terça-feira, 24 de agosto de 2021

Caminhos da Memória

O filme se passa em um futuro distópico. O mundo está arruinado. Cidades da costa, como Miami e New Orleans, estão alagadas. Os ricos se mudam para regiões secas, os pobres vivem em condições precárias. Nick Bannister (Hugh Jackman) tem uma pequena empresa, quase falida, onde vende pacotes de nostalgia para as pessoas relembrarem os melhores momentos de suas vidas. Usando de uma tralha tecnológica ele consegue revitalizar essas lembranças do passado. Sua vida muda porém quando entra na sua pequena companhia uma cantora de restaurantes e clubes noturnos. Mae (Rebecca Ferguson) é bela, sensual e cheia de mistérios e como não poderia deixar de ser, Nick fica completamente apaixonado por ela. Mais do que isso, desenvolve uma obsessão em sua mente.

Esse filme chegou nos cinemas americanos há poucos dias. A premissa é boa, tem potencial, mas... achei o roteiro mal estruturado. A impressão que tive foi que o filme foi produzido com maior duração e provavelmente foi cortado para ser mais comercial. O resultado disso? As sequências soam truncadas como se tivessem sido mal editadas. Outro erro que pude perceber foi que muito provavelmente foi adicionada uma longa série de falas em off por parte do personagem de Hugh Jackman. Velho instrumento de narração cinematográfica, provavelmente foi colocado no filme para melhorar a compreensão de seu enredo. No geral achei o filme com essas e outras falhas, o que prejudicou mesmo no corte final. Não chega a ser ruim, mas também passa longe de ser excelente. Poderia ser bem melhor.

Caminhos da Memória (Reminiscence, Estados Unidos, 2021) Direção: Lisa Joy / Roteiro: Lisa Joy / Elenco: Hugh Jackman, Rebecca Ferguson, Thandiwe Newton, Cliff Curtis / Sinopse: Em um futuro sombrio, onde a humanidade tenta sobreviver ao avanço do mar nas principais cidades costeiras, um homem se apaixona por uma misteriosa mulher. E ela não é exatamente quem ele pensa ser.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Bom Pablo: sempre dizem que filme com voz em off é sinônimo de roteiro ruim. Imagine quando a tal voz é adicionada posteriormente, como nesse Caminhos da Memória?

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Serge... E olha que aqui não ficou legal... Torna o filme ainda mais cansativo...

    ResponderExcluir