quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Dr. Mesmer - O Feiticeiro

O ator britânico Alan Rickman faleceu em 2016. Ele tinha apenas 68 anos de idade.  Eu pensei então em comentar algum filme dele, mas que fugisse do óbvio de citar sua atuação na franquia "Harry Potter", etc. Assim me recordei desse pouco conhecido "Dr. Mesmer". Assisti esse filme ainda na era do VHS e mesmo naquela época pouca gente viu. É uma bonita produção (toda se passando na linda Viena) que mostrava um pouco da história (real) dessa estranha, mas interessante figura do Dr. Franz Anton Mesmer. A ciência tal como conhecemos hoje, com método científico e maior rigor na dedução de suas conclusões, não era bem assim em seus primórdios. O conhecimento científico passou por uma fase em que havia uma certa mistura entre ciência e esoterismo, ciência e ocultismo e até mesmo ciência e superstição.

A história do Dr. Mesmer se desenrolou justamente nesses tempos incertos, diria até mesmo confusos, para a busca pelo conhecimento científico mais rigoroso e objetivo. Esse também foi o tipo de papel perfeito para Rickman desfilar seus trejeitos, seu olhar estupefato e sua personalidade ímpar. Ele sempre será lembrado como o Professor Severus Snape da saga Harry Potter ou então em menor escala como o vilão frio e calculista do primeiro "Duro de Matar", mas a verdade é que Rickman foi muito mais do que isso. Por isso deixo aqui o convite para que você conheça mais de sua longa filmografia (quase 70 filmes no total). Procure pelos filmes menos conhecidos, como esse. Você certamente será surpreendido de forma bastante positiva por seu trabalho que era em muitos casos realmente excepcional.

Dr. Mesmer - O Feiticeiro (Mesmer, Estados Unidos, 1994) Direção: Roger Spottiswoode / Roteiro: Dennis Potter / Elenco: Alan Rickman, David Hemblen, Anna Thalbach, Heinz Trixner / Sinopse: O filme conta a história de uma controversa figura, o Dr. Mesmer. No limiar da ciência ele ousou procurar pelas grandes respostas do universo. Filme premiado no Montréal World Film Festival na categoria de Melhor Ator (Alan Rickman).  

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Dr. Mesmer - O Feiticeiro
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Vem do Dr. Mesmer o termo encanto mesmérico, com o qual se pode dominar pessoas apenas com a força do seu magnetismo animal. Pena que isso é considerado hoje pseudociência. Mas se existir, pra sua profissão de advogado é de altíssima valia. kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Tem gente que pensa que todo advogado é feiticeiro mesmo...

    ResponderExcluir