domingo, 1 de agosto de 2021

Mephisto

Excelente filme! A história se passa na Alemanha. O ator Hendrik Höfgen (Klaus Maria Brandauer) é considerado um profissional provinciano, até que decide se mudar para Berlim, para tentar subir na carreira. Na nova cidade ele começa a fazer sucesso interpretando Mefistófeles na peça Fausto de Goethe. Ator talentoso, logo começa a desfrutar da fama. Porém tudo isso acontece no exato momento em que o Partido Nazista toma o poder na Alemanha. Logo começam a desaparecer artistas, autores e pessoas envolvidas com o mundo teatral alemão. Hendrik Höfgen consegue escapar da perseguição nazista aos profissionais da cultura ao mesmo tempo em que vai se tornando mais e mais importante dentro do cenário cultural. Com a morte dessas pessoas os espaços vão ficando vagos e Höfgen passa a ocupar cargos cada vez mais importantes, até que se torna diretor do grande teatro nacional de Berlim, um posto de grande prestígio.

Ele se alia a um general nazista e vai se consolidando no meio de um dos regimes mais brutais da história. O roteiro assim cria um paralelo bem claro entre o personagem que o ator interpreta (Mefistófeles) e o verdadeiro pacto que ele faz com o Diabo na vida real, vendendo sua alma aos nazistas. O interessante é que no passado Hendrik Höfgen apresentava grande interesse pela arte bolchevique. Era um homem de esquerda. Com a subida dos nazistas ao poder ele imediatamente se torna um entusiasta do nazismo, tudo por conveniência e oportunismo. Um dos maiores destaques desse ótimo filme é a interpretação do ator Klaus Maria Brandauer. Ele se entrega como poucos e fica realmente assustador com a maquiagem branca de Mephisto. Em suma, ótimo momento do cinema alemão, aqui revirando a tumba daqueles que se aproveitaram do nazismo como escada social e profissional, usando da loucura ideológica daqueles dias, ainda que ignorando a morte de milhões de inocentes.

Mephisto (Mephisto, Alemanha, 1981) Direção: István Szabó / Roteiro: Péter Dobai, István Szabó, baseados no livro escrito por Klaus Mann / Elenco: Klaus Maria Brandauer, Krystyna Janda, Ildikó Bánsági / Sinopse: O ator de teatro Hendrik Höfgen (Klaus Maria Brandauer) se aproveita da tomada do poder pelo Partido Nazista para subir na vida, se tornando um ator de sucesso, comandando a arte em Berlim durante o III Reich. Filme premiado com o Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro.

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. Pablo:
    Eu me lembro desse filme na época do seu lançamento nos cinemas. Nunca o assisti por não gostar de filme cujo assunto é nazismo. Porém, lendo o o seu post, da forma que vê descreve o filme, confesso que meu deu vontade de ver. Você é um bom vendedor de filmes indigestos.

    ResponderExcluir
  2. O filme é bom! Só esqueci de comentar no texto que a edição do cinema alemão é um tanto diferente do que estamos acostumados, do cinema americano, por exemplo. Essa diferença pode levar alguns a considerar o filme um pouco truncado. Mas nada muito além disso.

    ResponderExcluir