quarta-feira, 25 de agosto de 2021

A Janela Secreta

Mort Rainey (Johnny Depp) é um escritor. Ele decide se isolar em uma casa no meio do nada para escrever seu novo livro. Um lugar bonito, com uma vista para o lago. E as coisas começam muito bem. Ele imediatamente começa as escrever as primeiras páginas para sua nova história. Para ele os livros são janelas que são abertas para um outro universo, um outro mundo proveniente de sua própria imaginação. Porém dessa vez ele parece ter aberto uma janela que deveria ficar fechada. Um estranho homem, de chapéu e roupas antigas, bate na sua porta e depois disso nada será como antes. Seria uma pessoa real ou fruto de sua imaginação? O que é pensamento e o que seria realidade?

Esse suspense até que foi bem elogiado pela crítica em seu ano de lançamento. Choveram textos positivos sobre o filme, o que me fez ir até mesmo ao cinema para conferir. Talvez por ter ficado com expectativas altas demais o filme me decepcionou. Filmes de suspense precisam seguir certas regras não escritas para darem certo. Uma delas é desenvolver melhor os acontecimentos. No caso desse filme temos situações que soam previsíveis demais. Além disso o fato do filme se passar no mundo presente o faz perder um pouco de clima. Talvez se fosse um filme passado na década de 1940, por exemplo, sua história soaria muito mais crível.

A Janela Secreta (Secret Window, Estados Unidos, 2004) Direção: David Koepp / Roteiro: David Koepp, baseado no livro "Four Past Midnight: Secret Window, Secret Garden" de Stephen King / Elenco: Johnny Depp, Maria Bello, John Turturro / Sinopse: Jovem escritor, isolado em uma casa de campo, onde pretende escrever seu novo livro, passa a ser atormentado por uma estranha figura que parece ter saído até mesmo de seus próprios escritos. Filme indicado no Fangoria Chainsaw Awards na categoria de melhor ator (Johnny Depp).

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo:
    Aconteceu uma coisa comigo: eu estou com dificuldade para gostar do Johnny Depp. E olha que eu acompanho a sua carreira desde "Os Anjos da Lei". Foi depois do "Piratas do Caribe 2", "Inimigos Públicos", mais ou menos. Sei lá. Ele ficou com uma cara esquisita nesses últimos tempos.

    ResponderExcluir
  2. Não foi apenas você. Nos Estados Unidos e Europa ele foi "cancelado" pelas feministas e grupos progressistas. Ao que tudo indica ele foi acusado de violência doméstica contra a esposa e a filha. O tempo fechou para ele por lá.

    ResponderExcluir