terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Ataque dos Cães

Mais um faroeste do Netflix. Se bem que essa seria uma definição bem simples desse ótimo filme. Na história temos dois irmãos. Eles vivem de um grande e bem sucedido rancho de criação de gado. Depois de muitos anos de trabalho duro, o mais velho dos irmãos, George Burbank (Jesse Plemons), decide que é hora de arranjar uma esposa e se casar. Ele não quer envelhecer sozinho no meio daquelas vastas terras. Acaba escolhendo como esposa uma viúva chamada Rose Gordon (Kirsten Dunst). Ela tem um pequeno restaurante onde serve comida para cowboys em viagem. A escolha do irmão George aborrece profundamente seu irmão mais jovem, Phil Burbank (Benedict Cumberbatch), um tipo rude, criado trabalhando como cowboy no rancho. No seu ponto de vista Rose está interessada apenas no dinheiro de George. E as coisas só pioram porque Rose já tem um filho, um jovem adolescente que todos acreditam ser homossexual. Phil é um homofóbico por natureza e pelo visto pretende pegar no pé do jovem sempre que possível.

Esse filme foi dirigido pela diretora Jane Campion. Essa informação por si mesma já colocaria essa produção um ponto acima das demais. Além disso a história é uma adaptação de um livro de sucesso escrito por Thomas Savage que em algumas edições se chamou no Brasil de "O Poder do Cão". É um filme sobre relacionamentos humanos, as dificuldades de se aceitar o próximo e os preconceitos que minam a interação entre as pessoas. O elenco está ótimo, em especial os dois atores que interpretam os irmãos. Um é caladão, mais ponderado, pensativo. O outro surge como pura emoção, imprudente, muitas vezes inconveniente. A chegada de uma mulher e seu filho no meio desse tipo de relação torna tudo ainda mais complicado. Em conclusão, ótimo filme, com história de final surpreendente (sim, você terá grandes surpresas) e um roteiro primoroso. Eu que pensei que o ano já estava terminado acabei assistindo a um dos melhores filmes do ano! Quem poderia imaginar...

Ataque dos Cães (The Power of the Dog, Estados Unidos, Nova Zelândia, 2021) Direção: Jane Campion / Roteiro: Jane Campion / Elenco: Benedict Cumberbatch, Jesse Plemons, Kirsten Dunst, Kodi Smit-McPhee / Sinopse: Dois irmãos, donos de um próspero rancho no oeste, percebem as mudanças de vida quando um deles decide se casar. A chegada da nova esposa e de seu jovem filho muda o relacionamento entre eles de uma maneira que jamais poderiam imaginar.

Pablo Aluísio.

9 comentários:

  1. Eu ainda não vi. Fiquei com medo depois de assistir a bomba "Alerta Vermelho", que gastou três do maiores astros do momento com o pior lixo de filme dos últimos tempos.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme pode ver sem receios. Filme muito bom. Aliás é uma pena que não tenha sido lançado nos cinemas aqui no Brasil. Tinha qualidade de sobra para tanto.

    ResponderExcluir
  3. Pablo:
    Eu assisti finalmente. O filme tem tudo a ver com o título original , O Poder do Cão e nada a ver com o equivocado "pra variar" titulo nacional. Quem for assistir sem saber o titulo original vai ficar bem decepcionado.
    Bom filme, mas muito diferente do que eu esperava.

    ResponderExcluir
  4. ...segundo o roteiro esquerdista do filme, se você for homossexual, leia "minoria" você pode matar duas pessoas e, não só será perdoado, como será feita no filme uma apologia subliminar ao ato extremamente vil.

    ResponderExcluir
  5. Cada espectador forma sua própria interpretação do filme que assiste. Algo natural em termos de arte. A minha interpretação é diferente da sua. O roteiro mostra que mesmo as pessoas mais fragilizadas fisicamente podem superar seus algozes usando apenas de sua inteligência. O fato desse personagem ser homossexual é secundário. Poderia ser ou não, mas tinha que ser um rapaz frágil no meio de todos aqueles cowboys fortes e rudes. E ele sofre todos os abusos psicológicos por parte deles, mas no final dá o troco. Eu gostei bastante do filme justamente por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece Pablo, que a vida dele nunca esteve ameaçada, só zombavam dele, como era comum até poucos anos atrás entre homens. Se vingar matando uma pessoa por envenenamento de forma premeditada é um crime doloso e uma mensagem bem perigosa a se passar em um filme de espectro planetário. Fora o fato que a vitima estava se esforçando para se relacionar bem com ele, sejam lá quais fossem as intenções.

      Excluir
  6. ... e o alivio e felicidade de todos com a morte de um irmão ou filho ao ponto de fazerem um convite para a festa de Natal eu achei desproporcional, afinal o cara era grosso, chato, fedido, mas muito inteligente, trabalhador, bem sucedido e muito amigo do seu irmão antes desse se enrrabixar pela mulher mais que fora do cabo. Alias que atriz que só faz esse papel a vida toda.
    Achei o filme com uma moral doentia.

    ResponderExcluir
  7. Cada cabeça, uma sentença. Como eu disse, interpretações diferentes. Na questão ao aspecto moral realmente não há nada moral em matar outra pessoa. Claro, estamos falando de um crime. Entretanto o roteiro não quer santificar o personagem que comete esse crime. Ele faz parte do jogo da dramaturgia. Nem todos são mocinhos ao estilo da velha escola.

    ResponderExcluir