sexta-feira, 6 de agosto de 2021

1941 - Uma Guerra Muito Louca

Título no Brasil: 1941 - Uma Guerra Muito Louca
Título Original: 1941
Ano de Produção: 1979
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures, Columbia Pictures
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Robert Zemeckis, Bob Gale
Elenco: John Belushi, Dan Aykroyd, Treat Williams, Christopher Lee, Toshirô Mifune, John Candy, Nancy Allen

Sinopse:
Durante a Segunda Guerra Mundial os habitantes da Califórnia entram em pânico quando um boato se espalha em todas as cidades. Os rumores dão conta que as cidades da costa oeste serão em breve bombardeadas por uma grande esquadrilha de aviões japoneses. Assim que a falsa notícia se espalha o caos se instala em todos os lugares por causa do iminente ataque!

Comentários:
Ontem citei o comediante John Belushi (1949 - 1982) comentando uma comédia mais recente e isso me fez recordar desse "1941 - Uma Guerra Muito Louca". Belushi como todos sabemos foi cria do programa SNL da TV americana. Lá ele criou tipos inesquecíveis e virou ídolo da juventude que morria de rir com suas performances. Isso obviamente abriu as portas do cinema americano para ele e depois do sucesso de "Clube dos Cafajestes" o comediante estrelou esse filme, considerado o mais ambicioso de sua carreira até então. Dirigido por Steven Spielberg e roteirizado por Robert Zemeckis havia grandes expectativas de que se tornaria um grande campeão de bilheteria. Infelizmente isso não aconteceu. Produção muito cara o filme não conseguiu atrair a atenção do público, mesmo parecendo estar tudo em ordem, com as peças certas. O que deu errado? Muito provavelmente o tema (comédia passada em plena II Guerra Mundial) não tenha despertado a atenção do público na época. Afinal o cinema vivia uma outra fase, com filmes de ficção e aventura dominando as atenções. Outro problema vem do próprio roteiro escrito por Zemeckis e seu colega Bob Gale (os mesmos que criariam a franquia "De Volta Para o Futuro" alguns anos depois). Tudo é desorganizado, com excesso de personagens e falta de foco. Não demora muito para o espectador ficar desorientado no meio daquele enredo sem muito pé, nem cabeça. Para piorar as piadas são fracas e a sensação de estar vendo uma comédia sem graça logo domina. Revisto hoje em dia o filme serve apenas como curiosidade. Para relembrar John Belushi e entender que nem mesmo Steven Spielberg, o mago do cinema, era imune ao fracasso.

Pablo Aluísio

6 comentários:

  1. Spielberg estava com o ego nas alturas por conta de "Contatos Imediatos do Terceiro Grau" e principalmente "Tubarão" quando fez esse projeto de vaidade. O que dizer de um cineasta que cita a si mesmo nos primeiros 5 minutos de filme? Acho um dos mais fracos a carreira dele.

    ResponderExcluir
  2. Pelo sucesso que fez ao longo de sua carreira sempre considerei o Spielberg um cineasta até bem resolvido do ponto de vista psicológico. Ele é uma boa pessoa. Um cara legal. Entretanto como ninguém é perfeito aqui ele deu uma derrapada. O filme é uma egotrip dele. Um passo em falso.

    ResponderExcluir
  3. Vi esse filme em seu lançamento no cinema. Nesse tempo eu gostava de todos os filmes e raramente não os via mais de uma vez. Esse eu não gostei de nada. Não era engraçado como prometia e nem emocionante como o eram os filmes o Spielberg à época. Muito orçamento pra pouco resultado.

    ResponderExcluir
  4. Você viu no cinema? Bem interessante. No cinema filmes ruins ficam ainda mais ruins porque são acompanhados do arrependimento de se ter comprado um ingresso... rsrsrs

    ResponderExcluir