Quando Brad Pitt começou a realmente fazer sucesso no cinema ele logo foi comparado a Robert Redford. Ambos, diziam os críticos, eram parecidos fisicamente e seguiam um mesmo estilo de personagem. Pessoalmente eu nunca achei, mas como parecia ser uma boa ideia reunir a dupla em um filme a Universal Pictures aceitou pagar os cachês milionários dos atores para que eles estrelassem esse "Spy Game". É interessante notar que quando o filme foi lançado havia um certo pensamento de que filmes sobre espiões estavam fora de moda, ultrapassados. Até porque poucos anos antes o muro de Berlim havia caído e não tinha mais muito sentido apostar nesse tipo de roteiro. Foi talvez esse o maior problema enfrentado pelo filme quando chegou aos cinemas.
A bilheteria foi morna e a repercussão nada animadora. A trama gira em torno de um agente da CIA veterano, Nathan Muir (Robert Redford), que é convocado pelo serviço de inteligência para salvar a vida do jovem espião Tom Bishop (Brad Pitt), que foi seu pupilo no passado. A "amizade" que os une é do tipo amor e ódio pois o personagem de Redford não consegue confiar plenamente em Pitt. Com uso de flashbacks em seu desenrolar o filme só se prejudica mesmo por sua falta de ritmo. Como escrevi naquela época o público não parecia mais interessado em jogos de espiões dos tempos da guerra fria. Muito provavelmente se o filme tivesse sido lançado antes, uns três anos antes, teria melhor sorte, quem sabe...
Jogo de Espiões (Spy Game, Estados Unidos, 2001) Direção: Tony Scott / Roteiro: Michael Frost Beckner / Elenco: Robert Redford, Brad Pitt, Catherine McCormack, Marianne Jean-Baptiste / Sinopse: Um espião veterano é escalado para ajudar um episáo bem mais jovem, porém ao que tudo indica há mais interesses escusos em jogo, mesmo que muitos não saibam.
Pablo Aluísio.
Jogo de Espiões
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Pablo:
ResponderExcluirEssa bobagem do Brad Pitt ser a reencarnação do Robert Redford quando jovem já vinha sendo alimentada desde 1992 no bom "Nada é Para Sempre". Essa de 2001 nesse "Jogos de Espiões" foi a derradeira tentativa de sedimentar esse ilusão de Hollywood. Numa cena de Jogos de Espiões quando o Robert Redford esta fazendo a barba o próprio Brad Pitt tira um sarro nesse negocio da semelhança fisica e diz ao Redford:"por que você perde tempo com isso, você é horrivel".
Dois bons atores, mas muito diferentes em tudo além do fato de serem muito loiros e muito bonitos.
A diferença é grande, diria abissal. O Robert Redford além de grande ator também se revelou um grande diretor de cinema. O Pitt afundou nesse mundinho fútil de celebridades de Hollywood.
ResponderExcluir