terça-feira, 10 de agosto de 2021

A Duquesa

Título no Brasil: A Duquesa
Título Original: The Duchess
Ano de Produção: 2008
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures                      
Direção: Saul Dibb
Roteiro: Saul Dibb, Anders Thomas Jensen
Elenco: Keira Knightley, Ralph Fiennes, Charlotte Rampling, Dominic Cooper, Hayley Atwell, Simon McBurney

Sinopse: 
Baseado em fatos reais, o filme narra a história de Georgiana Spencer, nobre inglesa que se destacou por romper com os modelos femininos que se esperavam de uma mulher da nobreza como ela. Casada com o Duque de Devonshire, que estava interessado apenas em um herdeiro, a jovem duquesa resolveu romper os laços mais tradicionais da sociedade britânica da era vitoriana. Roteiro baseado no livro escrito por Amanda Foreman.

Comentários:
Filme muito bom, com excelente reconstituição de época e história mais do que interessante dessa nobre inglesa que estava além de seu tempo. Criada para ser uma dondoca palaciana, para dar um herdeiro ao seu riquíssimo marido e nada mais, ela resolveu ir além. Mulher inteligente se engajou em lutas feministas da época e se aliou ao Partido Liberal, o que era algo completamente escandaloso para uma mulher de sua posição social. Também não se furtou de abraçar suas paixões, se envolvendo inclusive em vários romances extraconjugais já que seu marido, um tanto afetado, não parecia lhe dispensar maior atenção. Outro fato curioso digno de nota é que a verdadeira Georgiana Spencer foi uma das mulheres da família Spencer, linhagem essa que décadas depois daria origem a parte da sucessão ao trono da Inglaterra dos dias atuais, pois uma de suas descendentes foi nada mais, nada menos do que Diana Spencer, a Lady Di, a muito querida pelos ingleses, Princesa Diana. Assim os futuros reis da Inglaterra serão descendentes da revolucionária Georgiana, quem diria! No mais vale registrar elogios para todo o elenco principal. Keira Knightley, Ralph Fiennes e Charlotte Rampling estão perfeitos em cena, recriando todo o clima de sofisticação e refinamento que imperava na casas nobres daquela época. Um belo retrato de um tempo em que a mulher tinha que abrir seus próprios caminhos com muita luta, garra e vontade. Filme vencedor do Oscar na categoria de melhor figurino (Michael O'Connor).

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Um quadro com o retrato do Giorgiana Spencer foi roubado por um gênio do crime da século 19, Adam Worth, e ficou desaparecido por 25 anos, até ser devolvido pelo próprio Adam Worth ao William Pinkerton, dono da agência de detetives Pinkerton, a base do qud é hoje o moderno FBI americano. O ladrão do quadro com o retrato da Giorgiana foi conteporâneo do Arthur Connan Doyle e foi o principal inspirador do gênio do crime Professor Moriarty, o arqui-inimigo do Sherlock Holmes, que terminaria por matar o célebre detetive.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abaixo o link da supracitada pintura com o retrato da ainda jovem Georgiana Spencer.
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:GeorgianaofDevonshire.jpg

      Excluir
  2. Muito interessante. Aliás esses quadros antigos de nobres (e até de pessoas comuns) são verdadeiras obras primas, arte em sua essência.

    ResponderExcluir