segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Jornada nas Estrelas IV

Título no Brasil: Jornada nas Estrelas IV - A Volta para Casa
Titulo Original: Star Trek IV: The Voyage Home
Ano de Produção: 1986
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Leonard Nimoy
Roteiro: Steve Meerson, Peter Krikes, Harve Bennett, baseados nos personagens criados por Gene Roddenberry
Elenco: William Shatner, Leonard Nimoy, DeForest Kelley, George Takei, James Doohan, Walter Koenig

Sinopse:
Uma força alienígena desconhecida que vaga pelo universo durante o século XXIII, chega até o planeta Terra. Diante do caos, a federação dos planetas resolve enviar a U.S.S. Enterprise para o passado, em San Francisco, no ano de 1986, para investigar as raízes do problema. Ao que tudo indica há uma estreita relação entre as baleias (no futuro estão extintas) e as forças do universo que chegam até o nosso mundo. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor direção de fotografia (Donald Peterman), melhor som, melhor música original (Leonard Rosenman) e melhores efeitos especiais.

Comentários:
Certamente um dos melhores filmes da série Star Trek original.  Além do bom humor, o filme tem uma mensagem ecológica muito bem desenvolvida e inteligente. As baleias e o risco de sua extinção ganham o devido espaço em um roteiro extremamente bem elaborado, como sempre foi regra em se tratando de filmes dessa franquia. Dizem que os bons filmes de "Star Trek" no cinema sempre foram os de número par (II, IV e VI) e os ruins os de número ímpar (I, III e V). Faz até sentido se formos comparar os filmes. O que vale porém no final das contas é a bonita mensagem ecológica envolvendo as baleias e sua preservação. O roteiro até surtiu efeitos positivos na época, nos anos 80, pois pouco tempo depois a pesca das baleias foi proibida em várias partes do mundo, coroando ainda mais os méritos dessa produção. Outro ponto digno de nota é a transposição dos personagens do futuro para o presente (entenda-se o presente da época do filme, ou seja, os anos 80). O cerebral Spock tendo que lidar com aqueles jovens fãs de Michael Jackson e do "Break" rendeu algumas boas piadas. Por fim vale elogiar o trabalho de direção de Leonard Nimoy, aqui provando mais uma vez que além de um bom ator, era igualmente um cineasta talentoso.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Esse filme, não fosse a lacração baleítica, seria o filme mais perfeito da Star Trek, the movies, justamente por ter transposto da serie da TV, todo o bom humor, camaradagem e até inconsequência, dos personagens principais. Muito divertido e tecnicamente extraodinario, pra um filme derivado de uma série TV que, no seu início, não tinha verba nem pra comprar figurinos, por isso os uniformes com camisetas. Fora o truque do teletransporte por não poder gastar em naves pousando nos planetas.

    ResponderExcluir
  2. A série original da TV foi feita com muitas restrições de orçamento. Era produzida pela companhia da Lucille Ball chamada Désirée (Desilu) que era especializada em produzir comédias e programas ao estilo sitcom. Ele era uma atriz que era comediante e não tinha a menor ideia do que era uma ficção. Ela simplesmente bancou o projeto, mais na base da amizade do que qualquer outra coisa. Acabou que virou uma marca de incrível sucesso comercial.

    ResponderExcluir