artistas.

Eles sempre olham para suas primeiras gravações com uma visão muito crítica pois enxergam ali a falta de experiência, o pouco domínio vocal, a falta de um arranjo mais bem elaborado, etc, etc. Mesmo não estando com o gosto pessoal de Elvis é impossível negar a importância histórica de todas as músicas da Sun Records que ele nos legou. É um momento em que realmente as canções deixaram de ser meros country para se tornar algo diferente, que viria a ser conhecido como rock. Sendo assim esse CD não é completo e nem muito menos definitivo mas vale a pena conferir, afinal o gênese do Rock ´n´Roll está aqui.

Elvis Presley - Elvis at Sun (2004)
Harbor Lights 
I Love You Because (alternate take 2)
That's All Right
Blue Moon Of Kentucky
Blue Moon
Tomorrow Night
I'll Never Let You Go (Little Darlin')
Just Because
Good Rockin' Tonight
I Don't Care If The Sun Don't Shine
Milkcow Blues Boogie
You're A Heartbreaker
I'm Left, You're Right, She's Gone (slow version)
I'm Left, You're Right, She's Gone
Baby, Let's Play House
I Forgot To Remember To Forget
Mystery Train
Trying To Get To You
When It Rains, It Really Pours

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Eu não gosto de nenhuma versão de Blue Suede Shoes sem o eco da Sun Records.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, embora tenha sido gravada na RCA Victor a primeira versão de Blue Suede Shoes tentou captar a sonoridade da Sun Records. Eu pessoalmente gosto muito da versão da trilha sonora de "G.I. Blues". Acho muito bem executada. Abraços, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  3. Então Blue Suede Shoes não foi gravada na Sun, originalmente? Eu não sabia.

    Bom, o eco está lá.

    ResponderExcluir
  4. Elvis Presley - Elvis At Sun
    Pablo Aluísio
    Todos os Direitos Reservados.

    ResponderExcluir