quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Vingança & Castigo

Faroeste da Nefflix. Um Black Western. E o que significa esse termo? Basicamente um faroeste com personagens e atores negros. Um bom filme, com uma história bem escrita que faz o espectador manter o interesse no desenrolar de todos os acontecimentos. No enredo dois criminosos do velho oeste precisam acertar as contas com um passado sangrento. O pistoleiro de armas douradas Rufus Buck (Idris Elba) matou o pai e a mãe de Nat Love (Jonathan Majors) quando ele era apenas uma criança. O tempo passa e Nat forma seu próprio bando de criminosos especializados em roubos a bancos. Só que ele é surpreendido pela notícia de que Rufus está em liberdade novamente após ficar longos anos na prisão. Seus comparsas o libertam quando ele viajava de trem ao ser transferido para uma nova prisão em outro estado. Livre das correntes, Rufus reorganiza sua quadrilha e começa a espalhar o terror novamente no velho oeste. E Nat está disposto a matá-lo para vingar a morte de seus pais anos antes.

O ator Jonathan Majors que interpreta o ladrão de bancos Nat parece ser um tipo dócil demais para enfrentar o vilão Rufus de Idris Elba. Esse sim está ótimo em cena pois capturou muito bem o que o roteiro exigia dele. Seu vilão é um tipo desalmado, que mata uma pessoa como se esmaga uma mosca que está incomodando. O plot twist da cena final também me soou bem idealizado, fazendo uma ponte de ligação ainda mais forte entre os dois personagens. O filme tem ótimas sequências de ação e uma ambientação muito boa, ora lembrando em certos momentos do estilo do western spaghetti. A trilha sonora também é um ponto positivo, com temas que fogem um pouco do estilo tradicional de músicas que você esperaria ouvir nesse tipo de filme, mas que no final se encaixam bem no que vemos na tela. Enfim, um bom western contemporâneo, mostrando que esse gênero cinematográfico tão tradicional ainda vive.

Vingança & Castigo (The Harder They Fall, Estados Unidos, 2021) Direção: Jeymes Samuel, Boaz Yakin / Roteiro: Jeymes Samuel / Elenco: Jonathan Majors, Idris Elba, LaKeith Stanfield, Zazie Beetz / Sinopse: Dois pistoleiros precisam acertar as contas no velho oeste. Rufus Buck (Idris Elba) matou os pais de Nat Love (Jonathan Majors) na sala de jantar de sua própria casa. Agora que Rufus está novamente em liberdade, Nat planeja finalmente sua vingança de sangue.

Pablo Aluísio. 

4 comentários:

  1. Se tem uma coisa que não me desce é essa farsa de black western. É uma coisa que nunca aconteceu, e nem poderia ter acontecido, como nos ensinou Tarantino no seu paródico D'Jango Livre. Esse é um verdadeiro racismo reverso.

    ResponderExcluir
  2. Historicamente a questão é complicada. Vou citar um exemplo. No filme existe uma personagem, uma jovem negra e rica, que começa a comprar diversos saloons no velho oeste. Qual é a chance de algo assim ter acontecido naqueles tempos tão racistas? Acredito que bem poucas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Estão fazendo o que hoje seria um "white face". Se fosse ao contrario, hoje, daria todos os problemas imagináveis.

      Excluir