segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Jogo de Espiões

Quando Brad Pitt começou a realmente fazer sucesso no cinema ele logo foi comparado a Robert Redford. Ambos, diziam os críticos, eram parecidos fisicamente e seguiam um mesmo estilo de personagem. Pessoalmente eu nunca achei, mas como parecia ser uma boa ideia reunir a dupla em um filme a Universal Pictures aceitou pagar os cachês milionários dos atores para que eles estrelassem esse "Spy Game". É interessante notar que quando o filme foi lançado havia um certo pensamento de que filmes sobre espiões estavam fora de moda, ultrapassados. Até porque poucos anos antes o muro de Berlim havia caído e não tinha mais muito sentido apostar nesse tipo de roteiro. Foi talvez esse o maior problema enfrentado pelo filme quando chegou aos cinemas.

A bilheteria foi morna e a repercussão nada animadora. A trama gira em torno de um agente da CIA veterano, Nathan Muir (Robert Redford), que é convocado pelo serviço de inteligência para salvar a vida do jovem espião Tom Bishop (Brad Pitt), que foi seu pupilo no passado. A "amizade" que os une é do tipo amor e ódio pois o personagem de Redford não consegue confiar plenamente em Pitt. Com uso de flashbacks em seu desenrolar o filme só se prejudica mesmo por sua falta de ritmo. Como escrevi naquela época o público não parecia mais interessado em jogos de espiões dos tempos da guerra fria. Muito provavelmente se o filme tivesse sido lançado antes, uns três anos antes, teria melhor sorte, quem sabe...

Jogo de Espiões (Spy Game, Estados Unidos, 2001) Direção: Tony Scott  / Roteiro: Michael Frost Beckner / Elenco: Robert Redford, Brad Pitt, Catherine McCormack, Marianne Jean-Baptiste / Sinopse: Um espião veterano é escalado para ajudar um episáo bem mais jovem, porém ao que tudo indica há mais interesses escusos em jogo, mesmo que muitos não saibam.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo:
    Essa bobagem do Brad Pitt ser a reencarnação do Robert Redford quando jovem já vinha sendo alimentada desde 1992 no bom "Nada é Para Sempre". Essa de 2001 nesse "Jogos de Espiões" foi a derradeira tentativa de sedimentar esse ilusão de Hollywood. Numa cena de Jogos de Espiões quando o Robert Redford esta fazendo a barba o próprio Brad Pitt tira um sarro nesse negocio da semelhança fisica e diz ao Redford:"por que você perde tempo com isso, você é horrivel".
    Dois bons atores, mas muito diferentes em tudo além do fato de serem muito loiros e muito bonitos.

    ResponderExcluir
  2. A diferença é grande, diria abissal. O Robert Redford além de grande ator também se revelou um grande diretor de cinema. O Pitt afundou nesse mundinho fútil de celebridades de Hollywood.

    ResponderExcluir