segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Mulan

Durante a invasão do império Mongol sobre a China o imperador (interpretado / dublado pelo sempre ótimo Pat Morita) decreta que cada família chinesa deverá fornecer ao menos um homem para as fileiras do exército imperial. Para uma família em especial a decisão é particularmente trágica. Composta apenas por um pai velho e doente e sua filha a decisão tomada pelo imperador significa o envio do patriarca idoso ao campo de batalha, onde provavelmente não sobreviverá. Para evitar que isso aconteça a jovem Mulan decide se passar por homem para ir ao campo de batalha. Com a proteção dos espíritos dos ancestrais e um dragão (feito pelo comediante Eddie Murphy) a jovem Mulan segue para cumprir sua missão de ir para a guerra e sobreviver em meio ao ambiente violento e hostil. Responda rápido: qual é o maior mercado consumidor de todo o planeta? Se você pensou na China com sua população de mais de um bilhão de habitantes acertou. "Mulan" nada mais é do que uma tentativa da Disney em entrar nesse imenso mercado comercial.

Na época de seu lançamento muito se comentou sobre o fato de que essa animação "Mulan" foi concebida e criada justamente para isso, para faturar no mercado consumidor da China, o que de certa forma deu certo já que a partir desse filme as produções americanas começaram a ser lançadas no circuito comercial daquele país. Já sobre a animação em si não há o que criticar. De fato mais uma vez a Disney mostra porque é sem dúvida o maior estúdio de cinema do setor de animações. Tudo é realizado com um primor técnico simplesmente impossível de se igualar. Isso fica mais do que claro em uma das melhores cenas já realizadas quando parte dos exércitos imperiais vão surgindo no horizonte. Embora "Mulan" seja feita na técnica tradicional dos desenhos animados a Disney usou vasto recurso tecnológico digital para dar um realismo fantástico nas cenas. E para completar o que já era excepcional o filme ainda traz uma das mais inspiradas trilhas sonoras do estúdio. "Mulan" é uma pequena obra prima com a marca Disney.

Mulan (idem, Estados Unidos, 1998) Direção: Tony Bancroft, Barry Cook / Roteiro: Robert D. San Souci, Rita Hsiao / Elenco: Ming-Na Wen, Eddie Murphy, BD Wong, Pat Morita / Sinopse: Jovem chinesa rouba a armadura e as armas de seu pai, um velho doente, para ir para a guerra contra as forças do império Mongol em seu lugar.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Eu estou preso ao passado e não consigo aceitar essas novas princesas de Disney. Ainda estou na Branca de Neve e na Cinderela.

    ResponderExcluir
  2. Mulan é uma "princesa" dos tempos atuais. Independente, guerreira, oriental, nada parecida com as princesas do passado da Disney. Sinal dos novos tempos.

    ResponderExcluir