domingo, 29 de agosto de 2021

Ninfomaníaca: Volume 1

O diretor Lars von Trier decidiu fazer dois filmes dessa história. Esse primeiro começa quando um senhor mais velho chamado Seligman (Stellan Skarsgård) encontra uma mulher, conhecida como Joe (Charlotte Gainsbourg), caída no chão, no meio da rua, machucada. Ele prontamente se oferece para ajudá-la. Pensa em chamar uma ambulância ou a polícia, mas ela recusa. Ao invés disso ele o leva para casa, para tomar chá e se recuperar. Então Joe começa a contar sua história. Desde quando era garotinha sua sexualidade era fora dos padrões. Depois quando veio a puberdade ela se atirou em uma vida promíscua. Fazia apostas com a amiga, sobre quem iria transar com mais homens em um trem e coisas do tipo. Com o tempo a coisa só piorou. Ela começou a transar com qualquer homem que surgisse pela frente. Homens mais novos, mais velhos, solteiros, casados, todos se tornavam seu alvo.

E claro, um comportamento como esse, também sempre traz problemas como quando a esposa de um de seus amantes apareceu em seu apartamento com três filhos pequenos para fazer uma cena constrangedora. Esse filme foi criticado em seu lançamento por causa das fortes cenas de sexo, mas ao meu ver essa é uma leitura superficial. Na verdade Lars apostou muito mais no aspecto emocional e psicológico de sua protagonista. Tanto isso é verdade que sua escalada de sexo e promiscuidade acontece na mesma proporção em que ela vai perdendo seu prazer real. Vai ficando insensível ao longo do tempo, como se fosse uma viciada em drogas, até porque queiram ou não há mesmo muitas semelhanças entre esse e o vício em sexo. Assim, olhando sob esse ponto de vista, gostei do filme e pretende ver o segundo. Não costumo me decepcionar com os filmes de Lars von Trier.

Ninfomaníaca: Volume 1 (Nymphomaniac: Vol. I, Dinamarca, Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, 2013) Direção: Lars von Trier / Roteiro: Lars von Trier / Elenco: Charlotte Gainsbourg, Stacy Martin, Stellan Skarsgård, Shia LaBeouf, Christian Slater, Uma Thurman / Sinopse: Mulher ninfomaníaca começa a destruir a vida dos homens com quem mantém relações amorosas. Aos poucos sua vida também vai se desmoronando por causa de seu comportamento promíscuo e sem limites.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Ninfomaníaca: Volume 1
    Nymphomaniac: Vol. I
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Bom Pablo:
    Eu confesso que só me interessei por esse filme por conta da parte "sexo explicito em filme mainstream"
    Agora, da serie "aqui se faz, aqui se paga", o ator feioso, mas pegador de beldades, Serge Gainsbourg, aquele da canção pornô Je T'Ame, passou a sua existência se fazendo de devasso em filmes, agora a Charlotte Gainsbourg, sua filha, faz um filme desses, ou seja, a vida como ela é.
    E olhe que há cenas com ela nesse filme na x-videos que foram cortadas do filme original por serem ainda mais pesadas, com cenas de sexo anal mais que explicito.

    ResponderExcluir
  3. Serge,
    No filme as cenas explícitas não duram mais que alguns segundos. Já dessas cenas que foram cortadas da edição definitiva do filme, não vi. Eu penso inclusive que mesmo as que entraram no filme não eram necessárias e acabaram atrapalhando muito. Com classificção etária mais alta acabou prejudicando comercialmente o filme.

    PS: reativei os blogs de terror, Music, Ação e Drama. Coloquei umas resenhas novas por lá. Os links estão aí ao lado.

    ResponderExcluir