terça-feira, 17 de agosto de 2021

Cemitério Maldito

Título no Brasil: Cemitério Maldito
Título Original: Pet Sematary
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Mary Lambert
Roteiro: Stephen King
Elenco: Dale Midkiff, Denise Crosby, Fred Gwynne

Sinopse: 
Pai de família tem que consolar seu pequeno filho após a morte do animal de estimação da família. Seguindo os passos de uma antiga lenda que afirma que todo animal enterrado em um velho cemitério de índios retorna à vida ele leva o cãozinho para lá. O problema é que o animal realmente retorna mas como um ser horrível, em decomposição. Depois disso algo inesperado volta a ocorrer com a família mas a vítima é seu próprio filho. E agora? Terá coragem de levar seu filho morto para o cemitério de animais?

Comentários:
Vem remake novo por aí. Esse aqui tive a oportunidade de assistir no cinema que inclusive hoje em dia não existe mais, virou uma loja de sapatos - que pena! Pois bem, como todos sabemos o texto é do sempre ótimo Stephen King. Como sempre ele foca em uma típica família americana do meio oeste que acaba entrando em contato com eventos fantásticos. No caso o tal Pet Cemitery (ou Cemitério de animais de estimação, muito comuns nos Estados Unidos). O ator Dale Midkiff que faz o pai de família que toma uma decisão muito errada tinha acabado de fazer Elvis Presley na versão do livro "Elvis e Eu" na TV (essa série chegou a ser exibida várias vezes no SBT). O clima do filme em si é dos melhores. King prepara bem seu suspense, criando todo um clima, familiarizando sem pressa todos os personagens para o público que está acompanhado tudo. Na época que o filme foi realizado não havia ainda efeitos digitais e tudo é baseado em maquiagem (muito bem feita por sinal) e efeitos em animatronics. Confesso que sempre gostei muito mais da primeira parte do filme, quando os acontecimentos vão sendo preparados para o terrível grand finale. Em seu lançamento houve quem criticasse por colocar uma criança como um terrível ser do mal mas Stephen King está realmente acima desse tipo de coisa. Hoje em dia "Cemitério Maldito" é um pequeno clássico da obra de King e mostra que não envelheceu. Nem era preciso remake para dizer a verdade. Prefira sempre conhecer esse original.

Pablo Aluísio.

9 comentários:

  1. Publicado originalmente no blog Terror & Ficção
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Como você sabe, não sou de filme de terror moderno. Então, aproveitando o ensejo, se por acaso você se esqueceu, segue um lembrete sigelo: ontem fez 44 anos que o Elvis morreu. 44 anos!

    ResponderExcluir
  3. E pensar que até 15 anos após a morte do Elvis, nessa semana de 16 de agosto, a Globo passava filmes, e até o show Elvis é Assim, a semana toda. Bons tempos!

    ResponderExcluir
  4. Pois é meu caro, o Elvis está há mais tempo morto do que viveu, 42 anos! Daí se dá para tirar uma ideia de como tempo passou desde sua morte.

    ResponderExcluir
  5. E sobre os filmes dele na TV aberta... esqueça! Nunca mais serão exibidos. No máximo um ou outro será exibido em canais a cabo especializados em filmes antigos como Telecine Cult, etc.

    ResponderExcluir
  6. Ah, ia me esquecendo, no ano passado a TV Aparecida exibiu Feitiço Havaiano. Deve ter algum bispo ou padre da emissora que gosta de Elvis... quem sabe...

    ResponderExcluir
  7. Você acredita que tem um Padre que imita o Elvis e tem um programa de televisão na Rede Vida? Ele canta hinos religiosos católicos e imita os movimentos corporais do Elvis em Las Vegas. Cada uma!

    ResponderExcluir
  8. Essa eu não sabia... Morro e não vejo tudo nessa vida... rsrsrs

    ResponderExcluir