sábado, 14 de agosto de 2021

O Esquadrão Suicida

Um país da América do Sul sofre um golpe militar (calma, não é o Brasil de Bolsonaro com seu exército de velhos tanques fumacentos). Com o golpe um general assume o poder nessa republiqueta de bananas. Então o governo americano decide reunir novamente um grupo de condenados para ir até esse país para encobrir um envolvimento dos Estados Unidos em um projeto secreto chamado "Operação Estrela do Mar", que tem em suas instalações um aliens gigantesco que contamina e torna parasitas (verdadeiros zumbis) os seres humanos. Esse grupo chamado de Esquadrão Suicida conta com os mais diversos tipos, com destaque, é claro, para a Arlequina. Até um tipo de monstro, uma mistura indigesta entre tubarão e ser humano entra para o grupo. Esse personagem é puro comics, como aliás toda a produção. Fiquei bem surpreso também com o fato do filme ter praticamente o mesmo título do primeiro filme. Tirando o artigo não tem diferença. O primeiro se chama "Esquadrão Suicida" e esse segundo "O Esquadrão Suicida". Que bizarro! Penso inclusive que vai confundir o público de maneira em geral. Não foi uma boa opção de marketing de venda. O que deu na cabeça do estúdio? Complicado entender.

Essa então é a segunda tentativa da DC com o Esquadrão Suicida no cinema. O primeiro filme, como todos sabemos, não foi bem. A boa notícia é que as coisas melhoraram. Essa sequência acertou em apostar mais no material original, nas histórias em quadrinhos. Nunca se leva muito à sério, o que garante boas cenas. O próprio monstro aliens que surge no filme parece ter saído de uma revistinha em quadrinhos dos anos 50 ou então de um filme Sci-fi B dessa mesma década. É ultra colorido, bem no clima das velhas matinês. E o roteiro é ágil, esperto e diverte como nunca. A única crítica pontual que faria a esse novo filme vem de sua violência que em alguns momentos extrapola, ainda mais em se tratando de um filme como esse, feito basicamente para a garotada. Deveriam ter amenizado mais nesse aspecto. Fora isso, é muito melhor do que o primeiro filme. Eu particularmente gostei bastante.

O Esquadrão Suicida (The Suicide Squad, Estados Unidos, 2021) Direção: James Gunn / Roteiro: James Gunn / Elenco: Margot Robbie, Viola Davis, Idris Elba, John Cena, Joel Kinnaman, Michael Rooker / Sinopse: O Esquedrão Sucida é enviado para um país da América do Sul que sofreu um golpe militar. Na republiqueta bananeira eles tentam resgatar planos de encobrimento do envolvimento do governo americano em um experimento que mantém prisioneiro um aliens gigantesco.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. O mais curioso desse filme é que o monstro Starro ,nos quadrinhos, foi justamente o primeiro inimigo da Liga da Justiça!

    ResponderExcluir
  2. Eu me confundi com o título praticamente igual no título dos seu post.
    Sobre a extrema violência, o limite de idade foi um grande pro problema coo os produtores, que a queriam mais baixa para ter mais público, adolescente é, até, infantojuvenil, porém, o diretor endureceu e consegui manter o limite de 18 anos e a violência ficou do jeito que está, como era o objetivo inicial.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Jobson, parece que a DC finalmente está aprendendo a fazer a adaptação de seus quadrinhos para o cinema... Um dia chega no patamar da Marvel rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Serge,
    Nesse aspecto o filme errou em apostar numa violância mais forte nas cenas. Com um monstro aliens daquele, todo colorido e bem comics, não tinha necessidade de exagerar nas tintas. Era para aliviar nesse aspecto, fazendo algo mais leve, soft...

    ResponderExcluir
  5. Pois é. A minha filha, que ainda vai ao cinema, não gostou justamente disso: violência exagerada.
    O estranho é que tudo que li na crítica "especializada", ou bonificada, está exaltando justamente essa violência exagerada como o ponto alto do filme.

    ResponderExcluir