domingo, 8 de agosto de 2021

Meninos de Deus

Esse filme é ótimo e injustamente subestimado. O filme conta a história de um grupo de jovens colegiais, estudantes em uma escola católica tradicional. Um deles tem fixação por quadrinhos e desenhos. Então ele vai transformando em desenho as experiências que vive, as pessoas que conhece, os amores típicos da adolescência, etc. E isso abre margem para o filme apresentar uma série de pequenas animações, muito bem realizadas por sinal, que só existem mesmo na mente do garoto. Algo que dá uma dinâmica própria ao filme, misturando um ótimo gancho narrativo com pitadas de bom humor e ironia.

O elenco é outro ponto de interesse para assistir ao filme. Uma das freiras da escola é interpretada por Jodie Foster! Imagine você, logo ela, uma atuante ativista dos direitos da comunidade LGBT. Ela inclusive usa de sua personagem para tirar alguns casquinhas da mente de pessoas afundadas na religião, os que as tornam preconceituosas e sem humor nenhum na vida. Jodie inclusive participou do filme também como produtora executiva. Outro destaque vem do ator Emile Hirsch. Quando fez o filme era praticamente um garoto, mas já demonstrava muito talento, algo que iria se confirmar nos anos que viriam. Enfim, deixo a dica desse filme. Para quem já foi aluno em uma dessas tradicionais escolas católicas (como é o meu caso, inclusive) haverá muito com que se identificar.

Meninos de Deus (The Dangerous Lives of Altar Boys, Estados Unidos, 2002) Direção: Peter Care / Roteiro: Jeff Stockwell, Michael Petroni, baseados em livro escrito por Chris Fuhrman / Elenco: Emile Hirsch, Jodie Foster, Kieran Culkin, Jena Malone / Sinopse: Um grupo de colegiais de uma tradicional escola católica vivem as alegrias e emoções típicamente de sua idade.

Pablo Aluísio.

3 comentários: