domingo, 12 de dezembro de 2021

Uma Noite de Crime: A Fronteira

Nunca havia assistido um filme dessa franquia, então decidi começar por esse mais recente. A premissa é das mais absurdas. Imagine que o governo dos Estados Unidos decrete um lapso anual de 12 horas onde tudo será permitido. Não existirá mais crimes, ninguém será mais punido nesse intervalo de tempo. Agora imagine o que iria acontecer na fronteira entre Estados Unidos e México nessas 12 horas. Grupos de supremacistas brancos, fortemente armados, iriam para as ruas para na visão deles "limpar a América" da escória humana. E quem seria essa escória? Ora. na mente de um racista claro que seriam os imigrantes pobres latinos, os negros, os índios. Todo tipo de minoria deveria ser exterminada nessas 12 horas. Afinal não haveria punição nem mesmo para os crimes mais violentos. Pela sinopse já deu para sentir o peso do argumento do filme, não é mesmo? Entretanto é melhor não ir se empolgando muito.

Esse tipo de visão distópica daria margem a uma interessante discussão social sobre os rumos que o racismo toma nos Estados Unidos, inclusive nos dias atuais. Só que esse filme não foi feito para isso. O nome de Michael Bay na produção explica bem esse aspecto. O que importa não é o debate sobre racismo, mas sim aproveitar na tela várias e várias cenas de ação e matança. Só que nem isso conseguiram acertar direito. Existe uma cena na parte final do filme, passada no deserto, que é pura imitação de "Mad Max". Aliás essa parte final do filme é destituída de maior interesse. A única coisa realmente boa é a ironia de ver um monte de gente fugindo para o México porque os Estados Unidos se tornaram terra de ninguém. Quem poderia imaginar?

Uma Noite de Crime: A Fronteira (The Forever Purge, Estados Unidos, 2021) Direção: Everardo Gout / Roteiro:James DeMonaco / Elenco: Ana de la Reguera, Tenoch Huerta, Josh Lucas / Sinopse: O governo americano decide dar total liberdade ao povo americano por 12 horas. Só que a celebração da liberdade acaba se transformando em anarquia violenta, com grupos racistas caçando minorias raciais na fronteira do México. A caçada humana acaba saindo do controle total quando os racistas declaram que só vão parar quando matarem o último imigrante latino que encontrarem pela frente.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Uma Noite de Crime: A Fronteira
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Também nunca vi nenhum dessa franquia ,mas pelo jeito essa série virou refém da politicagem pseudo-progressista da Esquerda (que no fim das contas são os verdadeiros regressistas , segregacionistas e amantes de Totalitarismo nos EUA).

    ResponderExcluir
  3. Pablo:
    Você ja reparou como a sociedade americana é filosoficamente doente? Você acha que tem cabimento um estória igual a desse filme?

    ResponderExcluir
  4. Pois é, meus caros, temos outro filho bastardo de Mad Max com enredo dos mais bizarros...

    ResponderExcluir