segunda-feira, 9 de agosto de 2021

A Garota do Café

Bom filme. A história gira em torno de um funcionário público inglês. Durante décadas ele trabalhou no serviço publico, levando uma vida segura, sem sobressaltos, mas igualmente solitária e tediosa. Perto de completar 70 anos de idade ele vê sua vida se esvair por seus dedos. Então, certo dia, conhece uma jovem que trabalha em um café londrino. Ela tem lá seus vinte e tantos anos, uma garota normal de sua idade. Lawrence (Bill Nighy), o funcionário público, percebe que talvez tenha chegado o momento de ser mais ousado, mais impetuoso. Então a convida para viajar ao seu lado. Ele vai participar de uma reunião diplomática em Reykjavik durante o encontro do G-8. E para sua surpresa ela aceita o convite para viajar com ele.

Roteiro sensível e humano que investe em alguns aspectos. O amor na velhice, já indo para a terceira idade, a busca pela felicidade, mesmo que não seja no momento certo visto por muitos (uma visão um tanto ofuscada pelo preconceito social e etário), além da superação da solidão. Para muitas pessoas a vida só teria sentido a dois. A existência sem passar pelos sentimentos de amor não faria a vida valer a pena. Em conclusão, um bom drama social, romântico, que de quebra ainda discute temas bem importantes na vida das pessoas mais velhas.

A Garota do Café (The Girl in the Café, Inglaterra, 2005) Direção: David Yates / Roteiro: Richard Curtis / Elenco: Bill Nighy, Kelly Macdonald, Meneka Das, Anton Lesser / Sinopse: Homem bem mais velho, servidor do governo britânico, se apaixona por garota bem mais jovem e decide arriscar, vivendo uma história de amor com ela, mesmo tendo que enfrentar todo tipo de preconceito vindo da sociedade em geral.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Vou procurar pra assistir, apesar de eu não acreditar em vida a dois. Uma hora, ou outra, uma pessoa sempre vai, pelos mais diversos motivos, mais incomodar a outra, d que ser uma companhia desejável, ou sequer agradável.
    A vida a dois é uma fábula da "Gênesis" e, mesmo lá, já começou com uma discordância, e dessa falta de afinidade surgiu um drama com consequências imensuráveis, e que a religião insiste em nos punir até hoje.

    ResponderExcluir
  2. Assisti há muito tempo e amei. Gostaria de ver de novamente. Sabe onde encontro?

    ResponderExcluir