quinta-feira, 19 de agosto de 2021

O Enviado

Vou ser sincero aqui. Apesar de ser um dos grandes atores da história do cinema americano, Robert De Niro só fez um grande filme nesse gênero de suspense e (quase) terror. Estou me referindo ao ótimo "Coração Satânico" de 1987 onde ele contracenou com Mickey Rourke e foi dirigido pelo genial Alan Parker. Depois disso, pelo menos nesse gênero específico, o "Bob Milk" (seu apelido de infância e adolescência em Nova Iorque) nunca mais acertou! Nem com um grande bastão de beisebol em mãos... todos os seus demais filmes nesse nicho foram bolas foras!

Esse "O Enviado" não fugiu disso. É um filme fraco que pegou carona com aquela coisa toda de clones que foi muito falado na época de lançamento do filme. Pois é, os clones estavam na moda, com as pessoas discutindo se era ou não ético clonar seres humanos... E se fossem clonados o que iria acontecer? Os clones teriam as mesmas características e personalidades dos clonados? E se pessoas falecidas fossem clonadas, o que iria acontecer? Claro que o roteiro do filme não ousa (e nem quer) discutir esses temas seriamente. Só quer, no final das contas, dar uns sustinhos nos espectadores. Nesse ponto, temos que falar a verdade, a coisa não saiu tão bem. Em termos de terror e suspense esse filme deixa bastante a desejar. Melhor rever "Angel Heart" mesmo. Fica a dica.

O Enviado (Godsend, Estados Unidos, 2004) Direção: Nick Hamm / Roteiro: Mark Bomback / Elenco: Robert De Niro, Greg Kinnear, Rebecca Romijn, Cameron Bright / Sinopse: Um casal concorda em clonar seu filho falecido, sob a supervisão de um médico enigmático, mas coisas bizarras começam a acontecer vários anos após seu renascimento.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. "Cabo do Medo" também pode-se dizer que é belo filme na linha Suspense/Terror.

    ResponderExcluir
  2. Cabo do Medo é sem dúvida um grande filme, mas eu pessoalmente não o colocaria na categoria terror. Talvez em suspense, mas terror não! Sempre vi mais como um filme na linha policial (quase) noir...

    ResponderExcluir
  3. No filme "Coração Satânico" o Robert De Niro não tinha iniciado ainda a sua fase careteira, que dura até hoje e tem se tornado piada recorrente nos programas de TV americana. Em "O Cabo do Medo", apesar de ser um bom filme dele, a fase das caretas dá seus primeiros sinais. Depois foi só ladeira abaixo, com pouquíssimas exceções.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente uma realidade. Suas grandes atuações ficaram no passado, anos 70 e 80...

    ResponderExcluir