domingo, 26 de dezembro de 2021

Dominação

Assisti a esse terror e suspense há bastante tempo, mais precisamente ainda nos tempos das locadoras VHS. O título original "Lost Souls" é bem adequado. É a história de uma garota chamada Maya Larkin (Winona Ryder) que começa a desenvolver um comportamento estranho e fora dos padrões. Ela sempre foi uma pessoa religiosa, porém agora as coisas parecem fugir do controle. O Padre Lareaux (John Hurt) logo percebe o que está acontecendo: ela está sob possessão de um demônio, um espírito imundo vindo diretamente das profundezas do inferno. Pior do que isso, tudo pode ser apenas uma grande preparação para a chegada da besta, o anticristo 666.

Bom, filmes sobre possessões do diabo ou se tornam clássicos (como "O Exorcista") ou então caem no ridículo. Dificilmente ficam apenas no meio termo. Esse "Dominação" acabou ali entre o previsível e o ruim. No fundo acabou se tornando um filme simplesmente esquecível (afinal quem ainda se lembra dele?). De bom mesmo temos apenas a boa interpretação de John Hurt, que sempre foi aquele tipo de ator que sempre fazia valer a pena qualquer filme em que estivesse no elenco. Já Winona Ryder se limita a fazer caretas de pavor! Se o tema lhe interessa, arrisque, porém saiba de antemão que o filme não é realmente grande coisa!

Dominação (Lost Souls, Estados Unidos, 2000) Direção: Janusz Kaminski / Roteiro: Pierce Gardner, Betsy Stahl / Elenco: Winona Ryder, John Hurt, Ben Chaplin, Sarah Wynter / Sinopse: Jovem garota começa a apresentar um estranho comportamento, o que leva um padre a crer que ela está sendo possúida pelo Diabo.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Estréia na direção do diretor de fotografia favorito de Spielberg. Mas é como vc disse, fora o visual elaborado de algumas cenas é perfeitamente esquecível. Qualquer Terror Satânico dos anos 70 é melhor que esse .

    ResponderExcluir
  2. "Maya Larkin (Winona Ryder) que começa a desenvolver um comportamento estranho e fora dos padrões."
    No caso da Winona, a vida imitou a arte, não com terror, mas com crime. Comportamento bem fora do padrão que destruiu a sua carreira em plena ascensão.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Jobson, filmes dos anos 70 marcaram muito mais mesmo... Parece que os filmes que foram feitos depois disso perderam a magia...

    ResponderExcluir
  4. Foi presa furtando objetos (se me lembro bem foram roupas) em uma loja de Los Angeles... Depois disso a carreira dela afundou...

    ResponderExcluir