sábado, 18 de dezembro de 2021

Um Homem Determinado

O presidente dos Estados Unidos Franklin Delano Roosevelt não foi apenas o líder americano que enfrentou a II Guerra Mundial. Ele também enfrentava uma grande batalha interna, de índole pessoal. Ele lutava contra a poliomielite (paralisia infantil). O roteiro desse filme se concentra exatamente nesse aspecto de sua vida particular. Enquanto liderava os Estados Unidos em momentos de crise, como a grande depressão, ele também procurava tratamentos para sua doença. Alguns desses tratamentos eram alternativos. Ele, por exemplo, se sentia muito bem quando se banhava nas águas termais de Warm Springs, que inclusive dá título original ao filme. Muitas das cenas se passam nesse lugar onde o presidente conseguia relaxar e se sentir revigorado. A poliomielite de Roosevelt era inclusive de conhecimento de poucas pessoas próximas. O povo americano em geral desconhecia essa informação.

Essa foi uma produção da HBO Films. Por essa razão só foi exibido nesse canal por assinatura na época de seu lançamento original. Não é um filme muito conhecido, justamente por esse aspecto. Entretanto não vá pensar que se trata de um telefilme com pouco recursos ou algo parecido. A HBO sempre primou por um alto padrão de qualidade em suas produções. Penso inclusive que o filme é tão bom nesse ponto que poderia ter sido lançado nos cinemas sem maiores problemas. Esse conceito de que todo telefilme tem produção pobre e inferior é uma coisa que vem lá dos anos 60 e 70 e hoje em dia não passa de um preconceito sem qualquer razão de ser.

Um Homem Determinado (Warm Springs, Estados Unidos, 2005) Direção: Joseph Sargent / Roteiro: Margaret Nagle / Elenco: Kenneth Branagh, Cynthia Nixon, David Paymer / Sinopse: O filme conta a história real do presidente Franklin Delano Roosevelt (Kenneth Branagh) e sua luta para amenizar os efeitos da poliomielite (paralisia infantil) em sua vida pessoal. Filme premiado pelo Primetime Emmy Awards em cinco categorias.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. O surpreendente é que o Rossevelt foi visitado pela Princesa Anne da Inglaterra, e ela que era vista no Reino Unido como uma tresloucada inconsequente, caiu nas graças dele. fazendo da visita um enorme êxito diplomático, numa época em que a Inglaterra mais do nunca dependia de recursos financeiros dos EUA. Esse episodio é esmiuçado na série Crown e em momento algum é sequer sugerido que o Roosevelt tivesse dificuldade de locomoção. ou que ele fosse paraplégico, o que era um consequência natural da Poliomielite.

    ResponderExcluir
  2. Em um tempo em que o principal meio de comunicação era o rádio, era possível esconder esse tipo de coisa do grande público. Hoje em dia isso seria impossível.

    ResponderExcluir