terça-feira, 3 de agosto de 2021

Antes Só do que Mal Acompanhado

Comédia adorável dos anos 80 que até hoje surpreende pelo calor humano envolvido em seu roteiro. O interessante é que quando o filme começa você fica pensando que vai assistir apenas a mais uma comédia como tantas outras estreladas pelo Steve Martin, aqui tendo como coadjuvante o talentoso John Candy. Mas não, essa é apenas a camada externa envolvida. No fundo se trata de um filme sobre um homem solitário que apenas quer um lugar, digamos, mais caloroso (do ponto de vista emocional) para passar o dia de ação de graças. Aliás, os anos 80 foram excelentes também em relação a filmes desse estilo. Foi uma década rica em filmes sobre adolescentes, juventude e também sobre feriados em geral, reuniões familiares, etc...

Outro aspecto digno de nota vem da boa interpretação do comediante John Candy. Eu me lembro que tive um baita susto quando soube de sua morte, ainda bem jovem (aos 43 anos de idade) em 1994. Partiu tão cedo dessa vida e nem teve a oportunidade devida para explorar todo o seu talento não apenas como comediante, mas também como ator em filmes mais sérios, como dramas. Algo a se lamentar realmente. Ao lado de Steve Martin nessa produção ele conseguiu uma bela química, uma dupla que deu muito certo em cena. E o que falar de John Hughes? Esse foi um dos cineastas mais legais que já passaram por Hollywood. Outro que deixou saudades e também partiu cedo demais.

Antes Só do que Mal Acompanhado (Planes, Trains & Automobiles, Estados Unidos, 1987) Direção: John Hughes / Roteiro: John Hughes / Elenco: Steve Martin, John Candy, Laila Robins / Sinopse: Neal Page (Steve Martin) tenta chegar de todas as formas em sua casa para os feriados, mas nada parece dar certo. Seu voo é cancelado, ele não consegue viajar de trem e tenta até mesmo alugar um carro para chegar a tempo. E acaba conhecendo um vendedor de cortinas para banheiro, um sujeito simpático que vai lhe fazer companhia nessa viagem desastrada.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Antes Só do que Mal Acompanhado
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    O John Candy e também o Steve Martin, são sem dúvida craques indiscutíveis, mas nesse filme acho que a mão mágica do John Hughes, especialmente, na década de '80, foi definitiva. Parece que ele tinha o talento de fazer muito com pouco e tornar esse pouco arte.

    ResponderExcluir
  3. Vou ser bem resumido: Quase morri de tanto rir. Cheguei a passar mal. Um dos filmes mais engraçados que vi na vida.

    ResponderExcluir