terça-feira, 31 de agosto de 2021

Coyote

Nova série que está na plataforma GloboPlay. O protagonista é uma guarda de fronteira entre Estados Unidos e México. Região perigosa, cheia de crimes, muito por causa da imigração ilegal. Bandos de "Coiotes" (como são chamados os criminosos que atravessam ilegais pela fronteira) atuam em toda a extensão da divisa entre os dois países. A série inicialmente terá apenas 7 episódios em sua temporada inicial. A produção foi problemática, por causa da pandemia. Conforme for assistindo irei colocando aqui as resenhas de cada episódio. Adianto que gostei do episódio piloto. Segue abaixo as demais avaliações.

Coyote 1.01 - Call of the Void
Ben Clemens (Michael Chiklis) é um guarda da fronteira. Sujeito durão, sempre disposto a pegar imigrantes ilegais e coiotes em geral. Durante uma ronda ele, por mero acaso, acaba descobrindo um túnel enorme debaixo do banheiro de um posto de gasolina. Mais de 10 metros de profundidade. Ao entrar dentro daquele buraco descobre um grupo de imigrantes mexicanos tentando chegar nos Estados Unidos de forma ilegal. E o tempo logo fecha entre o policial americano e os membros da quadrilha. O pior porém vem depois quando ele acaba se envolvendo numa confusão com uma mulher mexicana e seu companheiro, um capanga de um cartel de drogas. A situação obviamente fica tensa a ponto dele temer até mesmo por sua vida. Bom episódio inicial, até me animou para continuar acompanhando a série./ Coyote 1.01 - Call of the Void (Estados Unidos, 2021) Direção: Michelle MacLaren / Roteiro: Michael Carnes / Elenco: Michael Chiklis, Cynthia Kaye McWilliams, Juan Pablo Raba. 

Coyote 1.02 - Silver or Lead
Tecnicamente é mais do que complicado atravessar um deserto como o que separa os Estados Unidos do México. E é justamente isso que faz o guarda da fronteira com a imigrante que ele tenta salvar a vida. Em seu encalço, o perseguindo, vai um grupo de sicarios mexicanos. Se encontrarem as ordens são claras: matar o tira e se possível salvar a garota, até porque ela está grávida de um dos criminosos. Uma situação mais do que delicada. Esse episódio também serve como gancho para todos os demais, uma vez que o policial é coagido a partir de agora a trabalhar para eles. Será que ele vai ceder mesmo e começar a trabalhar para bandidos? Seria uma mudança e tanto. Complicado. / Coyote 1.02 - Silver or Lead (Estados Unidos, 2021) Direção: Michelle MacLaren / Roteiro: Michael Carnes / Elenco: Michael Chiklis, Juan Pablo Raba, Adriana Paz. 

Coyote 1.03 - Sin of Origin
O policial americano da fronteira Ben Clemens (Michael Chiklis) fica preso no México. Ele está sem dinheiro, cercado por homens violentos de um cartel de drogas. O que fazer? Ele arranja um pouco de dinheiro com a dona daquele pequeno restaurante e até consegue alugar um avião para atravessar a fronteira, mas é tudo em vão. O avião pertencia aos traficantes. Ele fica nas mãos do chefe do cartel depois que ele mata o atual marido de sua ex-mulher. Uma situação desesperadora. Nesse episódio também temos um pequeno flashback, quando Clemens atira em que jovem pensando que ele estava puxando uma arma - só que na verdade era seu celular! Um erro que custou uma vida, a vida de um jovem, com toda a vida pela frente... / Coyote 1.03 - Sin of Origin (Estados Unidos, 2021) Direção: Guy Ferland / Roteiro: Michael Carnes / Elenco: Michael Chiklis, Juan Pablo Raba, Adriana Paz. 

Coyote 1.04 - Juan Doe
Como libertar um prisioneiro, um imigrante ilegal que agora se encontra detido no posto da fronteira? Para o ex-policial aposentado ele vai ter que dar um jeito. Afinal agora deve favores e precisa fazer alguns "servicinhos" para o cartel mexicano de drogas da região. Então ele volta a vestir seu uniforme, finge que ainda está na ativa e entra na detenção em busca do tal sujeito. Claro que algo assim, se descoberto, vai lhe trazer muitos problemas. Talvez ele seja até preso, afinal se trata de um crime federal. De qualquer forma a coisa acaba acontecendo, mas deixa dois policiais mortos em uma estrada deserta. O ex-tira assim acaba cruzando uma linha que jamais poderia ser ultrapassada. Coisas terríveis pela frente. / Coyote 1.04 - Juan Doe (Estados Unidos, 2021) Direção: Guy Ferland / Roteiro: Michael Carne / Elenco: Michael Chiklis, Juan Pablo Raba, Adriana Paz. 

Coyote 1.05 - King Tide
A série já demonstra sinais de problemas nos roteiros. Não se sabe mais para onde ir. Em minha opinião erraram. Deveria ser uma boa série policial sobre um membro da polícia da fronteira entre Estados Unidos e México. Assunto não iria faltar. Mas aí decidiram que esse mesmo policial veterano iria trabalhar para o mundo do crime, para um cartel mexicano de tráfico de drogas. Aí a coisa desandou mesmo. Provavelmente não seguirei assistindo a série. Acho que ela entrou em um beco sem saída. Nesse episódio surgiu um antigo colega do protagonista que agora é um agente especial. Acho que tentaram consertar a série tarde demais. Por fim uma informação importante: só foram produzidos seis episódios até o momento e ninguém sabe se a série vai continuar ou não. Vamos aguardar. / Coyote 1.05 - King Tide (Estados Unidos, 2021) Direção: Stephen Kay / Roteiro: Michael Carnes / Elenco: Michael Chiklis, Juan Pablo Raba, Adriana Paz.

Coyote 1.06 - Plaza De Nada
A série foi suspensa nesse sexto episódio da primeira temporada. A razão foi a pandemia. Vai voltar? Terá novos episódios? Até agora não se sabe ao certo. De minha parte vou ficando por aqui mesmo. Não vou continuar a ver se houver novos episódios. E o que acontece nesse suposto final da série Coyote? É curioso porque os roteiristas deram um jeito de meio que fechar a história. Talvez previssem que não haveria mais nada pela frente. Foi uma boa decisão. E o que acontece? Basicamente Ben Clemens (Michael Chiklis) consegue autorização do cartel de drogas mexicano e volta aos Estados Unidos. Uma vez de volta ao seu país natal as coisas complicam. Ele é preso pelos próprios ex-parceiros da polícia. Em troca de uma pena mais leve propõe um acordo e se oferece para entregar o que sabe. Com isso a série chegou ao seu, digamos, "final provisório", vamos colocar nesses termos. Então é isso. Não sei vocês, mas eu vou dando bye bye. Nao vou seguir em frente mesmo se houver mais episódios, como já frisei. No meu caso é o fim da linha para essa série. / Coyote 1.06 - Plaza De Nada (Estados Unidos, 2021) Direção: Stephen Kay / Roteiro: Josh Gilbert / Elenco: Michael Chiklis, Juan Pablo Raba.

Pablo Aluísio.

10 comentários:

  1. A figura do Coyote mostra como a desgraça e o desespero humano é sempre muito lucrativo, e isso vem desde os primórdios da humanidade.

    ResponderExcluir
  2. E há um detalhe alarmante: muitos desses coiotes são brasileiros, especializados em atravessar brasileiros para viverem como imigrantes ilegais nos EUA. Triste situação.

    ResponderExcluir
  3. Sem querer julgar, mas tem que estar muito desesperado para passar por uma situação dessa. Eu fico pensando: Mesmo que passem, vão fazer o que em terras americanas?? Mendigar?... É muito triste tudo isso.

    ResponderExcluir
  4. Ah Pablo, esse ator colombiano Juan Pablo Raba é bom pra caramba. Ele foi um dos melhores da série Narcos.

    ResponderExcluir
  5. Review Adicionado:
    Coyote 1.02 - Silver or Lea
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  6. Review Adicionado:
    Coyote 1.03 - Sin of Origin
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  7. Review Adicionado:
    Coyote 1.04 - Juan Doe
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  8. Review Adicionado:
    Coyote 1.05 - King Tide
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  9. Review Adicionado:
    Coyote 1.06 - Plaza De Nada
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir