segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Music!

Bom, vamos falar um pouco sobre o que andei ouvindo por esses dias. Eu me peguei ouvindo alguns discos de Madonna. Eu não tenho a coleção completa de seus álbuns, mas tenho muita coisa que ouvi muito pouco em todos esses anos. Por esses dias ouvi pelo menos 4 CDs da Madonna. Comecei pelos dois clássicos "Like a Virgin" e "Like a Prayer". O primeiro ouvi todo. É puro anos 80. Nostalgia acima de tudo. O segundo só conferi algumas faixas. Tem uma maravilhosa música título, mas as demais achei bem mais ou menos - sendo bem sincero. Algumas ficaram muito datadas, no aspecto bem negativo dessa expressão.

Depois peguei dois CDs mais recentes dela. Aquele em que ela está vestida de cowgirl na capa, chamado "Music" eu nunca tinha ouvido direito. Embora a capa leve a pensar que teria country music nas músicas, isso é um engano. Todas as faixas que ouvi são de tecno pop. Vou mais além, é tecno pop gay, algo feito bem para seu público LGBT, um dos mais fiéis da cantora. Muito embalo, mas não reconheci nenhuma das faixas. Certamente não foram grandes hits. Por fim coloquei algumas faixas (as primeiras) de CD "Bedtime Stories" para ouvir. Esse material já conheço melhor, Já tinha ouvido esse CD com maior frequência em um passado mais recente.

Eu estou recuperando meu hábito de ouvir CDs, algo que perdi maior contato depois do surgimento do streaming. Pois bem, dos Beatles ouvi dois discos à prova de falhas. O primeiro foi "Help". Grande disco, muito superior ao filme que é simplesmente horrendo em minha opinião. No cinema Help envelheceu seus 50 e tantos anos. No disco continua com ar de frescor juvenil. Depois ouvi novamente o "Revolver". Obra-prima que só perde um pouco por causa da música indiana do George Harrison. Chato demais. Porém pulando essa faixa o resto é puro rock clássico da melhor qualidade.

Do Elvis Presley puxei o álbum "Raised On Rock / For Ol' Times Sake" para ouvir mais uma vez. Achei curioso como mesmo após tantos anos não consegui mudar de opinião sobre ele. A opinião continua a mesma desde que eu comprei o primeiro vinil, ainda nos anos 80. Acho um disco terrivelmente depressivo. Tirando a faixa principal, que considero muito interessante pelo ritmo e principalmente pela letra, todo o restante do repertório traduz o espírito que Elvis tinha na época. Algo muito fundo do poço, quase na base do desespero. Casamento destruído, excesso de drogas, desilusão com a própria vida. Elvis não escreveu nenhuma daquelas letras, mas elas eram o retrato mais fiel dele do que alguém poderia imaginar. As músicas são bem arranjadas e belamente tristes, mas tem que ter o espírito certo e saber o contexto histórico para realmente curtir aquela fossa toda.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Pablo:
    Vendo a Madonna cantar Material Girl, no antigo Som Pop, eu fiquei completamente apaixonado por ela. Eu a achava linda, com carinha de safada e fofa, ao mesmo tempo, e ainda mais com aquela vocalização super sensual. Mas depois que ela começou com aquela coisa mais radical, feminista botinuda, pra mim, ela foi perdendo a graça.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre vi ela muito ligada nas causas feministas. A fase dela mais jovem e fofa durou muito pouco. Já nos anos 80 ela levantava a bandeira das mulheres libertadas dos velhos preconceitos.

    ResponderExcluir
  3. Do Raised on Rock eu gosto da Find Out What's Happening.
    Esse disco parece bem voltado para s Soul Music.

    ResponderExcluir