quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

O Silêncio

Um terror da Netflix? É isso mesmo. O filme começa quando um grupo de exploradores de cavernas abrem uma fenda que estava há séculos lacrada. Para a surpresa (e desgraça) deles, surge uma espécie de animal pré-histórico, um tipo de Pterossauro carnívoro em tamanho mirim que ganha o mundo. Eles se reproduzem em velocidade, são cegos, mas atacam os seres humanos através do barulho que fazem. E trazem o completo caos ao nosso mundo. Sim, é um filme de monstros que até tem bons momentos. Para individualizar a tragédia o roteiro foca em cima de apenas uma família, o da garota com problemas auditivos Ally Andrews (Kiernan Shipka). Ao lado dos pais e da avó eles fogem de onde moram, por não ser mais seguro, caindo na estrada. Na viagem encontram todos os perigos, que surgem não apenas por causa dos monstrengos, mas também em razão de outros seres humanos. Filme on the road, com bichinhos assassinos da pré-história voando por cima dos personagens. É isso aí.  

Por falar nos bichanos, são até bem feitos. O roteiro ainda traz algumas surpresas que ajudam a manter o interesse do espectador, entre eles um grupo de religiosos fanáticos que com sorrisos tentam atrair a família de Ally. Só que na verdade são pedófilos vorazes, gente da pior espécie, a escória vestida de preto, que tentam se passar por bondosos. Pois é, desconfie de religiosos fanáticos. Geralmente são pessoas perigosas mesmo. O veterano Stanley Tucci é o nome mais conhecido do elenco. Ele interpreta o pai da família em desespero. Você vai reconhecer a jovem Kiernan Shipka se algum dia assistiu a série "Mad Men". Ela cresceu, não é mais uma criança e convence bem em seu papel. No final o roteiro deixa a porta aberta. Claro, era algo de se esperar. Os produtores estão de olho em futuras continuações. Quem viver (ou sobreviver), verá...

O Silêncio (The Silence, Estados Unidos, 2019) Direção: John R. Leonetti / Roteiro: Carey Van Dyke, Tim Lebbon / Elenco: Stanley Tucci, Kiernan Shipka, Miranda Otto, Kate Trotter, John Corbett / Sinopse: Uma família norte-americana tenta sobreviver ao ataque de monstros alados que ressurgem diretamente dos tempos pré-históricos.

Pablo Aluísio.

4 comentários: