terça-feira, 17 de agosto de 2021

Trocas Macabras

Essa era uma adaptação para o cinema de um livro de Stephen King que ainda permanecia inédito para mim. Dirigido pelo filho do ator Charlton Heston, Fraser Clarke Heston, se trata no final das contas de um filme menor baseado na obra do famoso escritor. A primeira coisa que notei logo quando comecei a assistir foi a incrível semelhança de enredo com a recente série (já cancelada) "Happy Town". A premissa é exatamente a mesma: um misterioso vendedor de antiguidades chega em uma pequena cidade do interior dos EUA e de uma forma ou outra vai influenciando a vida dos moradores locais. Sua pequena loja comercial é bem sinistra e sua figura misteriosa logo chama a atenção de todos os habitantes da cidadezinha. Stephen King mais uma vez se utiliza de um cenário bucólico para contar suas tramas de terror. Geralmente ele usa essas pequenas comunidades como palco para seus personagens incomuns. Ele os manipula em um intrigado jogo de mistérios, identidades secretas e muito mais.

O grande trunfo de "Trocas Macabras" é seu elenco que dá vida a essas peças do xadrez manipuladas por Stephen King. Embora a direção seja apenas mediana os atores se destacam, a começar pelo grande Max von Sydow. Seu papel ajuda muito, é verdade, mas o mérito é realmente dele. O fato de apenas instigar os demais a cometerem certos atos, ao invés dele mesmo promover o mal, vai muito de encontro ao que diz as próprias escrituras. Livre arbítrio, acima de tudo. Achei esse aspecto muito inteligente por parte do texto de King, tudo devidamente aproveitado por Sydow. Ed Harris também é um ator muito bom, embora aqui esteja um pouco histérico demais. Faltou um pouco mais de sutileza e sensibilidade em sua atuação. Enfim, "Trocas Macabras" não figura entre os melhores filmes baseados nos livros de Stephen King mas mantém o interesse, mesmo que não leve até as últimas consequências sua premissa inicial. Vale ser conhecido seja você fã de King ou não.

Trocas Macabras (Needful Things, Estados Unidos, 1993) Direção: Fraser Clarke Heston / Roteiro: W.D. Richter baseado em uma livro de Stephen King / Elenco: Max von Sydow, Ed Harris, Bonnie Bedelia, Amanda Plummer / Sinopse: Um forasteiro misterioso chega numa pequena cidade do interior dos EUA e lá abre uma pequena loja de antiguidades. Aos poucos sua presença no local começa a influenciar na vida dos moradores da cidadezinha. 

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Se for levar por esses filmes de terror, é melhor evitar a todo custo as small towns americanas. Aqui no Brasil, cidade pequena é sinônimo de sossego.

    ResponderExcluir
  2. Cidades pequenas nos EUA estão cheias de gente esquisita e a maior prova disso vem do problema da vacinação por lá. É justamente nas pequenas cidades que os capiras não querem se vacinar de jeito nenhum!

    ResponderExcluir