segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Belgravia

Comecei a assistir essa nova série que está disponível na plataforma GloboPlay. Logo no começo do episódio piloto o espectador é transportado para Bruxelas. Napoleão Bonaparte marcha com seu exército em direção à cidade belga. Os ingleses se preparam para enfrentar os franceses em Waterloo, naquela que seria a última batalha de Napoleão. Apesar do clima de guerra, os nobres ainda aproveitam uma última noite antes do conflito, em um requintado baile. Sophia Trenchard (Emily Reid) é a jovem apaixonada pelo filho de um rico Duque inglês, de Brockenhurst. Só que ela é filha de um simples mercador e dentro de uma sociedade baseada em castas sociais soaria improvável que um dia se casaria com ele. Entretanto naquele último baile antes da chegada de Napoleão, tudo poderia ser possível.

Desde a abertura percebemos que "Belgravia" tenta seguir a fórmula de outra série de época de sucesso, "Downton Abbey". Tudo remete para a outra série, inclusive a trilha sonora incidental, a estrutura dos roteiros, etc. Não que isso seja um defeito, é apenas a reedição de uma fórmula que deu sucesso. Deixando esse aspecto de lado devo dizer que o roteiro, pelo menos desse episódio piloto, me soou um pouco apressado demais. Há uma certa ansiedade de fisgar o espectador, em razão disso as coisas acontecem rápido demais, se acumulam em excesso. Penso que séries como essa precisam de um melhor desenvolvimento, algo mais temperado. Pelo menos nesse aspecto o roteiro dessa nova série não conseguiu reproduzir "Downton Abbey".

Belgravia (Inglaterra, 2020) Direção: John Alexander / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Tamsin Greig, Emily Reid, Rebecca Callard, Matthew Canny / Sinopse: Série inglesa que conta a história de uma família burguesa, de ricos comerciantes, que tem um segredo a esconder de seu passado, com o envolvimento de uma de suas jovens com o filho de um Duque na nobreza britânica.

Pablo Aluísio. 


Episódios comentados - Primeira Temporada:

Belgravia 1.02
Eu reclamei do primeiro episódio por entender que as coisas aconteceram de forma muito acelerada. Nesse segundo episódio as coisas melhoram. Já não há tanta pressa para se contar a história e isso definitivamente é um ponto positivo. O fato principal é que o menino, fruto daquela gravidez indesejada em temos de guerras napoleônicas sobreviveu. Se tornou um rapaz esforçado que trabalha no ramo de vendas de algodão. Imagine sua surpresa quando recebe sem esperar a visita de uma nobre senhora. Ele não sabe, mas ela é sua avó. Ela já sabe da verdade. Ele é o único herdeiro do ducado de Brockenhurst que pertence ao seu avô, que ele sequer conhece. E tudo será dado a ele em herança. Ele recebe o inesperado convite para uma elegante festa na mansão do Duque de Brockenhurst e aceita, sem nem desconfiar o que está por vir. Bom episódio, gostei realmente. Agora estou mais animado para seguir assistindo a série. / Belgravia 1.02 (Estados Unidos, 2020) Direção: John Alexander / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Tamsin Greig, Gary Lilburn, Philip Glenister.

Belgravia 1.03
O jovem que comercializa algodão é o neto do Duque de Brockenhurst. Único que ele tem. E todos em Londres ficam intrigados pela aproximação da Duquesa para com ele. A avó, que ainda não se revelou, decide financiar seus negócios, o convida para festas e tudo mais. O irmão do Duque de Brockenhurst, um sujeito que deve muitas dívidas de jogos coloca seu filho para descobrir tudo. A perda da fortuna para um neto recentemente descoberto seria a pior coisa que poderia acontecer. Estou gostando da série. Seu estilo de folhetim é sem dúvida dos melhores, para quem curte esse tipo de enredo certamente vai apreciar. / Belgravia 1.03 (Estados Unidos, 2020) Direção: John Alexander / Roteiro: John Alexander / Elenco: Philip Glenister, Tamsin Greig,mAlice Eve.

Belgravia 1.04
O sobrinho da Duquesa de Brockenhurst começa a colher mais informações sobre o preferido de sua tia. Um sujeito que ninguém conhecia, mas que de uma hora para outra se tornou seu protegido. Ela é na verdade sua avó, mas nada foi ainda revelado. E o irmão do Duque precisa correr contra o tempo. Devendo dívidas de jogo com uma turma da pesada, ele precisa arranjar o dinheiro. Seus bens pessoais já foram quase todos vendidos, restando pouca coisa. O Duque de Brockenhurst, em gesto de nobreza, entretanto volta atrás. Com receios que seu irmão seja morto por esses credores ele decide pagar parte de suas dívidas de jogo. E o jovem comerciante de algodão precisa se decidir se vai se atirar de corpo e alma em um novo romance que bate a porta. Justamente a namorada oficial do sobrinho da Duquesa, que agora está ficando para trás pois a jovem moça está se apaixonando pelo preferido dela. E agora, o que vai acontecer? Assista aos próximos episódios. / Belgravia 1.04 (Inglaterra, 2020) Direção: John Alexander / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: James Fleet, Adam James, Conor Lovett.

Belgravia 1.05
Todos os esforços que John Bellasis fez para descobrir as verdades e os segredos de Charles Pope começam a dar certo. Ele descobre alguns podres do passado do jovem vendedor de algodão. Também tira a sorte grande quando tem acesso a informações preciosas sobre ele. Tudo descoberto através de subornos e propinas dadas aos empregados e ao mordomo de uma pessoa em especial. Já Lady Maria Grey está mais do que decidida. Não quer se casar de jeito nenhum com John Bellasis. Ela ama mesmo Charles Pope! Por fim, diante de tantas pressões, fofocas e boatos que se espalham por Londres, a Duquesa de Brockenhurst levanta a hipótese de contar para todo mundo que Pope é na realidade seu neto. Ele foi fruto de um breve, mas marcante, relacionamento entre seu filho (que morreu em uma batalha contra Napoleão) e a bela Sophia. Inclusive os pais de Sophia pensam em aceitar tudo, mas ficando mais na cautela, sem envolvimento maior, para evitar escândalos na sociedade. E como termina a série Belgravia? Bom, só veremos tudo na próximo episódio, o último da série. Até lá! / Belgravia 1.05 (Inglaterra, 2020) Direção: John Alexander / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Paul Ritter, Philip Glenister, Richard Goulding. 

Belgravia 1.06
E assim chegamos no último episódio da série "Belgravia". E o que acontece no último episódio? Bom, John Bellasis descobre que Pope é o verdadeiro neto da condessa! E o que significa isso para ele, pessoalmente falando? Significa que ele ficará sem a herança do conde, ou seja, seu futuro cai por terra. Pobreza e ruína financeira o esperam. E nesse momento de desespero ele decide matar Pope. Apenas a morte dele garantirá seu futuro. E assim ele tenta, mas fracassa. Pope sobrevive, mesmo sendo jogado de uma ponte. Após esse evento sinistro finalmente as coisas caminham em direção a um final feliz. Pope é reconhecido publicamente por seus avós, o Conde e a Condessa de  Brockenhurst. A cena final é de seu casamento com a mulher que ama. Um final mais do que adequado para quem acompanhou essa minissérie ao estilo folhetim. / Belgravia 1.06 (Inglaterra, 2020) Direção: John Alexander / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Philip Glenister, Ian Attard, Stephen Chapman.

Pablo Aluísio.

8 comentários: