quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Eles Não Envelhecerão

Nessa altura você que está lendo esse texto já deve ter assistido ao documentário "Get Back" do Peter Jackson. Muito se comentou sobre a tecnologia usada para restaurar velhos rolos de filmes de 50 anos atrás, quando os Beatles ainda existiam. Pois bem, essa tecnologia inovadora, que chegou a usar até mesmo inteligência artificial, foi criada na verdade para esse documentário anterior dirigido pelo mesmo cineasta. O tema aqui é a Primeira Guerra Mundial. Jackson aceitou o convite para coordenar uma grande equipe que iria recuperar velhos filmes e áudios que foram feitos justamente durante essa guerra terrível. Havia dois tipos básicos de arquivos. Um era formado por filmes, a maioria deles mudo. O outro era um imenso acervo de áudios captados em entrevistas com veteranos da Primeira guerra. Unindo os dois, usando de tecnologia moderna de edição e recuperação de filmes, Peter Jackson conseguiu finalizar mais esse ótimo documentário histórico. Os próprios soldados que viveram tudo aquilo contam suas experiências, histórias, etc.

Algumas coisas me chamaram muito a atenção. A primeira delas foi a idade precoce dos soldados ingleses. Muitos deles mentiam sobre sua idade na hora do alistamento. O resultado disso foi que muitos adolescentes (alguns com meros 15 anos!) foram enviados para o front de batalha de uma das guerras mais terríveis da história. Claro que muitos desses adolescentes não tiveram a menor chance. Duraram muito pouco tempo na linha de frente. Outra coisa que me deixou estarrecido foram os detalhes sobre a total falta de higiene nas trincheiras. Simplesmente não existia qualquer cuidado sanitário. Muitos morriam de doenças sem nem mesmo entrar em combate. Por isso essa guerra também deu origem a muitas pandemias, uma delas a gripe espanhola que mataria milhões de pessoas nos anos seguintes. Doenças relacionadas a carrapatos, piolhos, vermes e outros parasitas também tiveram uma explosão de casos! Algo realmente estarrecedor de conhecer.

A Inglaterra perdeu quase 1 milhão de soldados na Primeira Guerra Mundial. Entre os mortos estava o próprio bisavô do diretor. O filme aliás foi dedicado a ele. Por isso Peter Jackson e sua equipe vasculharam centenas de arquivos para elaborar uma cena que causa impacto. Primeiro vemos determinados soldados sorridentes, brincando uns com os outros, relaxando, de bom humor. Logo depois Peter Jackson colocou a imagem desses mesmos soldados mortos na lama do campo de batalha. Lá estavam todos eles, destroçados por alguma bomba ou gás jogado pelo inimigo. É um impacto e tanto no espectador. Tudo para lembrar que uma guerra é antes de tudo algo triste, a se lamentar, a se evitar. Afinal aqueles jovens soldados morreram ali, muitos de forma simplesmente horrível. Vários corpos nunca foram recuperados. Eles nunca tiveram a chance de envelhecerem. Foram sepultados em pleno campo de batalha. A guerra é antes de tudo uma monstruosidade. E essa, no final de tudo, é a grande lição histórica desse filme imperdível.

Eles Não Envelhecerão (They Shall Not Grow Old, Inglaterra, 2018) Direção: Peter Jackson / Roteiro: Peter Jackson / Elenco: Thomas Adlam, William Argent, John Ashby / Sinopse: Documentário histórico narrado por veteranos da Primeira Guerra Mundial, com imagens reais restauradas por moderna tecnologia cinematográfica. Filme indicado ao BAFTA Awards na categoria de melhor documentário.

Pablo Aluísio.

3 comentários: