domingo, 1 de agosto de 2021

Friday Night Lights

Assisti essa série na íntegra, do primeiro ao último episódio. E não foi curta, com 5 temporadas que foram exibidas entre os anos de 2006 a 2011. Nos Estados Unidos fez bastante sucesso de audiência, mas no Brasil, como era esperado, passou quase despercebida. A razão é até simples de explicar pois "Friday Night Lights" explorava o mundo do futebol americano estudantil, algo que não despertava nenhum interesse entre os brasileiros já que a NFL e suas categorias de base eram solenemente ignoradas por grande parte do público no Brasil. E olha que os roteiros não se resumiam ao esporte, nada disso, havia um ótimo desenvolvimento de todos os personagens, mas nem assim a série ganhou destaque em nosso país.

"Friday Night Lights" nada mais era do que uma adaptação para a TV do filme "Tudo Pela Vitória". O curioso é que eu assisti a série primeiro, gostei muito e quando fui ver o filme já não achei grande coisa. A série é´muito superior ao filme que lhe deu origem, em um caso sui generis nesse tipo de adaptação televisiva - geralmente os filmes são bem melhores. De qualquer forma deixo a dica para quem nunca viu. Se não estou enganado a série ainda chegou a ser exibida brevemente pelo SBT, mas por pouco tempo. Melhor é conferir as temporadas em serviços de streaming para acompanhar todos os episódios que devem ser vistos em sequências pois a série tem uma linha cronológica bem clara e organizada.

Friday Night Lights (Friday Night Lights, Estados Unidos, 2006 - 2011) Direção: Jeffrey Reiner, Michael Waxman, entre outros / Roteiro: Peter Berg, Buzz Bissinger, entre outros / Elenco: Kyle Chandler, Connie Britton, Taylor Kitsch, Minka Kelly, Jesse Plemons, Aimee Teegarden, / Sinopse: A série conta a história de um treinador de futebol americano que disputa com seu time um importante torneio, de onde serão escolhidos os melhores atletas para disputarem a cobiçada liga NFL, do esporte profissional.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Nunca vi e, realmente, se falam que tal série, ou filme, gira em torno de Futebol Americano (que nem futebol é), Basebol, etc., eu nem começo a assistir.

    ResponderExcluir
  2. Os roteiristas dessa série souberam explorar bem tanto o lado do esporte como o lado humano dos personagens principais. E do elenco saíram vários atores e atrizes para o cinema. De vez em quando topo com um em filmes por aí...

    ResponderExcluir
  3. Da lista de atores eu só consegui reconhecer o Jesse Plemons, que se destacou na série Breaking Bad e, antes de engordar, era praticamente um de sósia do Matt Damon.

    ResponderExcluir