terça-feira, 10 de agosto de 2021

Viagem a Darjeeling

O irmão mais velho de três irmãos decide levar os outros  a uma viagem pela Índia. De fachada ele diz que se trata de uma viagem espiritual. Na verdade ele quer reencontrar sua mãe, que vive naquele país, como freira de uma irmandade católica isolada no alto de uma montanha. E a viagem serve também para superar a morte do pai, ocorrido algumas semanas antes. Só que, como era de esperar, viajar pela Índia não é uma coisa fácil. O pais é muito pobre, sem estrutura nenhuma, principalmente no interior. Os trens são velhos, caindo aos pedaços, enferrujados, os ônibus são piores ainda e o que era para ser algo turístico e espiritual vira uma coisa bem capenga, sem condição, tudo na base da improvisação completa.

Eu não sou muito fã do diretor Wes Anderson. Aqui entretanto ele fez um bom filme. É engraçado e divertido, mas numa levada mais intelectual. Não há piadas para rolar pelo chão e nada parecido. Tudo se baseia numa certa ironia do absurdo de ver três americanos viajando pela Índia, se envolvendo em coisas absurdas, como comprar uma serpente venenosa do deserto, por exemplo. E parte do roteiro se apoia nisso mesmo, no choque cultural de pessoas ocidentais no meio de uma cultura tão diferente como a indiana. Filme bom, não me aborreceu, pelo contrário, até que gostei do resultado.

Viagem a Darjeeling (The Darjeeling Limited, Estados Unidos, 2007) Direção: Wes Anderson / Roteiro: Wes Anderson, Roman Coppola, Jason Schwartzman / Elenco: Owen Wilson, Adrien Brody, Jason Schwartzman, Anjelica Huston, Bill Murray / Sinopse: A viagem fora do comum e exótica de três irmãos americanos pelo interior da Índia em busca da mãe e da elevação espiritual. Filme premiado no Venice Film Festival.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. "Eu não sou muito fã do diretor Wes Anderson"
    Na hora que eu li isso fui pesquisar o por quê desse nome me ser tão famíliar e percebi que eu não assisti nenhum filme dele e, até aonde eu vi, o mais relevante é "Os Excêntricos Tenenbaums", que eu também não vi inteiro. Então, não sei porque já o conhecia.

    ResponderExcluir
  2. Os filmes dele tem esse jeito, de fazer humor com o estranho, o bizarro, o incomum. É um humor bem próprio. Nem todo mundo gosta.

    ResponderExcluir