quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

No Limite do Mundo

O filme conta a história real do navegador inglês James Brooke (Jonathan Rhys Meyers). No século XVIII ele chegou em Bornéu, uma ilha maior em extensão territorial do que a própria Inglaterra. Só que o povo que ali vivia ainda era muito simplório e primitivo, pelo menos dentro da mentalidade de um europeu da época. No começo Brooke apenas queria estudar a fauna e a flora local pois tinha a intenção de publicar um livro sobre esse tema quando retornasse para Londres. Só que o tempo foi passando, ele foi ficando amigo dos nativos e para sua surpresa acabou sendo nomeado como uma espécie de Rajá local, um tipo de monarca daquele povo. Seus amigos que viajavam ao seu lado acharam tudo um absurdo, mas Brooke acabou assumindo sua nova posição com grande dedicação e responsabilidade. E quando a Marinha Real chegou na região acabou encontrando um Rei inglês dominando aquela terra esquecida por Deus.

Essa história acabou se tornando popular na Inglaterra na época, dando origem a uma série de livros e contos baseados nessa situação inusitada de um europeu que se tornava Rei em terras distantes. O livro "Heart of Darkness" de Joseph Conrad foi inspirado nesse caso. Anos depois esse livro seria adaptado ao cinema no clássico "Apocalypse Now". Outra referência cultural óbvia é "O Homem Que Queria Ser Rei" com Sean Connery. Assim nota-se perfeitamente a importância cultural da história de James Brooke. Dito isso, esse filme "No Limite do Mundo" conta bem sua história. Só não vá esperar por uma grande produção. O filme foi realizado no limite do que era necessário para o enredo, sem luxos. Ainda assim gostei do resultado. A história, o mais importante, merecia mesmo ser contada em um bom filme.

No Limite do Mundo (Edge of the World, Estados Unidos Inglaterra, 2021) Direção: Michael Haussman / Roteiro: Rob Allyn / Elenco: Jonathan Rhys Meyers, Josie Ho, Dominic Monaghan / Sinopse: O filme conta a história real de um explorador britânico que acaba virando Rei em uma região distante da civilização ocidental. Foi o homem que virou rei de povos dos mares do Sul.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Eu gostei que o filme "No Limite do Mundo "...foi realizado no limite do que era necessário..."
    Isso que é coerência com o titulo.

    ResponderExcluir