terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Garotos Incríveis

Esse filme foi bastante badalado em seu lançamento, chegando inclusive a vencer um Oscar na categoria de Melhor Canção Original por "Things Have Changed" de Bob Dylan. Apesar de muito elogiado pela crítica nunca consegui gostar muito do filme e olha que tive muita boa vontade. O enredo passado em um meio universitário, com diálogos mais bem escritos do que o usual, poderia ser um diferencial. O problema é que o ritmo me soou fora do compasso, não fluindo naturalmente. Outro aspecto que me fez desanimar em relação a essa produção foi o papel de Michael Douglas. Ele aqui interpreta um professor intelectual que tenta potencializar os sonhos de seus pupilos. Esse tipo de personagem não combinou muito bem com o ator. Primeiro porque é complicado enxergar Douglas como um membro da academia. Segundo porque ao longo dos anos você vai criando uma imagem dele, até mesmo por causa de seus filmes anteriores, que pouco se encaixa aqui nessa história.  O filme realmente destoa do que o ator fez por anos.

De bom mesmo resta apenas o elenco mais jovem. Tobey Maguire, antes de se tornar o Homem-Aranha na primeira trilogia do personagem no cinema, está muito bem. Idem para uma ainda adolescente Katie Holmes. Por fim temos aqui um raro papel bem coadjuvante de Robert Downey Jr. Não é demais lembrar que o ator passou anos e anos tentando superar sua dependência química e isso significava muitas vezes encarar um projeto apenas como coadjuvante de luxo - nem que fosse para apenas ganhar o dinheiro suficiente para pagar as clínicas de rehab. Então é isso. Um roteiro até interessante que foi rodado de forma um tanto controvertida e pouco convincente. Infelizmente é lento e muitas vezes se perde o interesse. O mundo universitário americano, o melhor do mundo, merecia algo melhor.

Garotos Incríveis (Wonder Boys, Estados Unidos, 2000) Direção: Curtis Hanson / Roteiro: Steve Kloves, baseado no romance de Michael Chabon / Elenco: Michael Douglas, Tobey Maguire, Frances McDormand, Robert Downey Jr, Katie Holmes / Sinopse: Um professor universitário tenta inspirar seus alunos, potencializando seus sonhos pessoais para o futuro. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Edição (Dede Allen) e Melhor Roteiro Adaptado (Steve Kloves).

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo"
    O nome oculto desse filme é: "eu queria ser o Sociedade do Poetas Mortos dos anos 2000". Não deu. Como você já disse, muito por culpa do Michael Douglas, que, definitivamente, nunca foi, nem nunca será, o Robin Williams.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, Serge. Forçaram a barra demais, mas no final, apesar dos esforços dos envolvidos, simplesmente não deu...

    ResponderExcluir