quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

The Beatles - Get Back - Part 3

Terceira e última parte do documentário "Get Back". Realmente as coisas começam a ficar cansativas para o espectador. São horas e horas de ensaios, geralmente com as mesmas músicas. Cada detalhe, cada nota, é discutida. Os Beatles de fato repetiam uma mesma canção até a exaustão para que ficasse perfeita. Para quem ouvia os discos era uma maravilha. Entretanto assistir a esse trabalho todo fica mesmo um tanto cansativo. As coisas só melhoram quando surge a garotinha Heather, filha de Linda. Ela vai ao estúdio e como toda menina de seis anos está a todo vapor na energia. Ela cria algumas baguncinhas que animam o ambiente. John contando a história do gatinhos para ela é bem divertida. Igualmente engraçada é a cena em que ela canta no microfone, imitando a Yoko e seus gritos. Todo mundo ri no estúdio, mas ninguém explica a piada para não ofender John Lennon, é claro!

A terceira parte também é salva por causa da apresentação no terraço do prédio Apple. Você já viu isso no filme original "Let It Be", mas nunca de forma tão completa. Os detalhes são mais explorados. Coitados dos dois policiais que ficam lá embaixo enquanto os Beatles tocam no alto do prédio. Educados e polidos, eles esperam pacientemente os Beatles terminarem seu show. Se fosse os policiais brasileiros... Muitas críticas estão surgindo nas redes sociais afirmando que as músicas nunca aparecem na íntegra. Isso foi proposital, uma decisão da Apple. Eles acreditam que se as músicas surgissem completas aqui no documentário as pessoas deixariam de comprar o recente box de cinco CDs de "Let It Be". Faz sentido pensar assim? Bom, eles devem ter seus motivos, ainda mais atualmente com a indústria fonográfica em eterna crise. No geral, apesar de certos momentos cansativos, vela muito a pena assistir a tudo. Quase 8 horas de documentário! É uma maratona, sem dúvida, mas que vale a pena ser percorrida.

The Beatles - Get Back - Part 3 (Inglaterra, 2021) Direção: Peter Jackson / Roteiro: Peter Jackson / Elenco: John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr, Yoko Ono, Linda Eastman, Mal Evans, George Martin, Michael Lindsay-Hogg, Glyn Johns, Neil Spinall / Sinopse: Terceira e última parte do documentário. Os Beatles continuam seus ensaios na Apple e decidem finalizar o filme tocando no alto do prédio de sua gravadora. A apresentação de poucas canções gera protestos e reclamações dos vizinhos que chamam a polícia. Paul McCartney tem finalmente o clímax que tanto esperava.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. "São horas e horas de ensaios, geralmente com as mesmas músicas. Cada detalhe, cada nota, é discutida. Os Beatles de fato repetiam uma mesma canção até a exaustão para que ficasse perfeita."
    E, além disso, reza uma lenda que havia nos Beatles um paradoxo, que era uma democracia ditatorial e que funcionava assim: na hora de escolher qual música estava perfeita para ir para o disco, pra escolher não vencia a maioria como numa democracia normal, mas somente ia para o disco a música que todos concordassem que aquela deveria ir, ou seja, se somente um deles rejeitasse alguma musica, essa ia para o lixo. Se credita a isso o aspecto de obra de arte que os trabalhos dos Beatles adquiriram.
    Se isso foi verdade eu não sei, mas é uma ótima lenda.

    ResponderExcluir
  2. Realmente a gravação era minuciosa. Muitas e muitas horas de estúdio. Nesse caso a lenda tem toda a pinta de ser verdade.

    ResponderExcluir