quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Sua Majestade, Mrs. Brown

Até hoje os historiadores discutem a natureza do relacionamento da rainha Vitória com um de seus empregados, o Mr. Brown, que cuidava dos cavalos do palácio real. Teria sido um caso amoroso ou apenas uma amizade fraternal envolvendo uma solitária viúva e um homem que tinha a coragem de dizer tudo o que pensava para ela? É justamente a história que esse filme conta. Após a morte de seu marido, a Rainha Vitória (Judi Dench) entra em profunda depressão. Para aliviar sua dor ela acaba sendo amparada por John Brown (Billy Connolly), seu fiel cocheiro, que acaba se tornando seu grande amigo pessoal. Bom filme, muito interessante, explorando a figura de Mr. Brown, um sujeito comum que acabou virando alvo de fofocas durante a era vitoriana por causa de sua aproximação com a Rainha. Alguns historiadores defendem a tese de que havia ali algo muito maior do que a simples amizade, embora não existam provas concretas sobre isso.

Além da curiosidade histórica esse filme se destaca também pela bela atuação da atriz Judi Dench, uma dama do teatro inglês que vale qualquer ingresso. Sua atuação é sofisticada, terna e historicamente muito precisa. Um show de interpretação e bom gosto. Esse filme é um dos melhores já feitos sobre essa monarca inglesa, embora hoje em dia já existam outros filmes mostrando outras fases de sua vida e uma excelente série que inclusive já comentei aqui em nosso blog. Material, como se pode perceber, realmente não falta. O que se destaca nesse roteiro é que ele não se limita a mostrar seus grandes feitos como monarca, mas sim os aspectos mais pessoais, de sua vida privada, que a humanizam de forma maravilhosa.

Sua Majestade, Mrs. Brown (Mrs Brown, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, 1997) Direção: John Madden / Roteiro: Jeremy Brock / Elenco: Judi Dench, Billy Connolly, Geoffrey Palmer / Sinopse: O filme conta parte da história da Rainha Vitória da Inglaterra. Idosa e solitária, ela acaba criando um relacionamento muito próximo com Mr. Brown, um homem rude, que acaba conquistando sua amizade. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Atriz (Judi Dench) e Melhor Maquiagem.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Sua Majestade, Mrs. Brown
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    A Rainha Vitoria ter se tornado regente da Inglaterra, no auge do seu domínio sobre o mundo, e ainda ter seu nome dado a uma era, foi muito mais que um milagre. Eu não sei se você sabe, mas ela era a 11º na linha de sucessão e, com o agravante máximo na época, era mulher. Pois todos os 10 que estavam a sua frente foram, por um motivo, ou por outro, caindo e ela se tornou a grande rainha que conhecemos hoje nos livros de história e em filmes como esse do seu post.

    ResponderExcluir
  3. A era Vitoriana marcou o auge do império britânico. Depois disso, nunca mais... E ela ficou décadas de luto, remoendo a morte do marido. Isso acabou refletindo no mundo das artes, literatura, dando origem ao estilo gótico, dark.

    ResponderExcluir