quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Guardiões da Noite

Caso curioso. Um filme russo sobre vampiros! Isso mesmo, uma mistura bem interessante. Com o fim da União Soviética a Rússia finalmente se abriu para a cultura ocidental. E os vampiros vieram nesse pacote. Agora não vá pensando que por esse tipo de razão esse filme seria péssimo ou algo parecido. Absolutamente nada a ver. O filme é muito bem produzido, inclusive contou com a participação de técnicos em efeitos especiais importados diretamente de Hollywood. O resultado acabou sendo dos melhores. Aqui no Brasil o filme fez sucesso, ganhou edição nacional em DVD, mas quem curtiu também ficou a ver navios porque os filmes que vieram depois não chegaram no Brasil. No meu caso foi justamente o que aconteceu. Só vi o primeiro filme! Até hoje não consegui achar os demais para assistir. Como se fala "Que lástima!" em russo?
   
E qual é a história que esses contos vampirescos nos conta? Em Moscou dois grupos rivais de vampiros se enfrentam nas noites escuras da cidade. Aliás pegando o gancho devo dizer que se existe um problema maior nesse filme esse seria justamente em seu roteiro. Muitas vezes as situações não são devidamente explicadas, fazendo com que o espectador tenha que se esforçar para se situar no meio daquelas criaturas de dentes afiados. De qualquer maneira com um pouquinho de paciência e dedicação as coisas começam a se encaixar. Só não espere por um final fechado. Como é o primeiro de uma trilogia, a história não tem desfecho definitivo.

Guardiões da Noite (Nochnoy dozor, Rússia, 2004) Direção: Timur Bekmambetov / Roteiro: Timur Bekmambetov / Elenco:  Konstantin Khabenskiy, Vladimir Menshov, Mariya Poroshina / Sinopse: Vampiros russos se caçam e se matam nas noites escuras e desertas de uma Moscou simplesmente assustadora. O último e mais velho vampiro se tornará o Lord protetor de um novo clã de criaturas da noite.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Não tem jeito dos comunistas serem ditadores perpétuos das mentes: deu um pouco de liberdade já vêm Vampiros, MacDonalds, Rock, etc.
    É isso que o povo quer, não ficar usando farda e sendo tutelado pelo governo em "prol da coletividade", leia-se, políticos facínoras .

    ResponderExcluir
  2. Um dos maiores erros do Karl Marx foi justamente esse, subestimar a capacidade que todo ser humano tem de decidir o que é melhor para si mesmo...

    ResponderExcluir